
A Fundação Amélia de Mello apresenta no dia 7 de novembro, terça-feira, no CCB, uma obra de Eduardo Cintra Torres. Especialistas do setor publicitário juntam-se à conferência para uma mesa redonda.
Criativos, gestores e académicos são desafiados pela FAM – Fundação Amélia de Mello a refletir sobre o setor publicitário, na conferência “A História e o Futuro da Publicidade”.
O encontro pretende estabelecer uma ponte entre o passado e o futuro, numa mesa redonda que contará com a reitora da Universidade Europeia e Chief Academic Officer da Ensilis, Hélia Gonçalves Pereira; o consultor independente de branding e communications Pedro Bidarra; o Head of Digital da Media Capital, Ricardo Tomé; o fundador e diretor criativo da JUDAS, Vasco Thomaz; e a moderação da jornalista e diretora do +M ECO, Carla Borges Ferreira.
Na abertura, estará presente o Vice-presidente da FAM, Manuel Alfredo de Mello, seguindo-se a apresentação da obra – que se divide em dois volumes, um de texto e outro com ilustrações – sobre a história da publicidade em Portugal, de autoria do professor e jornalista Eduardo Cintra Torres, que cobre o período da Idade Média até ao final do primeiro quartel do século XXI. O caso de estudo é o antigo Grupo CUF, «dado o seu enorme historial empresarial de diversidade de áreas de negócio e de utilização das mais modernas ferramentas de comunicação comercial». Já a parte ilustrada, acompanha a mesma cronologia exclusivamente em imagens, com legendas explicativas. O volume reúne mais de 700 imagens, do século XIV a 2023, num esforço de apresentação visual da atividade publicitária na sua ampla diversidade.
A investigação de Eduardo Cintra Torres insere-se no contexto da coleção de investigações que a FAM tem vindo a apoiar, no âmbito de um conjunto de iniciativas muito vastas e diversificadas, a propósito dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva. «As comemorações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva serviram para apoiar diversas universidades portuguesas e os seus investigadores para realização de trabalhos científicos, sobre temáticas que entenderam ser mais relevantes e sempre com uma perspetiva de futuro», destaca o presidente da FAM, Vasco de Mello.
Foram, assim, apoiadas universidades portuguesas e os seus investigadores na realização de trabalhos científicos, sobre as temáticas que consideraram ser relevantes e com uma perspetiva de futuro. As obras procuram, também, trazer informação sobre o que foi o Grupo CUF, bem como as empresas que lhe sucederam após a nacionalização, em 1975, e que continuam a cumprir até ao presente.
A conferência decorre dia 7 de novembro às 18h no Centro Cultural de Belém. Confirma a tua presença para o email info@fundacaoameliademello.org.pt