
O XXI Festival está a chegar e dia 16 de maio está reservado para uma série de excelentes workshops que vais querer marcar lugar.
Este dia é dedicado a aprender com alguns dos melhores profissionais das áreas criativas. Os workshops decorrem em simultâneo em vários locais. Todos os workshops exigem inscrição prévia e são pagos, com condições especiais para estudantes, sócios e parceiros.
Vão decorrer em simultâneo nos Locais: Mercado de Santa Clara | Casa Dell’ Arte | Messe Oficiais do Exército | Polo Cultural de São Vicente.
Conhece todos os Workshops:
GENERATIVE DESIGN, PROCESSING THE FUTURE_Serviceplan
(Workshop em inglês)
Formadores: Saurabh Kashade (Serviceplan); Maximillian Heitsch (Moby Digg); Korbinian Lenzer (Moby Digg)
Local: Mercado de Santa Clara
Horário: 10H00 às 13H00 (Duração 3H)
Max. Participantes: 20 Público-Alvo: Designers
Traz contigo: Laptop
Inscrição por email: inscricoesccp2019@gmail.com
Sinopse:
Cada vez mais designers se tornam curadores, aplicando o seu estilo e regras de design em estruturas e sistemas automatizados. O foco do design altera-se desde o seu produto final até ao processo em si. Os Designers definem as regras e as máquinas obedecem. Num exercício colaborativo, o workshop vai focar-se na implementação de regras e frameworks para os diversos outputs visuais gerados.
ESCRITA DE GUIÃO
(Workshop em português)
Formador: Tiago Cruz/ Wunderman Thompson
Sinopse:
O que é, para quem é, como se faz e qual a magia de um bom guião publicitário? Uma tarde em que vamos perceber como é muito mais produtivo contar uma boa história do que tentar ser realizador no word.
Tiago Cruz é copywriter senior e está na J. Walter Thompson desde 2004, onde tem sido co-responsável pela criação de campanhas para clientes como Vodafone, Galp, Sagres, Frize, Bohemia e IKEA. É Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Comunicação Social e autor do Guia das Tascas de Lisboa.
Local: Casa Dell’ Arte, Campo de Santa Clara 125, 1100-473 Lisboa
Horário: das 13H30 às 17H30 (Duração 4H)
Max. Participantes: 15 Público-Alvo: Copywriters
Traz contigo: Laptop
Inscrição por email: inscricoesccp2019@gmail.com
DIREÇÃO DE ARTE
(Workshop em português)
Formador: Julliano Bertoldi / BBDO
Sinopse: Como tornar uma ideia numa bela ideia.
Julliano Bertoldi, começou a trabalhar no Brasil, mas logo que terminou os estudos em Publicidade e Design por lá, mudou-se para Portugal. O seu trabalho já foi distinguido em diversos Festivais nacionais e internacionais de criatividade: Cannes, Eurobest, New York Festivals, FIAP, Clube de Criativos de Portugal, Prémios Eficácia, Meios&Publicidade e um segundo lugar em direção de arte no ranking mundial da revista Luerzer’s Archive em 2015.
Local: Mercado de Santa Clara
Horário: das 14H00 às 17H00 (Duração 3H)
Max. Participantes: 12 Público-Alvo: Directores de Arte e designers
Traz contigo: laptop
Inscrição por email: inscricoesccp2019@gmail.com
METANFETAMINAS CRIATIVAS: INSIGHTS, CONCEITOS E IDEIAS
(Workshop em português)
Formador: Ricardo Miranda / Wonder Why
Sinopse:
Ser criativo é hoje muito relativo. Já foi a praia privada dos publicitários, mas entretanto invadiu o youtube, a cozinha, a política, o futebol, a ciência, o crime. Não há ninguém, hoje, que não seja um criativo em potência. A bandeira por que todos os criativos sempre lutaram, com unhas e cérebro, aconteceu finalmente: a criatividade venceu. Saltou dos departamentos criativos para todos os departamentos de todas as empresas de todos os mercados. Cresceu, multiplicou-se, tornou-se numa competência global. Mas isto tem um lado perverso. A fasquia aumentou. Muitíssimo. Numa era em que tudo tem de ser criativo, é mais difícil ser criativo. Este workshop vai obrigar-te a cortar os nós que todos temos nas células cinzentas para poderes ser mais criativo(a) em publicidade, numa startup, a virar frangos, usando facas afiadas como insights, conceitos e ideias.
Prepara-te para sangrar e gostar.
25 anos como criativo de marcas e publicidade (o que lhe parece milagre, porque antes era advogado). Esteve em agências como a Leo Burnett, FCB e Brandia. Lançou a sua própria agência, a Wonder\Why, há 2 anos, espera que prospere mais 222 anos. Ou como diria o Captain Jack, “o problema não é o problema; o problema é a nossa atitude perante o problema.” Que é como quem diz, se já nascemos criativos, só temos que nos auto-ativar.
Local: Messe Oficiais dos Exército
Horário: das 14H00 às 16H00 (Duração 2H)
Max. Participantes: 20 Público-Alvo: Agências e anunciantes
Trás contigo: Cérebro e escuta activa
Inscrição por email: inscricoesccp2019@gmail.com
USO DA TIPOGRAFIA EM DIREÇÃO DE ARTE
(Workshop em português)
Formador: Joana Correia / Nova Type Foundry
Sinopse:
Através da manipulação de uma tipografia existente iremos compreender como é a tipografia digital é criada, desta forma entendendo as características da tipografia de forma a conseguirmos decidir com maior conhecimento como utilizar as fontes. Como arriscar através da tipografia, compreendendo os limites do desenho e do nosso alfabeto. Utilizaremos software profissional, Glyphs (MacOSX), para manipular e embarcar no mundo da tipografia digital. Entendendo como fazer a tipografia comunicar na nossa mensagem e intenções.
