24 de Janeiro de 2024
Candidaturas abertas para a 10ª edição do GUIÕES.

Candidaturas abertas para a 10ª edição do Festival!

Serão seleccionados 5 finalistas em cada uma das Competições (Longas e Pilotos de Séries) para participação no festival. O objectivo é conectar os roteiristas com produtoras e distribuidoras de Países de Língua Portuguesa. Serão atribuídos prémios a cada vencedor das respectivas categorias.

COMPETIÇÃO – LONGAS

*direccionada para roteiristas que procuram produtoras/distribuidoras

Guião/Roteiro de Longa-Metragem (duração igual ou superior a 50 páginas A4)

COMPETIÇÃO – PILOTOS DE SÉRIES

*direccionada para roteiristas que procuram produtoras/distribuidoras

Guião/Roteiro de Piloto de Série (duração igual ou superior a 20 páginas A4); apenas o roteiro do piloto será avaliado (bíblias ou sinopses da série não serão consideradas)

PT CO-PROD

*direccionada para produtoras com projetos em desenvolvimento e/ou pós-produção/finalização que procuram agentes de vendas, programadores, distribuidores ou co-produtores internacionais

Projeto de Longa-Metragem ou Projeto de Série em fase de desenvolvimento ou pós-produção (work in progress)

PRAZOS E TAXAS DE INSCRIÇÃO

COMPETIÇÕES LONGAS E PILOTOS DE SÉRIES

Prazo único (até 29 de Fevereiro 2024) = 50€

Prazo único com Feedback (até 29 de Fevereiro 2024) = 150€

PT CO-PROD

Prazo Único (até 30 de Junho 2024) = 25€

Para o PT CO-PROD deverá apresentar o projecto completo: incluindo sinopse, biofilmografia do/a roteirista/diretor/a e produtor/a, plano de financiamento, moodboard e, para os projetos em pós-produção/finalização, um vídeo-pitch ou teaser até 5 minutos com imagens do filme.

Sabe mais.

O GUIÕES nasceu em 2014 para ajudar a resolver três problemas:

1. Os baixos índices de criação e de produção cinematográfica em Língua Portuguesa (considerando que se trata da 5ª língua mais falada no mundo);

2. A dificuldade que talentosos guionistas/roteiristas de Língua Portuguesa encontram para conseguir chegar a agentes, produtores, realizadores e investidores;

3. As queixas que agentes, produtores, realizadores e investidores fazem da dificuldade em arranjar guiões/roteiros com potencial, quando normalmente eles próprios não aceitam/lêem submissões de guiões/roteiros não solicitados.

Posto isto, é principal objectivo do GUIÕES estabelecer-se anualmente como um essencial ponto de contacto entre os guionistas/roteiristas/criadores cinematográficos de Língua Portuguesa e os produtores, realizadores, distribuidores e demais profissionais que poderão dar sequência ao material criado.

Empregando esforços diversos na conexão do polo criativo que deriva do festival com decision-makers e profissionais da indústria internacional, o GUIÕES afirma-se cada vez mais como uma incontornável janela do cinema e do audiovisual em Língua Portuguesa para o mundo.