Festa da Ilustração de Setúbal
Festa da Ilustração de Setúbal
3 de Outubro de 2025
Festa da Ilustração de Setúbal

“É Preciso Fazer um Desenho?” é o mote da Festa da Ilustração organizada pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com o atelier DDLX e que, nesta 11.ª edição, reserva perto de uma dezena de exposições, todas de entrada gratuita, em vários espaços e equipamentos da cidade.

Uma apresentação literária no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística e a visita guiada à exposição “Zé, sempre o mesmo” pelo curador Jorge Silva, patente na Galeria Municipal do 11, são propostas culturais em destaque no dia 18 de outubro, no âmbito da 11.ª Festa da Ilustração.

O livro “Mário e o comboio da Liberdade”, com textos de Adélia Carvalho e ilustrações de Nuno Saraiva, é apresentado na tarde de dia 18, em sessão literária agendada às 16h, no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística, que inclui uma conversa de Jorge Silva e José Teófilo Duarte com os autores.

No espaço A Gráfica, o público pode também visitar a exposição “Ilustração Portuguesa”, composta por uma seleção de trabalhos de ilustradores portugueses, de 2024 e de 2025, patente até 15 de novembro, com um retrato abrangente do melhor que se faz na ilustração em Portugal.

Mais tarde, às 18h, na Galeria Municipal do 11, a mostra “Zé, sempre o mesmo”, de homenagem aos 150 anos de Rafael Bordalo Pinheiro, patente até 6 de dezembro com ilustrações do “Zé Povinho” no traço e criatividade de vários artistas, é alvo de uma visita guiada pelo curador desta exposição, Jorge Silva.

A ilustradora Rachel Caiano, a convidada nacional deste ano, está na Galeria de Exposições da Casa da Cultura com “Viagens à Volta de uma Linha”, mostra patente até 30 de novembro, inspirada em dois dos mais recentes livros que ilustrou, “Roda Viva – A Menina e o Círculo”, que também é um espetáculo, e “A Casa das Coisas”.

“Zona de Conforto”, da convidada estrangeira Yara Kono, revela-se, igualmente até 30 de novembro, no Espaço João Paulo Cotrim da Casa da Cultura, com trabalhos originais e também alguns esboços realizados pela ilustradora num conjunto de livros infantojuvenis.

No Museu do Trabalho Michel Giacometti está “O Cruciverbalista”, de Paulo Novo e Paulo Freixinho, este último cuja profissão é criar, todos os dias, palavras cruzadas, o único que se conhece no ativo, para celebrar cem anos desta atividade em Portugal, mostra que se mantém até 5 de janeiro.

A 11.ª edição da Festa da Ilustração conta ainda, na Casa Bocage, com a exposição “Bug”, de André Ruivo, inspirada numa catástrofe anunciada, nunca concretizada, na altura de mudança de milénio, a qual permanece à descoberta do público até ao dia 29 de novembro.

No Museu de Setúbal/Convento de Jesus, a exposição “Vidas entre o Mar e a Terra”, projeto artístico de Evanthia Tsntila com Luís Tibério, de homenagem às comunidades piscatórias, ao trabalho multifacetado e à liberdade artística, revela-se com memória e tradição até 23 de novembro e recebe, a 19 de outubro, às 15h, uma visita guiada.

A Festa da Ilustração conta ainda com “Cartazes Ilustrados”, com um conjunto de cartazes cedidos pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, mostra repartida entre as bibliotecas de Setúbal e de Azeitão, para comemorar o Dia Mundial do Livro e o Dia Internacional do Livro Infantil, disponível até 30 de outubro.

Festa da Ilustração de Setúbal

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

Festa da Ilustração de Setúbal
Festa da Ilustração de Setúbal
Festa da Ilustração de Setúbal
Festa da Ilustração de Setúbal
Festa da Ilustração de Setúbal
Festa da Ilustração de Setúbal
Festa da Ilustração de Setúbal
Festa da Ilustração de Setúbal

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile