
Criolidade é ensinar e aprender ao mesmo tempo. É crescer. Todos os meses, a partir de um exercício criativo feito em conjunto, artistas partilham ideias, dicas e insights sobre as suas artes, o seu processo criativo e a aprendizagem que surge quando se cruzam.
lisboacriola.pt/Os Workshops estão acessíveis gratuitamente e para todos no site lisboacriola.pt., na área da Academia Criola - um lugar de partilha de conhecimento plural e abrangente. Este primeiro mês de Julho, contou já com um Workshop sobre o tema “Comunicação”, protagonizado por dois talentosos artistas, ambos cosmopolitas e criolos: Jani Zhao - atriz portuguesa de ascendência chinesa e Welket Bungué, ator e realizador português, de origem guineense. A obra conjunta dos dois artistas será libertada no site, e já está aberto o primeiro Challenge Criativo, cujas informações estão disponíveis em lisboacriola.pt e com inscrições até 31 de Agosto.
Esta é a base do programa mensal do projeto co-organizado com a CML, que se repete todos os meses. Batukadeiras X+Sam The Kid; Alexandra Moura+Daryan Dornelles; Paulo Flores+Marfox; NKOTB+Jeny Sulemange; Sara Correia+Tony Cassanelli são as duplas convidadas até Dezembro, que irão protagonizar os encontros seguintes.“Mais do que influências, pretendemos celebrar e promover confluências.
Academia Criola, um programa de formação online onde 12 artistas se juntam 2 a 2, trocam influências e irão passar o seu conhecimento ao público, num workshop digital acessível a todos, onde praticamos a mistura e nos aproximamos de diferentes pontos de vista e realidades. Desse workshop irá resultar uma obra conjunta feita a meias pelos dois artistas, uma materialização da Criolidade.
- De Julho a Dezembro.
- 12 artistas.
- 6 obras.
- 6 workshops.
- 6 mini-docs.
- Poesia, notícias, crónicas e muito mais.
Workshop 01
Jani Zhao x Welket Bungué
Comunicar, improvisar e empatizar. A comunicação faz parte da representação. Como comunicar uma ideia? Por onde começar? Como é que a diferença nos ajuda a comunicar melhor? Qual a importância da mistura - em palco, com a audiência, mas acima de tudo, com as pessoas - no nosso papel? Estas e outras partilhas neste primeiro Workshop Lisboa Criola.