19 de Junho de 2024
A Torre das Amoreiras

A partir de A Torre de la Défense de Copi e Casa de Bonecas de Henrik Ibsen, Bernardo Beja encena um espectáculo que se centra no encontro de um casal gay, uma burguesa e a sua filha, uma lésbica, um árabe e uma gaivota, num apartamento no bairro das Amoreiras, a 31 de Dezembro de 1976.

Um encontro entre um casal gay, uma vizinha em ácidos, uma lésbica, um árabe e uma gaivota, num apartamento no bairro das Amoreiras, a 31 de Dezembro de 1976. É esta a proposta de Bernardo Beja no espetáculo A Torre das Amoreiras que estreia no dia 19 de junho na Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.

Na peça, Bernardo Beja destaca o prólogo, que no fundo “é uma prolepse da cena em que o espetáculo muda radicalmente de tom; a meia-noite da passagem de ano”. “Num momento histórico fraturante para Portugal, esta adaptação propõe-se a repensar o papel das minorias 50 anos depois do 25 de Abril. Depois dos movimentos sociais dos anos 70 e 80, absorvidas determinadas minorias na hegemonia, vemos novamente uma esterilização das camadas sociais”, defende o encenador. “A sociedade está a perder a capacidade de se questionar, de se rir de si própria, de se transformar. E volta a impor no outro o medo. Mais uma vez. Um dos principais aspetos deste espetáculo é a forma de ultrapassar todos os limites; de levar os personagens, e mesmo a máquina teatral, aos seus limites”, remata. A música original é de Steven Gillon, compositor e sócio do Clube.

O espetáculo estreia no dia 19 de junho, na Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. Está em cena até dia 30 todas as quartas e sábados às 21h30 e domingos às 17h.

19 a 30 de Junho na CPBC - Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo

Morada: Marvila Rua do Açúcar 31, 1950-006 Lisboa

Reservas e mais informações:

Rita Capelo | ritammcapelo@gmail.com

Maiores de 16 anos

Este projecto conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.

📸 @franciscocmelim