
A formulação (IN)TENSION, que dá título a esta mostra de trabalhos de Susana Rocha produzidos entre 2018 e 2022, existe no cruzamento de um jogo de palavras e seus desdobramentos linguísticos, preservando genericamente a noção basilar de uma tensão interna que ganha a forma de intenção.
Nas diferentes obras apresentadas, separadas por anos na sua produção, é possível identificar estratégias estéticas e motivações conceptuais relacionáveis que, sem encerrarem uma narrativa biográfica explicita, têm a sua origem em experiências pessoais que se desejam ecoadas.
Não existiria assim um valor acrescido em proceder a uma decomposição demasiado racional de cada uma das obras que se apresentam pela primeira vez juntas no espaço da galeria. Mas talvez seja pertinente o desvendar de algumas anotações processuais relativas a cada uma das obras, deixando que cada observador estabeleça o seu percurso por elas, e pela sua forma individual de as sentir e observar.
INTENSION
propriedades inerentes a um conceito ou palavra
INTENTION
algo que se planeia fazer
INTENSÃO
aumento de tensão
INTENÇÃO
propósito, intento ou vontade
(IN)TENSION SHOWCASE DE SUSANA ROCHA
10.03 __ 22.04.2022
Segunda a Sexta das 12 às 19h
Outros horários por marcação

“That hole in the ground”, 2019
Madeira, veludo e acrílico
60 x 200 x 6 cm.
SOBRE A ARTISTA
Susana Rocha (1988, Braga), artista plástica e investigadora académica, Fundadora e Directora Artística da Duplex, vive e trabalha em Lisboa.
2020 – Doutoramento em Belas-Artes – Pintura, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa 2013 – Mestrado em Ensino – Artes Visuais, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa 2012 – Mestrado em Pintura, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa 2010 – Licenciatura em Pintura, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Entre vários prémios destacam-se em 2021 a Bolsa de Produção Project Supersonic, Atelier Concorde, em
2020 – Artista Portuguesa Emergente selecionada pela EMERGE. Bolsa Individual de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
e em 2012 – Vencedora - “Prémio Jovens Criadores: Artes Plásticas”, CPA.
Disrupção. Forma. Condição Humana. O trabalho que constrói na fronteira entre um formalismo racional é uma necessidade de extrapolação psicoemocional que procura dar um significado complexo e inescrutável a cada das obras, explorando o que é estrutural à poética da condição humana. Parte de uma narrativa pessoal, adaptando sistematicamente os processos de trabalho, a procura é sempre a de um eco íntimo junto do observador, fazendo uso de uma investigação metodológica, estética e conceptual.
SOBRE A GALERIA NAVE
A galeria NAVE promove os seus artistas, através de exposições, projectos e direcção artística para a divulgação, crescimento e direcção das suas obras em território nacional e internacional. A colaboração com galerias, instituições, entidades públicas e privadas e agentes culturais, fomentam a divulgação da arte nacional contemporânea.
Travessa do Noronha, 11B | 1250-168 Lisboa
Seg a Sex 12-19h | outros horários por marcação