
Há
muito reconhecida como o maior programa mundial de revisão de portfólios
publicitários, a Portfolio Night 2021 é uma
noite de aconselhamento, networking e recrutamento que tem lugar em cidades de
todo o mundo com o objetivo de ajudar a próxima geração de talentos criativos a
entrar na indústria. Devido à pandemia, o evento decorreu pela primeira
vez virtualmente,
em maio.
Desde o
início em 2003, a Portfolio Night teve lugar em 70 cidades de 45 países, com
quase 10.000 portfólios analisados, e serve como porta de entrada para os
jovens talentos acederem ao mercado de trabalho, permitindo que centenas de
diretores criativos de renome internacional se encontrem e orientem as novas
gerações. A iniciativa serve também como uma ferramenta crucial para as agências
e empresas no recrutamento de jovens talentos.
Na
Portfolio Night de 2021 os profissionais de vários países do mundo selecionaram
18 jovens criativos como All-Stars. Normalmente seriam enviados para Nova
Iorque pelo The One Club para trabalhar em equipa num briefing criativo de uma
grande marca global, durante uma semana. Infelizmente a competição All-Stars
deste ano também se realizou virtualmente de 9 a 16 de agosto.
O
evento deste ano foi patrocinado pela FCB, que disponibilizou mentores e os elementos do
júri e o desafio foi um brief para a marca Walmart. Os
jovens trabalharam em grupos de 2 a 4 pessoas de diferentes países,
apresentando depois o resultado em pitch perante o júri, que elegeu o melhor
projeto.
A
primeira edição Portfolio Night em cooperação com o Clube decorreu em 2019 em Lisboa, e este ano voltou a acontecer mas em formato
online. Convidámos trinta diretores criativos portugueses para avaliaram
os portfólios dos candidatos. A edição de 2021 contou com o apoio essencial e patrocínio
da Sagres.
Os vencedores portugueses, que representaram o
nosso país, “chegaram” de NY com uma experiência gratificante e enriquecedora. Catarina
Marques, designer gráfica integrou um grupo de All-Stars que recebeu Menção
Honrosa Ouro e o Sávio Hatherly, diretor de arte, integrou um grupo de trabalho
que recebeu Menção Honrosa Prata. Aqui ficam os testemunhos da sua experiência
nesta iniciativa:


“Uma equipa separada por três países e três fusos
horários, a responder a um briefing de um gigante, o Walmart, numa semana.
"Como é que o Walmart pode transmitir à Geração Z que é uma empresa
sustentável?". Foi um desafio com um resultado gratificante e feedback
enriquecedor, tanto do cliente, como da FCB. Faltou a emoção de vivê-lo ao vivo
em Nova Iorque, mas as aprendizagens, networking e espírito de equipa estiveram
presentes. Um enorme obrigada à FCB North America, ao The One Club for Creativity e ao Clube de Criativos pela oportunidade e
confiança.”
Catarina Marques, designer gráfica e
diretora de arte
"NY de perto é muito mais interessante, é
claro, mas por conta da pandemia a viagem para NY vai ter de ficar para depois.
O formato precisou ser totalmente online, mas ainda assim foi sem dúvida uma
ótima experiência.
O meu grupo tinha criativos da Malásia, Egito e
Detroit e penso que essa troca é que faz as coisas serem ainda mais
interessantes, além de responder a um briefing de um gigante como Walmart e ter
ainda o CCO e outros líderes da FCB Chicago a analisar as suas ideias.
É gratificante "voltar de NY" com uma
Prata, representando um país que já me ofereceu tanto como
Portugal".
Sávio Hatherly, diretor de arte
Biografias:
Catarina Marques , designer gráfica e diretora de arte
Esta designer gráfica e diretora de arte
portuguesa, encontrou o seu lugar no universo criativo entre Lisboa, Roma e
Barcelona.
É apaixonada por cada expressão da arte, obcecada
pelas cores e pelo peculiar.
Ao longo dos anos trabalhou com vários clientes,
desde a Samsung aos mais importantes museus de arte de Lisboa. Também colaborou
como freelancer para o seu bar favorito, O Bom O Mau e O Vilão, e foi redatora
da METAL Magazine.
Desde setembro de 2018, integra a da equipa
Silvadesigners.
Trabalhou para os clientes Fundação Gulbenkian,
Fundação EDP, EGEAC, Câmara Municipal de Lisboa, Observador Lifestyle, Fundação
José Saramago, Casa Fernando Pessoa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa,
Imprensa Nacional Casa da Moeda, Samsung, Sheraton, Olivier, Sociprime, METAL
Magazine, Le Chat e O Bom O Mau e O Vilão.
Sávio Hatherly, diretor de arte
Diretor de Arte brasileiro, há 4 anos desembarcou
em Portugal com sua esposa e alguns Leões de Cannes nas malas. Hoje acumula na
bagagem mais de 180 prémios internacionais e o seu melhor GP: um filho português.
Atualmente trabalha na Wunderman Thompson Lisboa.
Já foi premiado em festivais como: Cannes Lions, NY
Festivals, CLIO Awards, ADC * E, El Ojo de Iberoamérica, CCSP / CCP / CCRJ
(Creative Club Brasil, Portugal e Rio de Janeiro), Ad Stars, Lürzer Archive,
Wave Festival, Lisbon Awards,White Square, Prémios Lusófonos, The Adforum PHNX
Tribute e outros.
Em 2021 foi eleito o Melhor Diretor de Arte em
Portugal na Luerzer's Archive é um dos TOP 5 Melhores Diretores de Arte em
Portugal no CCP, além de contribuir para que a NOSSA triunfasse como "Agência
do ano em Brand Experience", "Anunciante do ano", 2 ouros
+ 2 pratas + 3 bronzes no CCP. Genial Loci Award, nomeação para Grand Prix e
Europe Star, 1 Gold + 2 Silver no ADC * E.
Em 2020 ajudou colocar a agência NOSSA no El Ojo de
Iberoamérica como: # TOP5 das Agências Independentes, Melhor Agência, Ideia e
Marca em Portugal, incluindo 2 ouros e 1 bronze no El Ojo de Iberoamérica.
Foi júri em alguns festivais:
New York Festivals, The One Club, Best Ads On TV, Ad Stars, Brand Film Awards
EMEA, Mobius Awards, PHNX Tribute, The Design Kids, Creativity International
Awards, CSS Design Awards e The Communicator Awards.
Trabalhou em agências como: Neogama BBH Brasil,
WMcCANN, DM9DDB e Artplan. Em Portugal trabalhou na NOSSA e na FCB Lisboa.
Relacionados