Já temos datas para o 24º Festival CCP 2022, o tão esperado evento anual que premeia o melhor da Publicidade Nacional.
“Teremos sempre Marte” é o tema do 24º Festival CCP e da 9ª Semana Criativa de Lisboa
Na próxima edição do Festival do CCP, que se realiza entre 28 de junho e 7 de julho de 2022, a direção Clube propõe uma reflexão sobre o papel da criatividade, das marcas e da comunicação em tempos convulsos como os de hoje.
24º Festival CCP abre inscrições ate 7 de junho.
inscrições no 24º Festival
Na próxima edição do Festival do CCP, que se realiza entre 28 de junho e 7 de julho de 2022, a direção Clube propõe uma reflexão sobre o papel da criatividade, das marcas e da comunicação em tempos convulsos como os de hoje.
"Teremos sempre Marte" é o tema, uma chamada de atenção para a necessidade de imaginarmos e criarmos o futuro que queremos.
"Muito se fala nos milhões investidos por Musk e Bezos em viagens interplanetárias quando há tantos problemas por resolver na Terra. Basta olhar para 2022: pandemia, guerra, refugiados, desigualdades, fome, escassez de recursos e os desafios da sustentabilidade a sobrevoar todos eles.
Mas a verdade é que a tecnologia nasceu para resolver problemas, ou assim foi desde que descobrimos como fazer fogo.
E agora? Será que a tecnologia vai ser capaz de nos salvar de uma guerra nuclear ou da crise climática?
São o metaverso e a web 3.0 uma solução para um problema real ou são só mais uma viagem de escape a outro planeta?
Enquanto criativos na Europa do século XXI, acreditamos que só os valores humanistas, a comunicação e o entendimento do outro poderão encontrar soluções para os problemas complexos que vivemos. E a tecnologia pode ajudar-nos nessa tarefa.
Mas também acreditamos que este é o momento de perguntar: que papel ocupam as marcas nesta visão do futuro que todos os dias está a ser construída? Onde fica o ativismo? Serão as marcas verdadeiros atores sociais ou, quando decidem boicotar um país invasor ou falar de uma iniciativa verde, estarão apenas a querer lavar a sua imagem?
Caminhará o mundo para uma nova cortina de ferro? Uma era pós-globalização? E que papel terão aí as marcas e a comunicação?
O que é a verdade e a pós-verdade? O que é propaganda e o que é publicidade?
Nunca foi tão relevante estabelecer estas fronteiras e lutar por uma ética forte na profissão, nunca foi tão importante termos claros os valores segundo os quais atuamos.
Mas também nunca foi tão importante sonhar e imaginar.
Nesta Semana Criativa de Lisboa, faremos muitas perguntas, enquanto criativos de marcas, publicitários, designers e comunicadores, e procuraremos algumas respostas. Só assim nos entenderemos, acreditamos.
Caso contrário, teremos sempre Marte.”
Nesta 24.ª edição do Festival, a Direção do Clube apresenta uma programação com a Gala e a entrega de prémios a realizarem-se de novo presencialmente, demarcando-se assim de dois anos de confinamento onde os eventos se realizaram online.
PRINCIPAIS
NOVIDADES NO REGULAMENTO
As grandes novidades do Festival de 2022 acontecem nas categorias e
sub-categorias digitais. Por um lado, a categoria de Publicidade passa a contar
com sub-categorias de publicidade digital, e a categoria Digital passa a
focar-se em design digital, inovação e social media, de forma a reflectir a
evolução constante deste mercado.
Há também uma nova categoria profissional nas fichas
técnicas: o Social Media Manager. O Clube passa agora a premiar 29 cargos profissionais no
seu Ranking Nacional de Criatividade, que será revelado no final de 2022.
O Regulamento completo já está disponível para consulta.
DESCONTOS
Além do desconto early bird até 27 de Abril, os sócios do CCP recebem um desconto adicional de 5%.
As entidades que têm até cinco trabalhadores usufruem de 50% de desconto imediato
adicional, sendo o desconto para sócios de 2,5% nesse caso. Para a aplicação deste desconto, devem assinalar na innscrição que são freelancers ou empresas Indie.
VEICULAÇÃO
Todos os trabalhos inscritos têm de ter sido veiculados até às 18h de 7 de junho de 2022.
A direção recorda que
o processo de inscrição é da responsabilidade da entidade que submete os trabalhos, e que a
organização está disponível para esclarecer todas as dúvidas através do
número 915 195 910.
Este ano, o concurso utiliza novamente a plataforma online da Alpha Awards, que permite alterar ou completar as submissões até ao último dia.
O festival volta a
contar com o apoio da BDO, que audita e acompanha o concurso desde a sua primeira edição.
DATAS IMPORTANTES
24 março a 27 até abril: desconto de 10% Early
Bird
28 de abril a 7 de junho: inscrições com valor tabela
24 junho: prazo para entrega de
peças físicas
10 a 22 de junho: votação online
28, 29 e 30 de junho: votação presencial
7 de julho: gala de apresentação de prémios
O tema da Semana
Criativa de Lisboa 2022, bem como os presidentes de júri e os
seus jurados serão revelado em breve,
O Festival decorrerá no espaço Atmosferas da escola ETIC, em Lisboa em formato presencial, caso a evolução da pandemia da Covid-19 permita.