Participantes
Nome e Signo
Augusto de Fraga (Açores, 7 de outubro de 1978) é um realizador e guionista português, especializado na realização publicitária. Representado pela Krypton Films em Portugal, é cofundador da Spectacular Studio, estúdio escrita e desenvolvimento de conteúdos audiovisuais. O seu primeiro guião de ficção "Rabo de Peixe", foi seleccionado pela Netflix entre centenas de candidatos.
Fraga é membro da Directors Guild of America (DGA). Possui vasta experiência na realização de spots publicitários e videoclipes em todo o mundo, sendo colaborador habitual de marcas como a Vodafone, Mercedes, Nivea, Adidas, VW ou Coca-Cola internacional, o que lhe permitiu trabalhar com grandes estrelas do desporto, desde Rafael Nadal, a Lionel Messi, Neymar, Mbappé e Cristiano Ronaldo.
Licenciado em Comunicação Social pela Universidade do Minho, alargou os seus estudos em Comunicación Audiovisual na Universitat Autónoma de Barcelona e em Cinema, na Nova York, na New York Film Academy. Vive entre Lisboa e Los Angeles.
Ele tem representação mundial como diretor de publicidade em grandes produtoras internacionais, como Little Minx, nos Estados Unidos, Mathematics no Canada, Grayskull em Espanha ou a Satellite My Love em França. Premiado Festival de Cannes (publicidade), no New York Festivals, no Chicago Film Festival, no Clube de Criativos de Portugal e no San Sebastian Advertising Film Festival, entre muitos outros.
A sua paixão pelo guião tem sido uma ferramenta fundamental em sua carreira, tanto publicitária, como em ficção. O seu último videoclipe, do artista BRANKO, escrito e dirigido por Augusto de Fraga, foi em 2020 considerado o melhor do Ano em Portugal nos Play - Prémios da Música Portuguesa.
Nome e Signo
Rodrigo Albuquerque conta com 20 anos de experiência, adquirida nas áreas de marketing e de media, com passagens por anunciantes e agências líderes dos respetivos sectores, como a Teleperformance, Xerox e a Arena Media (Grupo Havas), onde está há 16 anos. Ao longo da sua experiência profissional, foi responsável pela implementação e gestão de inúmeras campanhas de marketing e de meios. Na Arena Media desde 2005, foi responsável pela área de novos canais e mais tarde Director de Serviço a Clientes, tendo assumido a Direcção-geral da agência em 2013. A Arena Media é uma das agências de meios mais premiada em Portugal e integra o TOP3 do ranking de investimentos publicitários em Portugal desde 2012. Faz ainda parte da Direcção da ARP – Auto Regulação Publicitária. Tem 47 anos, é licenciado em Estatística e Gestão de informação e pós-graduado em Marketing Intelligence, pelo ISEGI/ Universidade Nova de Lisboa.
Nome e Signo
Começou a escrever para revistas e depois para anúncios em revistas na EURO RSCG.
Mudou-se para a BBDO onde se tornou Diretor Criativo de algumas das principais marcas nacionais e internacionais.
Em 2008 fundou a NOSSA, uma agência que ainda não parou de crescer. Entretanto escreveu para o Expresso e em 2013 criou a MONA, uma galeria de ideias que se tornou em espaço de referência e tem ajudado muitos publicitários a mostrar o seu lado mais artístico.
Todos os anos escreve um livro infantil e crónicas sobre um desporto que não domina até porque não gosta de estar quieto.
Nome e Signo
Luciana é uma criativa com 24 anos de experiência em 4 continentes diferentes.
Iniciou a sua carreira em São Paulo onde trabalhou durante 10 anos em grandes agências de publicidade. Mudou-se para Portugal em 2007 para integrar a team da Leo Burnett Lisboa. Por lá permaneceu 9 anos, onde cresceu de diretora de arte senior a diretora criativa executiva da agência.
Em 2016 foi convidada para mudar-se para a Leo Burnett Chicago e integrar a team da sede da empresa americana. No ano seguinte, Luciana foi citada pela Adweek entre os 18 diretores criativos executivos em destaque no mercado americano.
Morou em Chicago até 2019 quando recebeu um convite para trabalhar no Japão. Atualmente em Tóquio, faz parte da Saatchi&Saatchi como diretora criativa executiva.
Luciana adora viajar e desenvolver projetos pessoais. Quando morou em Portugal, publicou um livro infantil que é hoje recomendado pelo Plano Nacional de Leitura do país. Hoje em dia ilustra as experiências de uma estrangeira no Japão no perfil @tokyo_bits.
