
O ICNOVA e a LIACOM oganizam a 1ª Conferência Ibero-Americana de Publicidade: Publicidade (Re)imaginada: Desafios, Transformações e Perspetivas. Dia 6 de Outubro, na Casa da América Latina em Lisboa. A inscrição para assistir é gratuita e limitada até ao dia 26 de setembro.
Com as gigantescas mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas, fruto da globalização, da melhoria generalizada das condições de vida, do maior acesso aos produtos e, fundamentalmente, do aparecimento, crescimento e disseminação sem precedentes das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), também a comunicação de marketing, ou comunicação comercial, espelho da realidade social onde se insere, mudou radicalmente. Novos formatos, novas temáticas, novas narrativas, novos meios, novas causas, são a nova realidade publicitária mundial. Este é o ponto de partida para a 1ª Conferência Ibero-Americana de Publicidade que visa abordar as verosimilhanças específicas das várias dinâmicas locais, mas dentro de uma área maior que é o espaço Ibero-Americano.
Assistimos hoje à consolidação de um novo patamar de evolução da espécie humana, a que Lipovetsky (2010) apelidou de Homo Ecranis, devido um número crescente de horas passadas em frente a ecrãs, com especial relevo para os telemóveis; a uma inacreditável quantidade de conteúdos gerados pelos próprios utilizadores, denominado UGC (do inglês User Generated Content); à proliferação dos sítios sociais de partilha e entretenimento, também chamados de SNS (do inglês Social Network Sites); à melhoria permanente do conforto dos nossos lares; a um aumento sem precedentes do número de viajantes; ao cancel culture; aos renascimento dos movimentos activistas; ao surgimento de relações cada vez mais líquidas (Bauman, 2001), a um intrincado complexo de ligações em rede (Van Dick, 1991; Castells, 1996) que tudo abraça e controla; e, finalmente, à explosão da inteligência artificial como a “next big thing“. E como é que a Publicidade, enquanto referência social, mas também símbolo cultural (na interpretação de Adorno e Horkheimer), se revê, se posiciona, e se adapta perante esta nova realidade?
Esta é, pois, a principal razão para a realização desta Conferência agora. Para registar e analisar as mudanças que estão a acontecer precisamente neste momento, pois como afirmou sabiamente o pai da Psicologia Social, Kurt Lewin, o melhor momento para se estudar um fenómeno é quando o mesmo está em processo de mudança, pois é quando uma entidade está em movimento e alteração que sua dinâmica se revela mais claramente.
Conferência Ibero-Americana de Publicidade 2025
Publicidade (Re)imaginada: Desafios, Transformações e Perspetivas
6 OUT | Casa da América Latina, Lisboa (Av. da Índia 110, 1300-300 Lisboa)
INSCRIÇÕES ABERTAS até ao dia 26 de setembro
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