
“Coro”, do realizador Edgar Ferreira, produzido pela Galope Films e distribuído pela The Stone and the Plot, chega às salas de cinema, no dia 3 de abril. No dia 4 de abril há uma sessão especial com o Realizar, Edgar Ferreira, e com duas Coralistas do Coro da Gulbenkian, Verónica Milagres e Fátima Nunes, no Cinema City Alvade, pelas 21h40.
Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Viseu e Funchal são algumas das cidades que vão ter a oportunidade de assistir ao documentário sobre as seis décadas do Coro Gulbenkian, um dos mais conceituados coros do mundo.
Por detrás do seu som inconfundível e da sua reputação internacional, repleta de concertos, discos e distinções, existe um grupo de pessoas com vidas paralelas, onde a música nem sempre é a principal ocupação. São professores, engenheiros, médicos, advogados que no cair da noite, de muitas noites, se reúnem e trabalham no exercício permanente de criar um corpo artístico de uma só voz. E é esta diversidade que confere ao Coro Gulbenkian, uma identidade e carácter único, sendo mundialmente reconhecido pela sua excelência.
Edgar Ferreira, Realizador, refere que há algo profundamente misterioso no modo como um coro, feito de tantos “uns”, se transforma num conjunto que vibra como um único ser, ainda que composto por tantos outros, todos diferentes, todos únicos. Aceitar este convite foi inevitável e revelou-se um dos processos mais ricos do qual fiz parte. Não apenas na captação deste delicado processo de fusão, diluição de egos, mas também na descoberta dos gestos invisíveis, as cumplicidades e os sonhos que habitam estas pessoas.