13 de Março de 2023

💥📣OPEN CALL - Até 3 de abril

Alkantara procura 8 artistas que criem projetos na área do teatro, dança e performance, para fazer parte do Common LAB 2023: um laboratório itinerante de 8 semanas em que se experimentarão práticas, coletivas e individuais, para a partilha de conhecimento, desenvolvimento de pesquisas artísticas e ampliação de narrativas Europeias.

Para te candidatares ao Common LAB, por favor lê o documento com toda a informação sobre o projeto (em Português, Inglês, Francês, Sueco e Alemão) e candidata-te através deste formulário, até 3 de abril.

Common LAB — Um programa do projeto Common stories

Common LAB 2023 faz parte de Common stories, um projeto que junta organizações de artes performativas, artistas e públicos para abordar as noções dinâmicas de identidade e diversidade, numa sociedade europeia em transformação.

A construção de identidade é baseada e fortalecida por histórias e experiências. As histórias dão conta de quem somos e de quem procuramos ser, questionam e desafiam a forma como nos vemos e de como vemos outras pessoas. Acreditamos que a diversidade de histórias e a multiplicidade de perspectivas permitem um entendimento mais preciso e justo dos contextos políticos, culturais e dos desafios sociais que enfrentamos para a criação de entendimentos partilhados nas sociedades europeias — caracterizadas pela sua volatilidade, incerteza, complexidade, ambiguidade e simultaneamente em busca de justiça social.

Historicamente, as sociedades europeias têm sido construídas sobre desigualdades que acreditamos precisarem de ser abordadas. O sector cultural, concretamente e simbolicamente, está enredado em tensões e lógicas coloniais e patriarcais. No contexto das artes performativas, os lugares de poder, de decisão, de programação e os recursos estão maioritariamente nas mãos de homens brancos, de classe média alta. Simultaneamente, artistas e pessoas de diferentes contextos culturais, sociais, de gênero e diversidade funcional continuam sub representadas, no palco e fora dele, especialmente em lugares de decisão e de liderança.

Entre 2023 e 2025, no projecto Common stories, através de diferentes ações, vamos promover novas práticas artísticas e conteúdos, de forma a criar um contexto profissional mais aberto e disponível para acolher e escutar uma maior multiplicidade de vozes e perspectivas.

Common stories é um projeto desenvolvido pela Maison de la Culture de Seine-Saint-Denis, MC93, Bobigny (FR), pelo Teatro Nacional Wallonie-Bruxelles, Bruxelas (BEL), pelo Alkantara e Culturgest, Lisboa (PT), africologneFestival, Colónia (GER), Riksteatern, Estocolmo (SWE), em parceria com TR Warszawa, Varsóvia (PL), Orient Productions – DCAF Festival, Cairo (EG), CulturArte, Maputo (MOZ), Les Récréâtrales, Ouagadougou (BF), cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.