Diálogos 24 Лютого 2022 Року
Diálogos 24 Лютого 2022 Року
16 de Fevereiro de 2023
Diálogos 24 Лютого 2022 Року

Visita com os artistas e mesa-redonda

Com Hugo Barata, José Bragança de Miranda, José Mateus, Júlio Alves, Iryna Shev, Sérgio Sousa Pinto e moderação de Maria Teresa Cruz.

Tendo como ponto de partida o projeto 24 лютого 2022 року, de Júlio Alves e Hugo Barata, o maat cria situações de diálogo que juntam intervenientes de áreas distintas, procurando acrescentar múltiplos pontos de vista sobre o tema da invasão russa do território ucraniano.


Pretende-se debater, questionar e partilhar perspetivas de como os artistas refletem sobre a guerra e de que modo a noção de território e de fronteira se altera em contexto de conflito. Serão a filosofia e a arte gestos fundamentais para a denúncia da violência? Como contornar a velocidade anestesiante do fluxo de imagens disseminadas pelos diferentes media? Tentar-se-á perceber o impacto de assistir à guerra ao vivo, quais as narrativas que se equilibram entre o relato fidedigno e o contacto com histórias de vida devastadas e como comenta a política a prática do poder, e como se esboça a sua natureza e exercício à luz da última década.


16/02/2023

17.00-19.00

9€ (bilhete de entrada no museu)

17.00 – Visita orientada com Hugo Barata e Júlio Alves
18.00 – Mesa-redonda com Hugo Barata, José Bragança de Miranda, José Mateus, Júlio Alves, Iryna Shev, Sérgio Sousa Pinto e moderação de Maria Teresa Cruz.


Maria Teresa Cruz é doutorada em Comunicação e Artes, professora associada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH). Ensina nas áreas da Teoria da Imagem e Estética dos Media e é investigadora de Grupo de cultura Media e Artes do ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA FCSH. Fundou e dirigiu a revista Interact – Arte, Cultura e Tecnologia e tem coordenado diversos projetos no âmbito da cultura, das artes contemporâneas e do património, com ênfase nos media digitais e em práticas participativas. Autora de A Modernidade Estética (2020), Media Theory and Cultural Technologies (org.,2017) e Novos Media – Novas Práticas (org., 2011).


José Mateus é licenciado em Arquitetura pela FAUTL e fundou com Nuno Mateus o atelier ARX Portugal (1991) cujo trabalho tem merecido diversas distinções, a nível nacional e internacional, nomeadamente prémios, publicações e exposições. É associado e presidente executivo da Direção da Trienal de Arquitetura de Lisboa. Integra o Conselho Diretivo do Centro Cultural de Belém. É vogal da Direção e associado do Instituto Lusíada de Cultura. Foi vice-presidente do Conselho Directivo Regional Sul da Ordem dos Arquitetos (2005–2007) e presidente da Assembleia Regional Sul (2008–2010). Conferencista e membro de júris em diversos países, entre os quais o Júri do Prémio de Arquitetura da Bienal de São Paulo (2003), e integra o Experts Board do European Prize for Urban Public Space.


José A. Bragança de Miranda é doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, com agregação em Teoria da Cultura na mesma Universidade. Atualmente é Professor Catedrático da Universidade Lusófona, investigador do Cicant e colaborador do  ICnova (UNL). Foi diretor da ECATI – Escola de Ciências da Comunicação. Arquitectura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona. Tem lecionado nas áreas da Teoria da Cultura e Artes Contemporâneas, da Teoria dos Media e Estética Digital. Autor de inúmeros ensaios e intervenções nas mais diversas áreas da cultura contemporânea, destacam-se os livros Analítica da Actualidade, Política e Modernidade; Traços. Ensaios sobre a Cultura Contemporânea; Teoria da Cultura, Síntese; Albuquerque Mendes ou o Ardor da Arte, Queda Sem Fim; Envios. Uma experimentação filosófica nos Blogues; Corpo e Imagem; e Jorge Molder. O seu livro Constelações: Ensaios sobre Técnica e Cultura na Contemporaneidade tem lançamento previsto para fevereiro de 2023. Atualmente desempenha as funções de Reitor da Universidade Lusófona.


Sérgio Sousa Pinto frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Mais tarde, estudou no Institut Saint-Luc e a École Nationale Supérieure des Arts Visuels (ENSAV), em Bruxelas. Foi Secretário-Geral da Juventude Socialista e membro do Conselho Nacional do Partido Socialista. Foi Deputado ao Parlamento Europeu e, neste âmbito, foi chefe da delegação do Parlamento Europeu para as Relações com o Mercosul. Atualmente, preside à Assembleia Municipal de Sintra e lidera, desde 2014, a Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas da Assembleia da República. Foi coautor, com Mário Soares, do livro Diálogo de Gerações, e mais recentemente, publicou o livro de crónicas República à Deriva. Tem participado em diversos programas radiofónicos e televisivos, sendo presentemente comentador residente da CNN.


Hugo Barata é artista plástico, expõe e faz curadoria independente desde 2000. É professor e mediador cultural, cruzando a prática artística, a curadoria e a educação. Doutorado em Arte dos Media pela Universidade Lusófona, exerce aí a atividade de docente nas licenciaturas de Design de Comunicação e Comunicação Aplicada, e nos mestrados de Ensino de Artes Visuais e Design de Jogos e Média Jogáveis. É ainda investigador colaborador do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT). Dos seus projetos recentes destacam-se Constelações I, II, III (com Ana Rito, Museu Coleção Berardo, 2019–2021), Nella Cohorte di De Chirico (com António Olaio, Colégio das Artes, 2021) e Eating the Table (com Luís Alegre, Colégio das Artes, 2022).


Júlio Alves é realizador. A sua filmografia consiste em 18 filmes divididos entre ficção, documental e experimental. Da sua filmografia mais recente destacam-se Diálogo de Sombras (2021), Arte de Morrer Longe (2020), Chantal + Pedro (2020), Sacavém (2019). Todos os seus filmes tiveram estreia nacional e internacional. Realizou ainda filmes publicitários em diferentes mercados europeus. Doutorado em Ciências da Comunicação e mestre em Estudos Cinematográficos, é docente da Universidade Lusófona nas licenciaturas de Cinema e Artes dos Media e Fotografia, e no mestrado Estudos Cinematográficos. É também membro do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT).

Diálogos 24 Лютого 2022 Року

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

Diálogos 24 Лютого 2022 Року
Diálogos 24 Лютого 2022 Року
Diálogos 24 Лютого 2022 Року
Diálogos 24 Лютого 2022 Року
Diálogos 24 Лютого 2022 Року
Diálogos 24 Лютого 2022 Року
Diálogos 24 Лютого 2022 Року
Diálogos 24 Лютого 2022 Року

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile