2020 - Área dedicada a recursos relacionados com o Covid-19
2020 - Área dedicada a recursos relacionados com o Covid-19
23 de Março de 2020
Área dedicada a recursos relacionados com o Covid-19

O Clube criou uma área especifica no seu site que chamou de COVID-19 BRIEF, onde podem encontrar vários artigos e entrevistas relacionadas com o COVID-19.

Mensagem da Presidente do CCP


“Não sabemos o que pensar. Não sabemos a dimensão da epidemia, quanto dura e que consequências vai ter. É provável que mude o mundo, o país, a economia, é provável que transforme a forma como vivemos, compramos e nos relacionamos com os outros. O que sabemos agora será muito diferente do que saberemos amanhã, com certeza. Por enquanto, vivemos com a sensação de ter entrado na sala a meio de um filme mau, mas sem adivinhar ainda como acaba a história. Neste panorama, ajuda fixarmo-nos em duas coisas. Primeiro, que os acontecimentos também estão a ser escritos por nós. E para mudarmos o curso da história para já devemos ficar em casa, quantos mais melhor, quanto mais tempo melhor. É a única coisa que podemos fazer agora para diminuir as cadeias de contágio, aliviar o sistema nacional de saúde, ganhar tempo e achatar a curva de vítimas. Depois, é bom lembrarmo-nos que esta guerra tem uma vantagem sobre outras. Estamos todos do mesmo lado, todos contra o mesmo inimigo, e as cadeias de solidariedade, para já, são mais que as de contágio. Aproveitemos este espírito para nos mantermos juntos nas decisões, com tolerância, com sentido do colectivo, façamo-lo da forma mais humana que conseguirmos. Entretanto, comecemos a trabalhar já no que é preciso fazer agora e no que vai ser preciso fazer mais à frente. Desde já, é importante continuar a trabalhar durante esta fase de isolamento. É importante não cancelar o que pode não ser cancelado. O desafio mais imediato é o do tele trabalho. Como nos adaptamos todos ao trabalho à distância, ao WhatsApp, mail, Skype, Zoom, Google Docs, Messenger, Facebook, Instagram, Público, El País e NY Times, tudo a notificar ao mesmo tempo. Como conciliamos esse trabalho com a família em casa, a trabalhar para empresas diferentes e a precisar de ser alimentada. Mas essa é a parte mais fácil. É igualmente importante ajudarmos os negócios dos clientes a adaptarem-se a uma nova realidade. Estou a pensar em companhias aéreas, centros comerciais, retalho em geral, eventos, turismo, e tantas outras actividades que dependem de que as pessoas saiam de casa. Depois da suspensão temporária, como vai ser a nova realidade? Procuremos soluções juntos, enquanto agradecemos viver num estado social europeu. Protejamos as pessoas e o seu rendimento mínimo, mas também as empresas, as nossas e as dos nossos clientes, porque são elas que dão trabalho à maioria das pessoas. A seguir, vai ser importante recuperar alguma normalidade. Isso significa ajudar as pessoas a recuperar segurança e confiança, imagino que esses serão os territórios mais concorridos no futuro, os que mais nos ajudarão a destruir as cadeias de medo. Vai ser preciso criar ambientes seguros. Vamos precisar de boas ideias para criar esses ambientes e para os contar. Muita coisa terá que ser repensada, e esse é o maior contributo que poderemos dar à sociedade. Não somos médicos nem enfermeiros, não repomos leite no supermercado, mas somos peritos em comunicar, em mudar atitudes e comportamentos, em provocar emoções positivas como auto-estima, segurança e confiança, em resolver problemas e levar as pessoas a agir, por isso podemos e devemos usar as nossas aptidões para pensar em soluções para os problemas de agora.

Podemos e devemos ajudar as pessoas a protegerem-se de futuras epidemias, nós como criativos e comunicadores e as marcas como actores.

Podemos e devemos ajudar a desenhar costumer journeys mais seguras, por exemplo. Criaremos lojas para uma só pessoa de cada vez? Um sistema de entrega ao domicílio 100 por cento desinfectado? Podemos e devemos ajudar a criar experiências de entretenimento seguras, para tempos de maior recato social. De um dia para o outro, a Time Out mudou o seu nome para Time In. Ontem, éramos mais de 10 mil pessoas a ver o Branko dar um concerto em casa no festival Eu Fico Em Casa. De uma forma ainda tosca, estávamos ali todos juntos, à distância.

Creio que vai ser importante aproveitar esta paragem obrigatória para reflectir. O solavanco vai ser enorme, mas deve ser encarado como a oportunidade sempre adiada de criarmos uma sociedade mais sustentável, mais humana, ainda que com menos contacto físico, mais limpa, menos desigual, menos obcecada com o crescimento, com o consumo de recursos e com o lucro de meia dúzia, mais comprometida com o bem-estar de todos. Aproveitemos este filme catástrofe para ajudar a escrever a história que queremos viver nas próximas décadas.”

Susana Albuquerque, presidente do Clube de Criativos de Portugal

artigo meios & publicidade


Artigos de interesse sobre a temática:


Dicas para duplas que trabalham à distância.

