
“Too much light in the dark”
É uma narrativa pessoal, de metáforas sensoriais experimentadas sobre a perturbação do sono.
No dia 9 de setembro a partir das 17 horas, a Galeria NAVE apresenta o mais recente trabalho de Susana Rocha com a série 'TOO MUCH LIGHT IN THE DARK', que estará patente até 23 de outubro de 2021.
Esta é a sua primeira exposição individual na galeria, quem iniciou recentemente a representação do seu trabalho, e com quem está a desenvolver uma série de projectos nacionais e internacionais.
A investigação metodológica é uma constante na obra artística de Susana Rocha.
Paralelamente ao conceito abordado pela artista sobre a perturbação do sono, as obras transbordam a plasticidade do campo de batalha em que a disputa é solitária – mesmo numa partilha física do sono - e que antecede a inactividade do corpo e da mente, colocando-nos num estado de vigília semiconsciente, em que as características espaciais em conjugação com a actividade onírica, contribuem para uma alteração do pórtico do sono.
“O homem, na sua dignidade, regressa a casa para o sem-resposta”.
Steiner, George – Heidegger, 1990

“Unfinished Cicle”, 2021
Néon
60 cm diâmetro

“Pillow Talk”, 2021
Acrílico sobre tecido
Dimensões variáveis (60 x 70-80 x 2 cm).
SOBRE A ARTISTA SUSANA ROCHA
Susana Rocha (Braga, 1988) vive e trabalha em Lisboa desde 2006.
Licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2010), e é Mestre em Pintura (2012) pela mesma Faculdade. É Mestre em Ensino de Artes Visuais pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2013) e Doutorada em Belas-Artes (2020) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Fundou a DUPLEX em 2019, onde é directora artística e desenvolve projectos curatoriais, dirigindo e produzindo a programação da galeria DUPLEX e o Programa de Residências Internacionais.
Colabora como investigadora académica com o Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes da Universidade de Lisboa, desde 2012, com inúmeros artigos publicados em revistas e publicações nacionais e internacionais. É professora adjunta convidada do Politécnico de Lisboa desde 2020.
Expõe regularmente desde 2012 em Portugal, no Brasil, nos Estados Unidos, em França, na Islândia e em Itália.

'TOO MUCH LIGHT IN THE DARK' de Susana Rocha
9.09 __ 23.10.2021
Curadoria, Mercedes Cerón .