A COLINA DAS ARTES está de volta à freguesia de São Vicente, em Lisboa, entre 6 e 14 de Setembro, com uma programação inteiramente gratuita que inclui concertos, cinema, exposições e teatro para toda a família. Esta é a terceira e a maior edição do evento que se divide por vários espaços dos bairros da Graça e São Vicente de Fora, uma das zonas mais históricas da cidade.
Entre os destaques estão os concertos de Sara Correia no Patriarcado de Lisboa (11 de setembro), Sérgio Godinho e Gisela João, ambos nos Claustros do Convento da Graça, (13 e 14 de setembro respetivamente).
Para celebrar os 50 anos do 25 de Abril, a COLINA DAS ARTES convidou 20 ilustradores a criar uma ilustração sobre o tema da Liberdade, criando um circuito de exposição nas montras do comércio local durante estes dias de programação.
A par disso, poderá ser visitada no Mercado de Santa Clara, entre os dias 7 e 14, a exposição “Subway Life”, do artista António Jorge Gonçalves, que começou há mais de 25 anos a desenhar pessoas sentadas em carruagens de diversos metros espalhados pelo mundo, incluindo o de Lisboa. O projeto deu origem a um livro, que foi reeditado pelo autor em 2024, e a esta exposição em que os desenhos foram ampliados à escala humana, o que permite uma experiência mais imersiva.
Alicerçada na premissa da diversidade cultural, que é uma marca genética da cidade de Lisboa e da vibrante freguesia de São Vicente, a COLINA DAS ARTES vai vestir as ruas e locais emblemáticos da Graça e de São Vicente de Fora. Dedicado a todos os que habitam e visitam a Freguesia de São Vicente, este é um evento que recusa fronteiras, apostando na diversidade cultural, nos múltiplos usos dos espaços partilhados e no cruzamento e diálogo entre públicos, comunidades e gerações.
A COLINA DAS ARTES é um evento promovido e organizado pela Junta de Freguesia de São Vicente e desenhado, programado e produzido pela Produtores Associados.