O MANIFEST regressa à Ericeira que volta a ser ponto de encontro para todos os apreciadores de cinema de animação.
A Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva abre as portas logo no dia 21 (18h) para a sessão de abertura, uma oportunidade imperdível para assistir à inauguração da exposição dedicada ao festival e ao cinema de animação, com algumas marionetas e cenários de filmes, bem como fotografias que retratam momentos mágicos proporcionados pelo cinema animado.
Durante estes quatro dias vão ser exibidos filmes de vários pontos do mundo, com diferentes técnicas e linguagens ; vai ser exibida a primeira longa-metragem de animação portuguesa, “Os demónios do meu avô”, de Nuno Beato ; vai ser possível aprender mais sobre o cinema em stop-motion com Laura Tofarides (Aardman Animations, “A fuga das galinhas”, “Ovelha choné”, etc) numa masterclass marcada para Sábado, dia 28 ; E será a primeira edição do festival a ter um prémio atribuído pelo público presente, numa estreia que apela à participação de todos os que nos visitarem.
O espectáculo de encerramento, com a entrega dos prémios, traz ao palco Jaur Mur, músico, cantor, compositor e realizador, nesta constante ligação entre todas as artes, linguagens e formas.
Quem não conseguir estar presente na inauguração da exposição, terá até ao dia 6 de Outubro para o fazer, uma vez que vai estar patente no mesmo espaço até essa data.
O MANIFEST é uma produção AEI, Arte Estúdio Imaginário, com Promoção da Câmara Municipal de Mafra. Tem direcção artística de Joana Imaginário e Francisco Lança, produção de Leonor Vieira e Ágata Pinho, com o apoio de José Imaginário.
O festival reflete os princípios do Estúdio, dando destaque aos processos artísticos e à Educação pela Arte e promove a valorização e divulgação do cinema de animação perante a comunidade local, nacional e internacional, e o meio escolar.
Conhece o programa para os dias 21, 27, 28 e 29 de Set. de 2024.