30 de Janeiro de 2024
Eutopos: três conferências na Brotéria

EUTOPOS: três conferências, com Filipa Lowndes Vicente, Richard Charkin, Martim Sousa Tavares. Com entrada gratuita, nos dias 30 de janeiro, 8 de fevereiro e 15 de março.

A busca por um "bom lugar", ou por um "eutopos", serviu de motivação à Brotéria para a sua atividade ao longo do último ano. Essa inquietação não está esgotada. Pelo contrário, há ainda muito bem escondido para mostrar, muitas vidas desconhecidas para revelar, muitos projetos transformadores para partilhar. Vivemos num mundo acidentado, onde o progresso é lento, mas onde o bem se constrói e onde a esperança se torna visivelmente concreta.

No primeiro trimestre do ano a Brotéria apresenta três conferências sobre três "topoi" nos quais o bem e o que é bom se podem revelar: biografias de personalidades femininas que passaram praticamente despercebidas no seu tempo, a busca pela relevância dos livros numa realidade altamente tecnológica e a procura da beleza através da música.

Conhecimento e Criatividade: biografias de mulheres na história global (séc.18-20)

com Filipa Lowndes Vicente (ICS - Universidade de Lisboa)

Há 50 anos, na década de 1970, as abordagens feministas à história e à história da arte começaram a revelar muitos nomes de mulheres do passado que, através da escrita, publicação, pintura, escultura e investigação deixaram vestígios documentais do seu conhecimento e criatividade. Desde então, em diversos lugares do mundo, estes nomes passaram a ser incorporados em programas universitários, coleções editoriais e ciclos de conferências. Fizeram-se livros, artigos, teses de doutoramento, exposições, documentários e peças de teatro sobre elas, mas os seus lugares na história continuam desconhecidos a muitos olhares do presente. Interessa conhecê-las, mas também questionar os diversos processos que contribuíram para a sua invisibilidade.

Nesta conferência, são abordados casos específicos de mulheres dos séculos 18 ao 20 em diferentes lugares mundo. A francesa Olympe de Gouges (1748-1793), dramaturga, escritora, feminista e abolicionista; a britânica Mary Wollstonecraft (1759-1797), escritora e feminista; a afro-americana Sarah Parker Remond (1826-1894), abolicionista, ativista e médica que viveu no Reino Unido e em Itália; a britânica Bessie Rayner Parkes (1829–1925), escritora, editora e defensora dos direitos das mulheres; a sua filha Marie Belloc Lowndes (1868-1947), escritora de ficção e jornalista; a indiana, goesa de Bombaim, Emmeline da Cunha (1873-1972), médica e investigadora em epidemiologia; e as portuguesas Aurélia de Souza (1866-1922), pintora, que viveu no Porto e em Paris, e Maria Lamas, feminista, escritora, jornalista e fotógrafa.

Data: 30 janeiro, terça-feira

Duração: 1h30

A story of eutopos and books

com Richard Charkin (Bloomsbury China, John Wisden)

em Inglês

An insider’s story of changes in society, technology, creativity and how they have affected and will affect the publishing of books, journals, and whatever new social media avenues evolve. It is a story of hope for the future not nostalgia for the past.

Data: 8 fevereiro, quinta-feira

Duração: 1h30

A beleza não pode nada, a beleza pode tudo

com Martim Sousa Tavares (Maestro e Diretor Artístico)

O que pode a beleza perante um mundo que se desagrega à frente dos nossos olhos? Que força tem, ou gostaríamos que tivesse, um objeto belo quando confrontado com a infâmia do dia-a-dia? O que importa a beleza a quem não a procura?

A beleza, por si só, não pode muito nem faz muita falta. Ao mesmo tempo a beleza, em nós, pode tudo e é indispensável à felicidade individual e coletiva.

A partir da experiência como músico e diretor artístico, aplicando música clássica a centenas de palcos que vão de algumas das mais remotas aldeias portuguesas à discoteca Lux Frágil ou às principais salas nacionais, Martim Sousa Tavares partilha uma súmula de aprendizagens e descobertas sobre o lugar e o papel da beleza enquanto ferramenta para aproximar aquilo que está longe.

Data: 15 março, sexta-feira

Sabe mais