845 Arquiteturas Film Festival está de regresso
845 Arquiteturas Film Festival está de regresso
1 de Junho de 2021
Arquiteturas Film Festival está de regresso

A 8ª edição do festival, cujo tema é “Bodies Out of Space”, é uma excursão sobre a construção social do espaço conectado a um fio que circula dentro das suas próprias narrativas de dominação. 

Narrativas também sobre identidade que, muitas vezes, é retirada ou forçada a representar o nosso corpo. Contra algumas suposições atuais, vemos este paradigma percetivo — um epítome da visão de nossos tempos — como fundamentalmente social, espacial e corporal. Nasce, a partir desta reflexão, uma vontade de pensar ativamente sobre a nossa responsabilidade como espetadores, enquanto percorremos este labirinto de desigualdades como descendentes diretos da exploração do espaço e dos corpos.


No Arquiteturas Film Festival, procura-se representar, a cada edição, documentários, ficções, animações e filmes experimentais com relevância para a divulgação da arquitetura portuguesa contemporânea, ao nível nacional e internacional. A edição de 2021 não é diferente, tendo sido dividida em três pilares distintos: na seleção oficial, na programação de competição e na programação do país convidado. 


Como também já é habitual, todos os anos o Arquiteturas Film Festival procura um ponto de foco sobre o qual desenvolve e explora a sua programação. Este ano, o festival está de olhos postos na produção cinematográfica saída de Angola, onde a confluência de tempos e regimes é visível na sua arquitetura e na sua memória coletiva. As vozes do cinema angolano, que se tornam cada vez mais sonantes, têm a curadoria da jornalista, escritora e produtora Marta Lança (BUALA).


No dia 1 de junho, o arranque do festival dá-se com o filme “Para Lá dos Meus Passos”, da dupla Kamy Lara e Paula Agostinho.Nesta narrativa, cinco bailarinos de diferentes regiões angolanas exploram os conceitos de tradição, cultura, memória e identidade, refletindo sobre o papel destes pilares na sua imagem e nas suas vidas. 


Destaca-se, também, a estreia em sala do filme português “Body-Buildings”, realizado por Henrique Pina. Um encontro entre dança, arquitetura e cinema, “Body-Buildings” apresenta seis retratos coreográficos em seis locais portugueses distintos, numa fusão de conceitos e até de identidades. Se no trabalho coreográfico conta com os nomes de Tânia Carvalho, Vera Mantero, Victor Hugo Pontes, Jonas&Lander, Olga Roriz e Paulo Ribeiro, na vertente da arquitetura conta com a participação de Eduardo Souto Moura, Aires Mateus, Álvaro Siza, João Luís Carrilho da Graça, João Mendes Ribeiro, Menos é Mais Arquitectos e Paulo David. Em 2021, esta longa-metragem conquistou o prémio de Oustanding Achievement no americano Dance Camera West.


O Arquiteturas Film Festival apresenta, ao todo, 36 filmes divididos em 22 sessões, de países como Portugal, Itália, Israel, Alemanha, França, Bélgica, Países Baixos, Polónia, Ucrânia e Canadá. A programação completa será revelada em breve. 


A propósito da programação de competição, também já se conhecem os jurados que irão premiar os demais filmes nas categorias dePrémio Novos Talentos, Melhor Ficção, Melhor Filme Experimental e Prémio do Público. São eles a antropóloga visual Inês Ponte, a artista plástica Fernanda Fragateiro, a realizadora Fernanda Polacow, o realizador Richard John Seymour e o arquiteto e fundador da Galeria Antecâmara, Pedro Campos Costa.


E porque nem só de filmes vive o festival, os visitantes poderão assistir ao Ciclo de Debates África Habitat no café do Cinema São Jorge, organizado em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Além deste, em simultâneo estarão expostas instalações dos artistas angolanos Lino Damião e Nelo Teixeira. Durante o festival, decorre, ainda, uma exposição sobre os cineteatros de Angola organizada pelo arquiteto Afonso Quintã, que inclui material documental original do icónico Cine-estúdio do Namibe (1973-74) projetado pelo arquiteto José Botelho Pereira. 


O Arquiteturas Film Festival é concebido pela Do You Mean Architecture e pelo projeto portuense INSTITUTO, numa co-produção celebrada com a EGEAC e o Cinema São Jorge. A produção do festival conta ainda com parceiros como a Ordem dos Arquitetos de Lisboa e Vale do Tejo, o projeto África Habitat, sediado na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e o Instituto Cultural Romeno. É também apoiado pela Embaixada de Angola. 


1 JUN  a 6 JUN

Cinema S. Jorge

Av da Liberdade, 175, 1250-141 Lisboa


845 Arquiteturas Film Festival está de regresso

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

845 Arquiteturas Film Festival está de regresso
845 Arquiteturas Film Festival está de regresso
845 Arquiteturas Film Festival está de regresso
845 Arquiteturas Film Festival está de regresso
845 Arquiteturas Film Festival está de regresso
845 Arquiteturas Film Festival está de regresso
845 Arquiteturas Film Festival está de regresso
845 Arquiteturas Film Festival está de regresso

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile