11 de Março de 2023
Arquitetura e Arte nos Jardins de Lisboa

O Efeito de Estufa propõe um programa interdisciplinar em que a arquitetura, a arte e a paisagem natural da cidade de Lisboa convergem à reflexão sobre os desafios ambientais do presente e à imaginação de novos modelos sustentáveis de vivência coletiva no futuro.

Três espaços verdes únicos da cidade tornam-se recintos para a instalação de três estruturas efémeras concebidas por ateliers de arquitetura e onde seis artistas visuais, performáticos e sonoros irão desenvolver as suas propostas. Haverá performances, workshops e visitas guiadas, tudo isto a acontecer na Estufa Fria de Lisboa, no Parque Botânico do Monteiro-Mor e nos jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta.

De 11 a 26 de março, há muito para descobrir!

O Efeito de Estufa, projeto do festival Jardins Abertos, convida todos à participação neste diálogo entre natureza, arquitetos e artistas e à descoberta destas “estufas” de ideias e reflexões potencialmente transformadoras para um futuro mais verde.

Entre espaços patrimoniais, culturais e naturais, o Efeito de Estufa decorre ao longo de três fins de semana em Lisboa.