Candidaturas de texto para a 10ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce
9 de Fevereiro de 2023

Estão abertas as candidaturas para a categoria de texto para a 10ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, o maior prémio de literatura infantil em Portugal, com um valor total de 50 mil euros. Os autores podem inscrever-se até 23 de março, sendo o texto vencedor revelado a 22 de maio.

O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce tem como principal missão a promoção da literatura infantil, distinguindo em duas fases um autor e um ilustrador que nunca tenham publicado o seu trabalho com fins comerciais. A iniciativa, que há nove anos premeia novos talentos na área da literatura e ilustração, visa estimular a criatividade e o gosto dos mais novos pela leitura e democratizar o acesso aos livros, mediante o desenvolvimento de conteúdos acessíveis e de qualidade.

Assinalando este ano a sua 10.ª Edição, é o maior prémio de literatura infantil nacional, contando com nove títulos publicados e 18 novos talentos revelados nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração, que se traduziram em mais de 156 mil livros com o selo Prémio de Literatura Infantil, lidos por milhares de crianças.

Candidaturas de texto: 9 de fevereiro - 23 de março

Anúncio do vencedor de texto: 22 de maio

Candidaturas de ilustração: 23 de maio - 29 de junho

Anúncio do vencedor de ilustração: 25 de julho

Lançamento do livro: novembro

Júri de Texto

Júri de Ilustração

Consulta o regulamento

Candidata-te aqui

A promoção da literacia infantil insere-se num dos eixos de Responsabilidade Social do Pingo Doce, que há mais de uma década desenvolve conteúdos de qualidade acessíveis a todos, contando com mais de 480 títulos exclusivos lançados e mais de dois milhões de livros entregues às famílias portuguesas.