Joana Correia é a fundadora do Nova Type. Ela trabalha como designer de tipos há 7 anos. Trabalha no seu atelier no Porto desde 2011. Estudou design de tipo no MA Type Design na Universidade de Reading, graduando-se em 2011. Projetou trabalhos para Google Fonts, Indian Type Foundry, FontYou e muitos outros.
Local: Polo Cultural de São Vicente
Horário: das 14H00 às 17H00 (Duração 3H)
Max. Participantes: 12 Público-Alvo: Designers
Trás contigo: Olhos e ouvidos
Inscrição por email: inscricoesccp2019@gmail.com
PRINT OVER PRINT – PRODUÇÃO DE UM MINI PADRÃO – Serigrafia
(Workshop em português)
Formadora: Rita Daniel / FICA
Sinopse:
Produção de um mini padrão. Estampagem em tecido: tote bags e t-shirts, através do método pochoir (stencil). 1 unidade para cada participante.
A FICA é uma oficina para criar à mão. São 120 m2 prontos para homenagear o produto manualmente concebido com workshops, aluguer de máquinas, ferramentas e materiais. Este é um lugar onde curiosos e profissionais podem realizar os seus projetos, de forma independente ou com ajuda especializada. Aqui não interessa o valor artístico ou o tamanho das ideias, mas sim a vontade de contrariar a velocidade da produção em série pondo mãos à obra. Ou melhor, pondo as mãos nas próprias obras. A Rita Daniel e o Gonçalo Almeida são os fundadores desta oficina multi-disciplinar que nasceu para ser partilhada.
Local: Mercado de Santa Clara
Horário: das 14H00 às 15H15 (Duração 1H15)
Max. Participantes: 15 Público-alvo: Designers e Diretores de Arte
Inscrição por email: inscricoesccp2019@gmail.com
COMO ESCREVER UM BRIEF CRIATIVO
(Workshop em português)
Formador: Raquel Gonçalves / Wunderman Thompson
Sinopse:
Partilha de dicas e ferramentas para motivar e inspirar jovens equipas criativas para a realização de trabalho impactante e eficaz, garantindo o entusiasmo e o envolvimento de toda a equipa.
Raquel Gonçalves é licenciada em Gestão de Empresas pelo ISCTE, pós-graduada em Marketing financeiro e é professora convidada dos Executive Masters em Marketing Digital e Innovation Management da Universidade Europeia e da Pós-Graduação em Negócios Digitais do IPL. Começou a sua carreira na área de Comunicação na Proximity Portugal, juntou-se à Wunderman como Diretora de Planeamento Estratégico, onde trabalha nos projectos de New Business e com todos os clientes da agência. Ao longo da sua carreira, conquistou vários prémios em festivais de publicidade e marketing, entre os quais um Leão de Bronze em Cannes.
Local: Messe Oficiais do Exército
Horário: 11H30 às 13H30 (Duração 2H00)
Max. Participantes: 25 Público-alvo: Recém licenciados e jovens marketeers
Inscrição por email: inscricoesccp2019@gmail.com
DESIGN DE MARCA
(Workshop em português)
Formador: Miguel Viana / UNLOCK Brands
Sinopse:
Acredito que no processo de criação de marcas é exigido que sejamos viajantes sem destino definido, sem receio perante fronteiras de especialidade, barreiras de conhecimento ou muros dogmáticos – Tenho tido o enorme privilégio de ter incríveis companheiros nessas viagens. Com todos procurei aprender.
Local: Casa Dell’Arte
Horário: 10H00 às 12H00 (Duração 2H)
Max. Participantes: 25 Público-alvo: Finalistas e escolas
Inscrição por email: inscricoesccp2019@gmail.com
PORTUGAL IN SYNC: MÚSICA NA PUBLICIDADE _Lusitanian
(Workshop em inglês)
Formador: Alick Sethi
(Supervisor Musical da Central Publishing e da Retox Clinic)
Sinopse:
Alick Sethi, music supervisor da Retox Musiclinic, no Reino Unido, partilha connosco a sua visão sobre o panorama europeu desta profissão. A música desempenha um papel fulcral na publicidade, sendo muitas vezes o primeiro elemento que se fixa na memória das audiências. Tem o poder de despertar emoções e quanto mais memorável, mais diferença e impacto acrescenta ao spot publicitário. A música enriquece as estratégias, e as agências, cada vez mais, reconhecem este elemento como potenciador do reconhecimento da marca a que se associa. O music supervisor é responsável por combinar a música e o visual, seja cinema, televisão, publicidade ou jogos, constituindo a ponte entre o lado da música e o lado publicitário. Em mercados mais desenvolvidos que o nosso, seja pela sua dimensão ou pelos anos de experiência na publicidade, essa necessidade é absolutamente reconhecida.
Local: Messe Oficiais de Lisboa
Horário: das 10H00 às 11H30 (Duração 1:30H)
Max. Participantes: 20 Público-Alvo: Publicitários e músicos
Traz contigo: laptop
RESERVA JÁ O TEU LUGAR!
Inscrição por email: Email a identificar o nome do workshop, nome completo, cargo, contribuinte, morada e contacto telemóvel para: inscricoesccp2019@gmail.com
Valor de cada workshop: 30€/pax público | 20€/pax sócios | 10€/pax estudantes (valores já incluem IVA)
Métodos de pagamento por transferência bancária para o NIBPT50 0033000045206701106.05 ou por MBway para o numero 916446919.
Relacionados