30 de Setembro de 2023
Festa da Ilustração - Setúbal

Festa da Ilustração regressa com desenhos espalhados por Setúbal durante 3 meses. Este é um evento que mostra todos os anos a importância de ser livre na criação (e na vida). Vai durar até final de dezembro.

Afinal, estamos a falar de uma forma de arte que é expressa dos modos mais abstratos ou com contornos muito simples e que pretende, sempre, deixar uma mensagem e interpretação. Não existem traços, desenhos nem cores específicas: há, sim, 14 exposições para visitar na nona edição da Festa da Ilustração.

A apresentação oficial decorreu na manhã de 21 de setembro, na Casa da Cultura. O vereador com o pelouro da cultura na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, disse que “ilustrar é um verbo que pressupõe uma ação. Neste sentido, a Festa da Ilustração é uma expressão grande da arte da criação e da liberdade de quem cria através dos seus traços”, num discurso que reafirmou também a importância dessa mesma palavra: liberdade.

O evento foi criado há nove anos, na altura do atentado ao jornal francês “Charlie Hebdo”. Ganhou, por isso, ano após ano, renovada importância, “sobretudo quando nos aproximamos dos 50 anos de comemorar a Liberdade em Portugal”, frisa Pedro Pina. Madalena Matoso, Martina Manyà e Laura Costa são as ilustradoras em destaque na edição de 2023.

Madalena Matoso é a convidada nacional na edição 2023 da Festa da Ilustração e está em destaque na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, com a mostra de trabalhos originais “Coisas Invisíveis”, patente até 26 de novembro.

Festa da Ilustração 2023

30 de setembro a 31 de outubro — Casa d’Avenida. Mostra de Bernardo P. Carvalho, que leva o público à descoberta dos desenhos originais do ilustrador realizados ao longo de um ano na conceção da novela gráfica “Mar Negro”, que dá nome à exposição.

7 de outubro a 11 de novembro — Casa Bocage. O chileno Alejandro ‘Mono’ González, que esteve recentemente em Setúbal num encontro cultural, volta à cidade setubalense com a mostra “Ditadura, nunca mais”, com cartazes realizados contra a ditadura de Pinochet.

7 de outubro a 30 de novembro — Museu do Trabalho Michel Giacometti. O leque de exposições inclui “Cthulhu Sadino”, um projeto de banda desenhada de Pedro Moura, Daniel Maia e Marco Gomes que proporciona um outro olhar sobre o choco frito setubalense.

7 de outubro a 31 de outubro — A Gráfica. “Ilustração Portuguesa” volta a estar presente na Festa da Ilustração com um conjunto de trabalhos de vários ilustradores. Integrada na Feira da Festa, a qual reserva ilustrações e livros ilustrados em venda, assim como a venda de merchandising.

8 de outubro a 30 de dezembro — Museu de Setúbal/Convento de Jesus. Mostra “Sérgio Godinho e as 40 ilustrações mais cinco” junta os 40 trabalhos originais do projeto artístico a cinco ilustrações exclusivas de André Ruivo, Gonçalo Duarte, Inês Viegas de Oliveira, Mantraste e Martina Manyà.