Nome e Signo
A Cláudia Cristóvão é Diretora do Google Brand Studio APAC desde que ingressou na Google, há quase três anos. Estudou Comunicação, Cinema e Belas Artes em Lisboa, Copenhaga, Amesterdão e Londres. Tem uma pós-graduação da Gerrit Rietveld Academy em Amesterdão e um MA do Saint Martins em Londres.
Trabalhou como redatora, brand developer e Diretora Criativa para a Nike, Google, Honda, Adidas, MINI, AMEX entre outras marcas, e em agências como a W+K, Sid Lee e AKQA. Os seus projetos incluem videoclipes, exposições, experiências interactivas, campanhas de social media e transformações de marcas.
Entre outros locais, a Cláudia deu conferências na AdTech Tokyo, UN WOMEN, W20 e Spikes Asia. Atualmente é a Presidente do Júri de Inovação no Festival de Cannes Lions 2020-2021 e júri do One Show 2021. Foi júri do New York Festivals, Cannes, AdFest, Spikes e WIRED Hack Awards. Como artista, mistura narrativa com interatividade, e os seus trabalhos foram exibidos nas Bienais de São Paulo, Dakar e Guangzhou, assim como nos museus De Appel em Amesterdão e MOCA em São Francisco.
Nome e Signo
“Os pés não têm céu"
“Os pés não têm céu" é um livro de poemas de Pedro Pires desenhado por José Carlos Mendes. Uma edição numerada, limitada a 250 exemplares.
É a primeira publicação da Poets & Painters uma editora independente dedicada à criação de projetos autorais que unem o texto poético e o design gráfico.
Projetos que aliam escritores, designers e artistas plásticos para a criação de objetos que vivem na interseção da literatura e da arte visual.
A Poets & Painters, ao criar objetos que sustentam esta relação redescoberta entre poesia e design, expressa a vontade criativa, mas também, no futuro, cria novos espaços para outros escritores e artistas visuais.
Bio:
Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa.
Começou a carreira em 1996, no Departamento de Estratégia da NOVAPUBLICIDADE / Novodesign.
Em 98 assume a Coordenação Estratégica para a criação da marca ONI. Em 2000 é convidado para Creative Associate Diretor da Brandia, e assume a direção criativa da estrutura The Basement para a criação e lançamento da marca YORN – Vodafone
Em 2003, como Creative Associate Director assume a gestão criativa de grandes clientes.
Em 2006, cria Adore Advertising, e é responsável estratégico no âmbito do Grupo Ativism.
Em 2008 junta-se à Ivity como Diretor Criativo e de Estratégia.
Em 2015, cria, com Alexandre Farto, a Solid Dogma, uma unidade criativa focada em ativar o poder das marcas e da cultura através da arte.
Entre 2013/ 2018 foi presidente do Clube Criativos de Portugal.
Personalidade de Publicidade do ano 2017 Meios e Publicidade.
Diretor Criativo do ano CCP 2020.
Escreve desde 2009 sobre a comunicação para a revista Marketeer e desde 2019 para a revista Gerador.
júri em
2002 CCP Lisboa - Press & Poster
2003 ADCE LONDRES - Design
2005 CCP Lisboa - Design
2010 ADCE Barcelona - Press & Poster
2011 - CCP Lisboa - Ativação de marca
2013 - Eurobest Lisboa – Design
2015 – Dubai Lynx – Design
2018 – White Square - Design
2018 – Cannes Lions - Ativação de marca
premiado em
Cannes Lions
D&AD
ADCE
REDDOT
Graphis
European Excellence Awards
Eurobest
Clube Criativos Portugal
Meios e Publicidade
Eles são os presidentes do XXIII Festival do CCP e vamos querer ouvi-los.
Luciana Cani, AKQA.
Cláudia Cristóvão, Google.
Pedro Pires, Solid Dogma.
Nuno Cardoso, Nossa.
Augusto Fraga, Krypton.
Rodrigo Albuquerque, Arena Media.
São Paulo. Portland. Tóquio. Lisboa.
Seis visões diferentes sobre as marcas e a criatividade em tempos de mudança.
Seis conferências curtas e ao mesmo tempo gigantes. A não perder.
LOCAL: Escola ETIC - Espaço Atmosferas
HORÁRIO: 18h30 – 21h00
INSCRIÇÕES EVENTO PRESENCIAL: 10€ _ 5€ sócios CCP
Lotação limitada. Para para obter o teu código promocional envia email para socios@clubecriativos.com
TRANSMISSÃO EM DIRETO ONLINE: Youtube ETIC
Os eventos decorrem com todas as regras de segurança pela DGS.
Para todos os eventos presenciais é obrigatória a apresentação do Certificado Digital Covid-19 da União Europeia (UE) ou de teste negativo de antigénio com relatório laboratorial, realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação.