
Prémios ADCE revelam o júri internacional da sua 29.ª edição
Sete prestigiados criativos europeus selecionados para integrar os júris dos Prémios ADCE de 2020.
A 29.ª edição dos Prémios ADCE, a decorrer online, reduziu o valor de inscrição em 50%.
Data-limite para as inscrições marcada para 13 de novembro.
Os Prémios ADCE incluem este ano novas categorias ligadas à arte do fazer e o Genius Loci, um novo prémio criado para celebrar a diversidade das culturas locais europeias.
Na reta final para a 29.ª edição, o Art Directors Club of Europe revelou os nomes dos membros dos júris dos Prémios ADCE deste ano. Seis profissionais internacionais de topo presidirão aos júris em 2020 sob a liderança de Adrian Botan, Chief Creative Officer Europe e Global Executive Creative Director no McCann Worldgroup. São eles:
Presidente Global dos Júris: Adrian Botan CCO Europe & Global ECD do McCann Worldgroup (Roménia).
Filmes e Áudio: Mortiz Merkel, Produtor Executivo/Responsável de Produção da Stink Films (Alemanha).
Imprensa e Outdoors Kate Stanners, Presidente e Global Chief Creative Officer da Saatchi & Saatchi (Reino Unido).
Interatividade e Móvel: Viktor Shkurba, Diretor Criativo e fundador do ka.ka.ha isdgroup(Ucrânia).
Design: Rocío Martinavarro, Fundadora e Diretora da Mayúscula (Espanha).
Experiência de Marca: Aleksandrs Bētiņš, Diretor Criativo e Partner da Not Perfect | VMLY&R (Letónia).
Integração e Inovação: İlkay Gürpınar, Diretor Criativo da TBWA\Istambul (Turquia).
No total, foram selecionados 59 criativos de topo de 22 países europeus para integrar os júris, que se reunirão online, de 11 a 15 de dezembro, para deliberarem e escolherem os melhores trabalhos criativos originários de toda a Europa para a atribuição dos galardões Ouro, Prata e Nomeados em cada categoria, bem como do Grande Prémio global, a revelar na quinta-feira, 17 de dezembro.
Para representar Portugal vão estar Paulo Pinto, Diretor Criativo Executivo da agência Havas Portugal na categoria Print e Outdoor, Andriano Esteves, Diretor Criativo Executivo e fundador da agência Burocratik na categoria Interactive & Mobile e Pedro Serrão, Diretor Criativo e co-fundador da This is Pacifica na categoria de Design.
A organização reduziu o valor de inscrição em 50% para incentivar a participação de tantos galardoados locais quanto possível e atenuar o impacto na situação económica das agências e dos estúdios. Neste período de mudança e dificuldades, a criatividade é mais importante do que nunca. Apesar das circunstâncias sem precedentes decorrentes da COVID-19, o ADCE pretende, ainda assim, celebrar os melhores trabalhos realizados em toda a Europa ao longo do ano, mantendo o concurso anual que iniciou em 1990.
Categorias
“Esta edição especial dos Prémios ADCE inclui novas categorias que refletem as necessidades dos clubes locais e respondem às mudanças na comunicação e na criatividade”, explicou Susana Albuquerque, Presidente do Clube Criativos Portugal e membro do conselho de administração e da comissão de prémios do ADCE.
As novas categorias dão mais espaço à arte do fazer, tanto na publicidade (filmes, música, animação, fotografia e ilustração) como no design (desenho, fotografia, tipografia, visualização de dados e experiência de serviços digitais). A categoria “promoções e novos media”, que passa agora a chamar-se “experiências de marca”, inclui agora promoções, ativação de marca e relações públicas. Por seu lado, a categoria “Integração e Inovação” passa a incluir conteúdos de marca e a melhor utilização dos dados.
Assim, os trabalhos serão avaliados em oito categorias: Filmes e Áudio, Imprensa e Outdoors, Interatividade e Móvel, Design, Experiência de Marca e Integração e Inovação, bem como Aluno Europeu do Ano e Jovem Criativo Europeu, para celebrar o talento jovem.
ADCE Genius Loci e Prémios European Star
O novo prémio ADCE “Genius Loci” foi criado para celebrar os valores da diversidade das culturas locais europeias. Presta um reconhecimento à excelência criativa capaz de revelar o clima peculiar de cada região da Europa, o espírito de um lugar específico no excecionalmente rico património cultural europeu. O galardoado deverá destacar-se em todas as categorias do ADCE e poderá ter origem em qualquer categoria em concurso. “O Prémio Genius Loci foi criado para destacar o melhor concorrente na perspetiva do espírito local. A nossa expetativa é poder mostrar aqui grandes ideias locais que não foram criadas para serem globais”, segundo Susana Albuquerque.
De uma forma semelhante, o Prémio European Star, criado no ano passado, continua em busca de ideias que reflitam valores europeus como a diversidade e a inclusão, o ambiente e a sustentabilidade, e também a liberdade, a justiça e a promoção da paz.
Ambos os premiados deverão destacar-se em todas as categorias do ADCE e poderão ter origem em qualquer uma delas. Podem ter intuitos comerciais ou beneficentes e deverão ter um impacto tangível na sociedade e ser compreensíveis em toda a Europa.
Só para os melhores na Europa
Os Prémios ADCE são o único concurso a reunir, numa só iniciativa, o melhor dos trabalhos europeus galardoados. A participação é concedida exclusivamente a trabalhos que mereceram reconhecimento a nível nacional, proporcionando-lhes visibilidade e promoção internacionais.
O Art Directors Club of Europe
O ADCE tem a forte convicção de que só uma comunidade de criativos europeia diversificada, ligada em rede e colaborativa poderá resolver problemas complexos. O ADCE é a plataforma onde a comunidade de criativos se une para interagir e incentivar, explorar, celebrar e promover a criatividade como uma abordagem multissoluções. O ADCE educa, inspira e troca conhecimentos e experiência tirando partido da diversidade da criatividade europeia.
O Art Directors Club of Europe (ADCE) é uma associação sem fins lucrativos, com sede em Barcelona, que integra 23 clubes profissionais e associações de design gráfico e publicidade de 22 países europeus: Áustria, Chipre, Croácia, República Checa, Estónia, Finlândia, Alemanha, Geórgia, Islândia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Portugal, Rússia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suíça, Reino Unido e Ucrânia.
Fundado em 1990, o ADCE empenha-se em promover a excelência ao nível da criatividade do design gráfico e da publicidade à escala europeia. A associação representa mais de 5000 profissionais da área e dá visibilidade aos melhores trabalhos realizados a nível local. O seu presidente atual é Ami Hasan, fundador, presidente e diretor criativo da hasan & partners.
Segue o ADCE no Twitter / Facebook / Instagram / Youtube
Relacionados