
Data
Tipo de Evento
Local
DESCONTOS SÓCIOS CCP PARA O D&AD AWARDS
Participantes

Nome e Signo
Raul Carvalho (n. 1980) vive e trabalha em Lisboa, onde ocupa actualmente o cargo de General Manager da plataforma cultural Underdogs, sendo responsável pela administração geral da empresa e a gestão de todas as suas atividades, incluindo a coordenação do programa anual de exposições, do programa de edições artísticas e do programa de arte pública, assim como a coordenação geral de todos os projectos artísticos desenvolvidos pela Underdogs, em nome próprio ou em parceria com outras entidades, tal como o Festival Iminente. Tem ainda a seu cargo as funções de gestão e coordenação do staff, gestão e controlo financeiro, angariação de novos projectos e contactos com clientes.
Licenciado em Animação Sociocultural pela Escola Superior de Educação de Lisboa, frequentou ainda a licenciatura em Filosofia – variante História das Ideias na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem igualmente formação profissional em Liderança e Gestão de Equipas, e Dinâmicas de Grupo e Gestão de Conflitos. A sua experiência profissional inclui 14 anos no setor público, onde desempenhou as funções de Técnico Superior responsável pela concepção, direção, implementação e gestão dos Programas de Intervenção delineados nos planos de atividades do Pelouro do Desporto e Juventude da Junta de Freguesia de Benfica, em Lisboa. Desempenhou também funções de Agente (booking) e Road Manager de vários artistas musicais na editora PontoZurca. Foi ainda sócio-gerente da empresa Verochic – comércio de roupa de alta gama. Enquanto músico amador com formação pela Escola de Jazz Luiz Villas Boas (Hot Club Portugal), tem participado em várias bandas e projetos musicais, sobretudo na área do rock.

Nome e Signo
Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa. Começou a carreira em 1996, juntando-se ao Departamento de Estratégia da NOVAPUBLICIDADE / Novodesign. Em 98 assume a Coordenação Estratégica para a criação da marca ONI. Em 2000 é convidado para Diretor Associado da / Brandia, e assume a direção criativa para a criação e lançamento da marca jovens YORN - Vodafone. Em 2003, como Creative Associate Director assume a gestão criativa de grandes clientes entre os quais estão Vodafone, Yorn, Sumol, Sata, Delta, Galp, RTP. Em 2006, cria Adore Advertising, e é responsável estratégico para a criação do Grupo Ativism. Em 2008 junta-se à Ivity como Diretor Criativo e de Estratégia ao comando de clientes como a Sonae, a Coca-Cola, Fnac, Galp, Delta, Prio, Galp e EDP. Em 2015, cria, com Alexandre Farto, a Solid Dogma, uma unidade criativa focada em ativar o poder das marcas e da cultura através da arte. Foi presidente do Clube Criativos de Portugal. Escreve sobre a comunicação para a revista Marketeer desde 2009.
Júri em:
2002_ CCP Lisboa – Press & Poster
2003_ ADCE LONDRES – Design
2005_ CCP Lisboa – Design
2010_ ADCE Barcelona – Press & Poster
2011_ CCP Lisboa – Ativação de marca
2013_ Eurobest Lisboa – Design
2015_ Dubai Lynx – Design
2018_ Cannes Lions – Ativação de marca
Premiado em:
_Cannes
_ADCE
_REDDOT
_Graphis
_European Excellence Awards
_Eurobest
_Clube Criativos Portugal

