
Data
Tipo de Evento
Local
Participantes

Nome e Signo
A escrita, a criatividade e a investigação têm marcado o percurso de Hellington Vieira, licenciado em Comunicação Social e mestre em Antropologia – Culturas Visuais. Durante 14 anos foi redator em agências criativas (Young & Rubicam, BBDO e TBWA) e em 2015 tornou-se diretor criativo em televisão (National Geographic, Star Channel, entre outros), tendo sido distinguido em festivais de criatividade nacionais e internacionais, com destaque para os 3 Grande Prémios do Clube da Criatividade de Portugal. Tem três livros publicados, “Fiapo” (Tipografia Dias, 2018), “Algo Errado” (Editora Urutau, 2023) e “Rua nove casa vinte e um” (Editora Urutau, 2025). No âmbito da investigação, está atualmente em fase de conclusão do doutoramento em Antropologia (FCSH/NOVA em associação com o ISCTE).

Nome e Signo
Nascida nos anos 80, adora a música dessa década assim como viajar, ler e fazer arts & crafts analógicos. Licenciada em Design de Comunicação mas que rapidamente percebeu que achava mais piada às ideias em movimento e foi o Motion Design que definiu o seu percurso profissional. Trabalha em áreas criativas há cerca de 18 anos, colaborou em projectos de publicidade, realizou diversos videoclips e já deu aulas e foi responsável do curso de Motion na Etic durante vários anos. Está na The Walt Disney Company Portugal há 4 anos e é atualmente Creative Supervisor e Motion Designer. O que mais a movimenta é procurar novas linguagens visuais e caminhos para a criatividade.

Nome e Signo
Ricardo Leandro é Creative Supervisor na The Walt Disney Company, onde trabalha sobretudo a curadoria da comunicação e auto-promoção das marcas Disney, tanto a nível visual como sonoro. O seu trabalho tem sido reconhecido em diversos festivais nacionais e internacionais de criatividade, com distinções como Grand Prix no Clube de Criatividade de Portugal e Prémios Meios & Publicidade, Promax Global, ADCE, entre outros. Paralelamente, desenvolve projectos multimédia - vídeo, som e instalação - que exploram os limites entre arte e entretenimento, promovendo a reflexão sobre o papel da obra artística e a sua relação com o público. É mestre em Arte Multimédia pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Nome e Signo
Se calhar é voltar demasiado atrás, mas faz sentido ir onde tudo começou. E, por mais estranho que pareça, tudo começou no dia em que recebi a carta de admissão na Escola Superior de Polícia. E desisti. A partir daí, foi uma longa noite a ver cursos, um desgosto aos meus pais, 3 anos de Publicidade na ESCS, um crush pelo copy em agências de publicidade (FUEL e Accenture Creative) e um telefonema do Hellington. E aqui estou eu hoje em dia. Em comunhão de bens com o copy há 13 anos, a trabalhar na The Walt Disney Company para marcas como STAR Channels, National Geographic, Disney, Pixar, Marvel e Star Wars, nomeado duas vezes Redator do Ano em Portugal, premiado outras tantas em festivais nacionais e internacionais e ainda sem conseguir explicar aos meus pais o que faço. Está tudo certo, portanto.
Formadores / Trainers:
Hellington Vieira (Diretor Criativo TWDC)
Ricardo Leandro (Supervisor Criativo TWDC)
Maria João Carvalho (Supervisora Criativa TWDC)
Rafael Canário (Copywriter TWDC)
Público-Alvo: Estudantes das áreas de comunicação, marketing, publicidade e cinema, ou recém licenciados das mesmas áreas há menos de 1 ano.
Target Audience: Students from the fields of communication, marketing, advertising, and cinema, or recent graduates from these fields who have graduated within the last year.
Conteúdos Programáticos:
Um workshop sobre como encontrar a voz das marcas e, ao mesmo tempo, a tua voz enquanto criativo. Vão ser trabalhadas narrativas, escrita de guiões para voz off, o tom de voz, o uso da voz artificial, a voz como parte da identidade sonora de uma marca, entre outros. E, no final do dia, vamos encontrar-nos com uma voz pessoalmente, no estúdio de áudio da The Walt Disney Company Portugal, onde vamos trabalhar direção de atores, haverá uma sessão de gravação num estúdio de áudio, com a presença de um locutor profissional para dar voz aos textos desenvolvidos na primeira parte do workshop.
____
Workshop Content:
A hands-on workshop focused on how to find a brand’s voice — and, at the same time, your own voice as a creative. Participants will explore storytelling, scriptwriting for voice-over, tone of voice, the use of synthetic voice, and voice as part of a brand’s sonic identity, among other topics. To wrap up the day, we’ll have a special session at the audio studio of The Walt Disney Company Portugal, where participants will work on actor direction, guided by a surprise guest who will bring the scripts developed earlier in the workshop to life.
Dia / Day: 19 de maio / 19th of may
Hora / Schedule: 14h às 18h
Duração / Duration: 3h
Local / Venue: Fábrica de Pão, Beato Innovation District
Lotação / Capacity: 12 pax
Preço / Tickets: 25€ / 15€ Sócios CCP
Para para obter o código promocional basta enviar email para socios@clubedacriatividade.pt com assunto: Preciso do meu código desconto Sócio o Workshop: "Encontrar uma Voz"
To receive the promotional code, simply send an email to socios@clubedacriatividade.pt with the subject line: Preciso do meu código desconto Sócio o Workshop: "Encontrar uma Voz"