
Data
Tipo de Evento
Local
Participantes

Nome e Signo
Rita Salvado, mais conhecida no meio publicitário como Diretora Criativa Executiva da McCann Lisbon, é também investigadora no Centro de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa, onde desenvolve a sua tese de doutoramento na área da publicidade humanista.
Com um particular interesse pela atuação da publicidade a favor do bem, Rita contribui regularmente com o seu trabalho na criação de campanhas para causas sociais como a Liga Portuguesa contra a SIDA, APAV (violência doméstica), os Leigos para o Desenvolvimento (educação), CAPITI (crianças e jovens), JRS (emigrantes e refugiados) ou CITE (igualdade salarial).
Responsável pela comunicação de grandes marcas nacionais e internacionais como L'Oréal, Credibom, Oliveira da Serra, Fula, Vigor ou Opel, Rita também já trabalhou Mercedes, ANA Aeroportos, Galp, Auchan, Novo Banco, entre outras, nas várias agências por onde passou ao longo da sua carreira como, por exemplo, a BBDO.
É do cruzamento do seu conhecimento prático com o de investigação que surge este workshop onde Rita nos convida a questionar, refletir e procurar soluções para uma prática publicitária das marcas comerciais cada vez mais humanista.
Conceitos como communication responsable, greenwashing, storydoing ou goodvertising são afluentes que alimentam um rio maior, o de uma nova forma de pensar e fazer publicidade comercial: a humanista.
Uma abordagem desenhada por Rita Salvado, que estabelece as linhas orientadoras para a prática de uma publicidade ativista, responsável, com propósito, sustentável e transformadora, a favor da mudança pelo bem comum.
Este workshop começa por definir esta abordagem e debatê-la de forma aberta, crítica e participativa, seguida da análise de anúncios publicitários exemplificativos desta visão, e termina com uma sessão de hands-on sobre como as marcas, sugeridas pelos participantes, podem aplicar, defender e ativar os valores humanistas.
Destinada a todos os publicitários que acreditam que a publicidade pode mudar o mundo.
PROGRAMA
Parte 1 - teórica
O que mudou? - Mantras de mudança
O que é a publicidade humanista? - Atributos estruturantes
Parte 2 – prática
Como é a publicidade humanista? - Análise de anúncios
O que a publicidade pode fazer para mudar o mundo? - Hands-on: marcas humanistas
Duração: 9h00 às 13h00
Máximo: 25 Pax
Target: Clientes, accounts e estrategas
Valor: Gratuito com bilhete