
Dia 25 de julho inaugura a exposição do designer e Diretor do IADE, Carlos Rosa, dedicada ao desenho e ilustração, na Galeria Municipal Vieira da Silva, em Loures.
Sobre a exposição:
A conflito entre o ser humano e as máquinas no cinema remonta há quase cem anos. Metropolis (1927) de Fritz Lang aborda essa temática, e será talvez o filme de sci-fi mais influente de sempre. Foi talvez o ponto de partida para as distopias adivinhatórias, e talvez também o ponto de partida para a convenção de um algoritmo social e moral. A criação destes mundos fictícios influencia novos mundos, também eles fabricados, que são os mundos em que vivemos. O nosso algoritmo do olhar talvez esteja assim habilitado a processar em simultâneo uma redução empírica da realidade real e uma ampliação da realidade fabricada. E esta fabricação é nada mais nada menos o mote para a compilação das obras que compõem esta exposição. Um saltitar constante entre o real e o imaginado, entre o humano e o humanoide, entre o campo e as cidades digitais, entre o quotidiano vivido e o quotidiano fabricado.
Sobre o autor:
Carlos Rosa é um designer e ilustrador cujo trabalho se desenvolve na interseção entre as artes visuais, o design e a comunicação visual. A sua prática caracteriza-se por uma abordagem experimental e multidisciplinar, explorando a ilustração, o design de informação, a identidade gráfica e a escrita criativa na criação de narrativas visuais.
Tem participado em diversas exposições individuais e coletivas e tem desenvolvido também um percurso relevante na curadoria e direção artística, explorando as interseções entre a arte e o design.
Ao longo da sua carreira, foi distinguido com vários prémios nacionais e internacionais, dos quais se destaca o Prémio Nacional de Design – Sebastião Rodrigues, atribuído pelo Centro Português de Design, e o reconhecimento como Ícone de Design pela Computer Arts.
Foi ainda distinguido no projeto Venham Mais Cinco, que homenageia as mentes mais criativas do concelho de Loures, reconhecendo o impacto do seu trabalho no panorama das artes visuais e do design.
Atualmente, é Professor e Diretor do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, a maior e mais reputada instituição de ensino superior nas áreas do design e da tecnologia criativa. Paralelamente, colabora com publicações de renome, onde alia a escrita à ilustração, construindo um discurso visual que reflete sobre a cultura contemporânea.
Tem dois filhos, já escreveu um livro e também já plantou uma árvore!
E quando lhe sobra tempo... desenha!
DIA: 25 de julho
LOCAL: Galeria Municipal Vieira da Silva, Loures