
Depois dum Inverno longo e chuvoso em Berlim, a chegada da Primavera coincidiu tragicamente com a imposição de medidas de distanciamento social.
Depois dum Inverno longo e chuvoso em Berlim, a chegada da Primavera coincidiu tragicamente com a imposição de medidas de distanciamento social.
A Alemanha, no entanto, sendo composta por vários estados federados, teve alguma dificuldade em implementar medidas conjuntas em todo o país. Em Berlim, a liberdade de circulação nas ruas nunca foi demasiado limitada, apenas quanto ao número de pessoas a circular juntas (neste momento um máximo de duas, exceptuando famílias).
Para aqueles que felizmente, como eu, puderam continuar a trabalhar a partir de casa, esta crise fez-nos questionar a necessidade do comparecimento físico em algumas das reuniões no passado. Assim como também perceber as limitações das ferramentas digitais que usamos agora – estas que em certas circunstâncias não substituem as vantagens do contacto presencial. É um processo de adaptação que revelou colateralmente alguns dos maus costumes do mundo do trabalho.
Desejo que estas lições nos sirvam para desencadear reformas laborais num pós Covid-19 de forma a flexibilizar horários, permitindo-nos dar prioridade a uma vida mais plena e realizada.
João Drumond
BIO
João Drumond (Machico, 1990) é licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2012) e pós graduado em Direcção de Arte pela École Cantonalle d’Art de Lausanne, Suíça (2014). Após um estágio no atelier HelloMe (2016) em Berlim, reside e trabalha nessa cidade.
https://www.linkedin.com/in/drumondjoao/
Agradecimento à Briefing pelo apoio de comunicação
Relacionados