
O 12X12 é um festival de artes plásticas com uma programação anual que tem como objetivo dar lugar e promover os novos artistas, rompendo a rede dos mercados e curadorias de arte já estabelecidos. Este ano o festival decorre nos dias 7, 8, 9 e 10 de dezembro 2023, no Mercado de Santa Clara, em Lisboa, com uma programação de exposições, concertos e performances.
A exposição 12X12 parte de uma base de igualdade em que todas as obras expostas são criadas num formato comum, o quadrado. O quadrado é assim a forma mágica definida para as obras do 12x12 2023. Referenciado por Pitágoras como a representação da perfeição, definido por Malevitch como o “zero das formas”, o quadrado proporciona uma infinidade de imagens no seu espaço equilibrado e fechado.
Cada artista participante pode produzir as suas obras sobre papel ou tela cartonada, tendo a liberdade de escolher o tamanho do seu quadrado. Cada um poderá apresentar no máximo 12 obras, não excedendo os 50x50cm.
O 12x12 Festival é destinado ao público em geral, permitindo o acesso direto aos conceitos e obras dos artistas. Os artistas dispõem-se a falar dos seus trabalhos, participando em debates e apresentações da sua obra.
Os jovens artistas veem uma oportunidade de mostrar o seu trabalho em confronto com os outros, sem preferências nem lugares de eleição, o que resulta num grande estímulo para a execução de um trabalho cuidado e empenhado. A crítica e o confronto entre os artistas partindo em pé de igualdade, é uma forma de cada um dar o seu melhor produzindo especificamente as obras para o 12x12 Festival. O valor da arte é assim apenas o valor da escolha, a preferência do gosto, o resultado da apreciação.
A programação musical inclui quatro apresentações interpretadas por jovens músicos, em parceria com a Escola Profissional da Orquestra Metropolitana de Lisboa, além de outros concertos que iremos anunciar brevemente.
O 12x12 não tem fins lucrativos e não conta com qualquer apoio financeiro para a sua produção. Esta exposição é concretizada todos os anos com o trabalho voluntário dos artistas que se disponibilizam para tal, e conta com o apoio logístico da Junta de Freguesia de São Vicente que disponibiliza o Mercado de Santa Clara e parte da produção que viabiliza o projeto.
HORÁRIO
Dia 7: das 19h às 23h
Dia 8: das 15h às 23h
Dia 9: das 15h às 23h
Dia 10: das 15h às 20h
A entrada é livre.
INAUGURAÇÃO
No dia 7 de dezembro, às 19h, haverá uma sessão de desenho pelo Lisbon drawing club, durante duas horas, com desenho de modelo ao vivo. Nota: Aconselha-se que venhas bem agasalhado!
Inscrições abertas através do link.
Pelas 22h, o guitarrista, finger-picker e etnomusicologista Peter Wood (aka Pedro Madeira) vem mostrar o seu projeto a solo.
Acompanha a programação no instagram do Festival.
