4 de Dezembro de 2023
O Dia Mais Curto

O Dia Mais Curto regressa em dezembro, com uma edição à medida dos seus onze anos de existência. Dá as boas-vindas a mais um Inverno na companhia de uma fantástica sessão de cinema!

Aproximando-se o Solstício de Inverno, data que marca a chegada do Inverno e a noite mais longa do ano, regressa a grande festa da curta-metragem. A festa que celebra as produções audiovisuais, no seu formato mais curto, por todo o país.

Nesta edição, a Agência da Curta-Metragem apresenta quatro programas distintos, com curtas-metragens nacionais e internacionais, adaptados para todos os públicos e idades.

Para destacar as produções feitas em Portugal, o programa “Novas Curtas Portuguesas” inclui algumas narrativas que farão refletir sobre alguns problemas na sociedade atual.

“Curtas do Mundo - Prémio do Público Europeu” apresenta uma seleção de curtas-metragens internacionais, que competem para o prémio ESFAA (European Short Film Audience Award) 2023, enquanto as secções dedicadas aos mais novos, “Curtinhas para Todos” (M/6) e “Amiguinhos” (M/3), destinam-se a explorar os universos emblemáticos do cinema de animação.

Para além dos programas propostos pela Agência da Curta-Metragem, somam-se as próprias programações das diferentes entidades, associações, cineclubes, escolas, entre outros, que se associaram a esta iniciativa. As condições de acesso a todas as sessões de cinema são definidas pela entidade parceira responsável por cada exibição.

Dessas sessões especiais, destacam-se as exibições televisivas nos canais, RTP 2 (CINEMAX CURTAS), TVCINE, Canal Q e Canal 180, assim como a participação especial da Cinemateca Portuguesa e do Cinema Trindade.

Consulta a agenda da 11.ª edição de O Dia Mais Curto.

Junta-te à celebração do formato mais criativo e original do cinema e dá as boas-vindas ao Inverno na melhor companhia!