Nome e Signo
Tiago Silva é atualmente Diretor do Festival Iminente, fundado em 2016. Com uma licenciatura em Gestão Desportiva pelo ISMAI – Instituto Superior da Maia (2008), e um curso de especialização em Produção e Marketing de Eventos da Restart – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias (2013), adquiriu experiência na área da produção entre 2012 e 2014 como gestor de produção para a WIN World. Em 2014 juntou-se à equipa da plataforma cultural Underdogs, sediada em Lisboa, onde até 2015 foi responsável pelo planeamento de logística e montagem de equipamentos, controlando a produção de edições artísticas, produtos e eventos produzidos pela plataforma e trabalhando em exposições na Underdogs Gallery. Durante o mesmo período, foi também Gestor da Underdogs Art Store em Lisboa. Em 2015 mudou-se para Hong Kong onde assumiu a gestão do Vhils Studio Hong Kong, aberto pelo artista visual português Alexandre Farto aka Vhils. As suas responsabilidades neste âmbito incluíram a gestão das atividades diárias do Vhils Studio Hong Kong, a supervisão da produção local de obras artísticas e projectos na região da Ásia-Pacífico. Entre vários outros projetos, foi responsável pela supervisão da produção de obras apresentadas na exposição individual de Vhils para a Hong Kong Contemporary Art (HOCA) Foundation, Produtor/Gestor de Projecto da exposição de Vhils para o Instituto Cultural de Macau (“Debris – Macao” – Maio-Agosto 2017), e também da exposição individual de Vhils para o CAFA (China Academy of Fine Arts) Museum, em Pequim (“Imprint” – Junho-Julho 2017). Foi igualmente responsável pela produção de vários projetos de arte pública e comissões privadas de Vhils na China, Malásia, Tailândia, Tahiti, Indonésia, Taiwan, Japão e Filipinas. Trabalhando com os curadores Alexandre Farto e Pauline Foessel, foi Diretor de Produção de “Alter Ego”, um ciclo de 6 exposições coletivas com artistas lusófonos e chineses integrado na “Exposição Anual de Artes Entre a China e os Países Lusófonos”, organizado pelo Instituto Cultural de Macau (Julho-Setembro 2018). No final de 2017 assumiu as suas funções atuais como Diretor do “Iminente – Festival Urbano de Arte e Música”, tendo sido responsável pelas edições realizadas em Lisboa (Panorâmico de Monsanto, Setembro 2018) e Londres (The Old Truman Brewery, Outubro 2018). Em 2019, juntamente com Alexandre Farto, abriu a empresa Iminente Produções e encontra-se a preparar as edições de 2019 do festival, em Portugal e no estrangeiro.

Nome e Signo
Natural de Setúbal, Portugal, Luís Alcatrão (n. 1987) vive e trabalha em Lisboa, onde é atualmente Diretor do Vhils Studio. É licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e pós-graduado em Gestão das Artes, Cultura, Media e Entretenimento pela Università Bocconi, Milão, Itália. Iniciou a sua atividade profissional na área da produção na associação cultural Carpe Diem Arte e Pesquisa, onde foi produtor executivo entre 2012 e 2014, tendo trabalhado com mais de 20 artistas plásticos nacionais e estrangeiros nos vários ciclos expositivos produzidos no Palácio Pombal. Foi também responsável pela produção de eventos paralelos no mesmo espaço, como a leitura de portfólios de fotografia, concertos e performances. Em 2014 juntou-se à equipa do Vhils Studio, onde começou por desempenhar funções na área da produção, com responsabilidades que incluíram a gestão diária da produção do atelier do artista e de projetos externos, assim como o relacionamento com contratantes externos, fornecedores, clientes e instituições. Entre outros, foi responsável pela produção de projetos nos Estados Unidos, Ucrânia, Roménia, Uruguai, México, Coreia do Sul, Itália e Canadá. Em 2017, dirigiu também a produção do espetáculo de palco “Periférico” e as edições do Festival Iminente em Londres e Oeiras. Assumiu a direção do Vhils Studio no início de 2018, tendo sido gestor de projeto da exposição individual de Vhils “Fragments Urbains” para o centro cultural Le Centquatre-Paris.
Conversa de Pedro Pires com Raul Carvalho, Luís Alcatrão e Tiago Silva
_Conferência em português
Oradores: Pedro Pires, Raul Carvalho, Luís Alcatrão e Tiago Silva
Max. Participantes: 200