
Entrevista a Pedro Ferreira pela revista Briefing
“Na fotografia é urgente voltar a acreditar no poder de uma boa ideia”. A convicção é de Pedro Ferreira, que responsável pela curadoria de fotografia propõe três exposições :”Urgente é o mar”, de Alessandro Pucinelli, “Preguiça e Alentejo”, de João Palmeiro, e “Sem Título”, de Rogério Serrasqueiro. Trata-se da Creative Jam, que arrancou ontem e que termina com a 17ª edição do Festival do Clube de Criativos.
Pedro Ferreira explica – “Apenas um número para percebermos um pouco da dimensão do ‘somos todos fotógrafos’: 1.8 biliões de fotos carregadas e partilhadas por dia”. É, por isso, urgente perceber e ter consciência de que estas fotografias são, na sua grande maioria, “uma porcaria”, diz.
O diretor criativo da Young&Rubicam assume esta responsabilidade sabendo que vai partilhar o que pensa acerca da fotografia com pessoas “que não pensam da mesma maneira ou nem sequer têm nenhum interesse pelo tema, mas têm sempre opinião”.
Para isso, convidou três fotógrafos diferentes – Alessandro Pucinelli, João Palmeiro e Rogério Serrasqueiro. Enquanto Alessandro traz um trabalho sobre o Mar, a exposição de João Palmeiro é vista por Pedro Ferreira como “um tributo a um dos melhores fotógrafos portugueses e que foi particularmente ativo na publicidade na década de 90 e parte de 2000”. A curadoria fica completa com a fotografia e a visão de Rogério Serrasqueiro, que foi influenciado pela arte de João Palmeiro. Foi por isso, que o curador decidiu reunir os dois numa Master Class a que chamou Similitudes.
Esta curadoria pretende acima de tudo “fazer”. Porque, nas palavras de Pedro Ferreira, fazer é o mais importante. “Ficar na zona confortável do ‘eu teria feito diferente’ não serve de muito. Quando fazemos percebemos que há sempre problemas e que é muito mais difícil fazer do que falar do que se devia ter feito”.
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