
A inauguração da exposição "Haverá Eleições. 1975: as primeiras eleições livres em Portugal" acontece no dia 22 de abril, às 16h00, na Gulbenkian, e conta com a presença do Presidente da República, e fica patente até fia 31 de outubro.
A exposição aborda as primeiras eleições livres e com sufrágio universal em Portugal, realizadas a 25 de abril de 1975, e é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril, em parceria com a Assembleia da República. Conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da RTP.
A cerimónia de inauguração acontece no dia 22 de abril, às 16h00, e conta com a presença do Presidente da República. Segue-se a realização de uma visita guiada pelos curadores, a cineasta Catarina Vasconcelos e o politólogo Pedro Magalhães. Às 18h00, será apresentado o documentário "Haverá Eleições", de Cláudia Varejão, seguido de uma sessão de testemunhos com a participação de Helena Roseta, Luís Costa Correia e José de Guimarães.
Além de reunir fotografias e imprensa da época, bem como documentos que testemunham a complexidade e o entusiasmo desse período histórico, a exposição destaca-se também pela sua ampla dimensão fílmica. Os extensos recursos audiovisuais, alguns deles inéditos ou raramente vistos, contribuem para uma experiência imersiva e sensorial, permitindo ao público mergulhar no período intenso que se viveu antes, durante e após as eleições de 25 de abril de 1975.
HORÁRIO: 10h - 18h
ENTRADA LIVRE