Um artigo ADWeek para ler aqui

https://www.adweek.com/creativity/6-tips-for-creative-concepting-when-youre-quarantined-away-from-your-p


Instagram: How to Use the Stay Home Sticker in Stories

Para ler aqui


Podem acompanhar aqui todos os updates COVID:

https://ncov2019.live/data


Briefing aberto das Nações Unidas 2020: o mundo precisa das nossas ideias

Para ler aqui

https://docs.google.com/presentation/d/1uR9gq1nC_ZYlGHkyaU7bRivTJ0gmtaxqZ5_4BvzcGnM/mobilepresent?fbclid=IwAR0KHdfj71OgqYf-3JJsAj4sJX-7vUK6mJmhy8CNhFOGgv2A51RPalz14hE&slide=id.p


“COVID-19: O que mudou no mundo das marcas em 2 semanas.”

A perspectiva da agência Comon para ler aqui


Um Artigo da @digiday

“If early indications are anything to go by, the coronavirus outbreak looks set to be the great accelerant for many of the trends already happening within the media industry, as the strong separate from the weak.

For media businesses who were already struggling pre-coronavirus, this is Darwinism on steroids. The ongoing consolidation of the sector will continue apace as the world moves toward a recession and possible depression. As Warren Buffett wrote to Berkshire Hathaway shareholders in 2001, as the dot-com bubble burst: “You only find out who is swimming naked when the tide goes out.” Indicators of media companies and vendors in severe distress — longer payment terms and layoffs — will be expedited, execs predict.”

para ler na integra aqui


Fernando Vega Olmos sobre a diferença entre ser  oportuno e oportunista. Para ler aqui


Enfermeiro virtual criado a partir de fluxogramas de atendimento mediados por algoritmos com o apoio de médicos, para ajudar a detectar se deve ou não contactar profissionais de saúde.

Podem realizar os testes aqui: https://www.coronabr.com.br/


Brands & COVID: A briefing for marketing leaders from BBH

Um artigo para ler aqui


E depois da Covid-19? Agências mais maduras e mais ágeis, diagnostica o Luís Serra, membro Direção do Clube

Entrevista Briefing para ler aqui


“O que não nos mata torna-nos mais fortes. É esta a conclusão que se tira da leitura que Luís Serra, membro da direção do CCP – Clube Criativos de Portugal, faz do impacto que a crise de Covid-19 terá na indústria da publicidade. Diz que as agências que sobreviverem vão ser mais ágeis. Por enquanto, vão-se fazendo omeletes com menos ovos do que nunca."


Primeiros Resultados Barómetro APPM de Impacto COVID-19

para ler aqui


Podem acompanhar aqui todos os updates:

https://ncov2019.live/data


O nosso historiador preferido faz previsões sobre o que vem a seguir: The world after coronavirus

This storm will pass. But the choices we make now could change our lives for years to come

Yuval Noah Harari /March 20 2020 para ler aqui


Whatsapp cria um canal para esclarecer dúvidas sobre o vírus:

Para ler artigo da world economic forum aqui.


Artigo de opinião de Jason Mander, Chief Research Officer at GlobalWebIndex. para ler aqui


COVID-19: Managing cash flow during a period of crisis
Coronavirus cash flow implications across extended supply chain

This piece suggests ways organizations can mitigate damages to their business during this volatile event. ler artigo aqui


Um artigo Delloite para ler aqui

The heart of resilient leadership: Responding to COVID-19 A guide for senior executives


A imaginação como arma contra a crise na Estónia

para ler aqui


Câmara Municipal de Lisboa, cria rede solidária para ajudar a realizar tarefas para os sectores mais vulneráveis da população.

http://www.redesolidaria.pt


Como as empresas estão a responder à crise do coronavírus.

Um artigo World Economic Forum, para ler aqui



A proteção dos profissionais de saúde é urgente, assim aqui segue um apelo a todos os que tenham impressoras 3D para ajudar.

O link abaixo tem todas as orientações necessárias: sigam os passos, entrem no grupo de whatssap para coordenação e vamos ajudar a produzir material precioso para proteção pessoal dos nossos médicos e enfermeiros, na linha da frente.

Conhece o Briefing para a produção de máscaras aqui


A IMPORTÂNCIA DOS PREÇOS E DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS

Um artigo de opinião de Mark Ritson da MarketingWeek para ler aqui


Artigo de opinião de João Gomes Almeida no Jornal Público

Para ler aqui



“Passa a mensagem: 5 passos para dar um chuto ao coronavírus”: 
a campanha da oms  com a fifa


Pixar abre os estúdios para oferecer aulas de animação online

noticia instyle para ler aqui



Estamos juntos!

Relacionados

2020 - Área dedicada a recursos relacionados com o Covid-19

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

2020 - Área dedicada a recursos relacionados com o Covid-19
2020 - Área dedicada a recursos relacionados com o Covid-19
2020 - Área dedicada a recursos relacionados com o Covid-19
2020 - Área dedicada a recursos relacionados com o Covid-19
2020 - Área dedicada a recursos relacionados com o Covid-19
2020 - Área dedicada a recursos relacionados com o Covid-19
2020 - Área dedicada a recursos relacionados com o Covid-19
2020 - Área dedicada a recursos relacionados com o Covid-19

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile