
Data
Tipo de Evento
Local
Participantes

Nome e Signo
Presidente de Júri_ Publicidade
Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISEG, inicia a sua carreira num banco. Foi sol de pouca dura. Um ano depois, entra como estagiário na FCB, como copywriter. Segue-se a TBWA e depois a BBDO, onde veio a ser sócio e Director Criativo. Em 2003, assume o cargo de Chief Creative Officer da McCann. Em 2009 funda a BAR, agência que 9 anos mais tarde viria a ser adquirida pelo grupo WPP, dando origem à BAR Ogilvy. Em 2022 tira um ano sabático e em 2023 funda, juntamente com João Pacheco, a DJ. Foi jurado em Cannes e premiado, lá fora e cá dentro, nos principais festivais de criatividade: Cannes, One Show, Eurobest e CPP, entre outros.
ENG
Graduated in Business Management from ISEG, he began his career in a bank. It was short-lived. A year later, he joined FCB as a copywriter intern. TBWA followed and then BBDO, where he became a partner and Creative Director. In 2003, he took on the role of Chief Creative Officer at McCann. In 2009, he founded BAR, an agency that 9 years later would be acquired by the WPP group, giving rise to BAR Ogilvy. In 2022, he takes a sabbatical year and in 2023, together with João Pacheco, he co-founded DJ. He was a juror at Cannes and has been awarded both internationally and domestically at major creativity festivals, including Cannes, One Show, Eurobest, and CPP, among others.

Nome e Signo
Presidente de Júri_ Design
Co-fundador e partner do estúdio de design This is Pacifica, é diretor criativo de projetos de design premiados e reconhecidos em festivais de criatividade globais como: Cannes Lions, D&AD, The One Show, European Design Awards e Art Directors Club of Europe (ADCE). Com foco e atuação no desenvolvimento de identidade, criação de conteúdo e narrativas visuais de marca, colaborou com clientes como Nike, Apple, Walt Disney Company, Coca-Cola e Red Bull.
Foi professor convidado na Universidade de Coimbra e colabora atualmente no curso de pós-graduação em Branding no IPAM/IADE.
É também co-fundador da Pratica (da Pacifica), uma escola de design para crianças com o objetivo de incentivar as novas gerações a expressar a criatividade através do design.
ENG
Co-founder and partner of the design studio This is Pacifica, is a creative director of award-winning design projects, recognized at global creativity festivals such as: Cannes Lions, D&AD, The One Show, European Design Awards and Art Directors Club of Europe (ADCE ). Focusing and working on identity development, content creation and brand visual narratives, he has collaborated with clients such as Nike, Apple, Walt Disney Company, Coca-Cola and Red Bull.
He was a guest professor at the University of Coimbra and currently collaborates on the postgraduate course in Branding at IPAM/IADE.
He is also the co-founder of Pratica (of Pacifica), a design school for children with the aim of encouraging new generations to express creativity through design.

Nome e Signo
Presidente de Júri_ Digital
Filipa Caldeira é atualmente partner da UZER Consulting.
Licenciada em Gestão de Empresas na Universidade Católica Portuguesa. O percurso profissional começou com um estágio no marketing da Microsoft.
Em 1994 entra na Procter & Gamble como Assistant Brand Manager da marca Tide, Fairy, terminando com como Brand Manager na Procter & Gamble Europe, responsável pela marca Ariel na Europa.
Em 1999 lança uma cadeia de fast food de comida mexicana, a Taco Maker, chegando às 5 unidades. Em Setembro de 2000, é co-fundadora e partner da Fullsix Portugal, tendo lançado mais duas unidades: a 6:am (agência de meios online) e a Grand Union (2ª agência), e adquirido a Netsonda (estudos de mercado online) em 2009.
Em 2005 lança a Fullsix Espanha, gerindo a CEO FullSix Iberia, com uma equipa total de 230 colaboradores, nos dois países.
Em março de 2020 deixa o grupo Fullsix e inicia nova empresa, a UZER Consulting, onde criou o inovador software Talk2me na área do Turismo.
Em 2023, a UZER lança uma inovadora experiência que junta a cultura, entretenimento e formação no antigo Hospital Militar da Estrela onde ganhou vida o teatro imersivo “A Morte do Corvo” e a “House of Neverless”.
Desde 2015, lidera a equipa de comunicação e conteúdos do Millennium Estoril Open. Faz parte da Comissão Consultiva de Marketing do Comité Olímpico Português para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Entre outras experiências, é docente do curso da DOING DIGITAL em formação de executivos da NOVA SBE. Já deu aulas também na Universidade Católica e WIT Academy. Foi jurada em vários festivais de publicidade nacionais e internacionais.
É Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ténis e jogadora de Padel, tendo sido Campeã Europeia por Portugal em 2015, vice-campeã mundial de Veteranos em 2019 e vice-campeã Europeia em 2023.
ENG
Filipa Caldeira is currently partner at UZER Consulting.
Graduated in Business Management from the Universidade Católica Portuguesa, her professional path began with an internship in marketing at Microsoft.
In 1994 joined Procter & Gamble as Assistant Brand Manager for the Tide, Fairy brand, ending up as Brand Manager at Procter & Gamble Europe, responsible for the Ariel brand in Europe.
In 1999 launched a Mexican fast food chain, Taco Maker, reaching 5 units. In September 2000, she was co-founder and partner of Fullsix Portugal, having launched two more units: 6:am (online media agency) and Grand Union (2nd agency), and acquired Netsonda (online market studies) in 2009.
In 2005, Filipa launched Fullsix Spain, managing CEO FullSix Iberia, with a total team of 230 employees, in both countries.
In March 2020 left the Fullsix group and started a new company, UZER Consulting, where created the innovative Talk2me software in the area of Tourism.
In 2023, UZER launches an innovative experience that brings together culture, entertainment and training at the former Estrela Military Hospital where the immersive theater “A Morte do Corvo” and the “House of Neverless” came to life.
Since 2015, has led the communication and content team at Millennium Estoril Open. Is part of the Marketing Advisory Committee of the Portuguese Olympic Committee for the Paris 2024 Olympic Games.

Nome e Signo
Presidente de Júri_Experiências de Marca
Dani Ribeiro é apaixonada por pessoas, ideias e histórias. Com mais de 20 anos de carreira, criou e implementou ideias e projetos para marcas como Heineken, P&G, Nestlé, Hershey’s, Honda, L'Oréal, Vivo entre outras.
Em 2006, Dani foi convidada para liderar o time criativo no lançamento da Fischer Portugal, onde ajudou a conquistar clientes como Sagres, TMN, Honda e Leches Celta em Espanha.
Com diversas premiações incluindo metais, shortlists e menções em prémios internacionais como Cannes Lions, The One Show, LIA Festival, Clio Awards, Effie e El Ojo, também atuou como jurada em Cannes, The One Show, New York Festivals, Effie Awards e D&AD por duas vezes. Em 2023, foi presidente de júri no Clube de Criação de SP na estreia da categoria Mídia.
Com passagens por agências como Y&R, TBWA e Publicis, é desde agosto de 2023 CCO na WMcCann.
ENG
Dani Ribeiro is passionate about people, ideas and stories. For over 20 years she has been dedicated to create and implement ideas and projects for brands such as Heineken, Hershey’s, P&G, Nestlé, GSK/Haleon e L'Oréal among others.
In 2006, she was invited to lead the creative team at the Fischer Portugal start-up where she helped win clients such as Sagres, TMN Honda and Leches Celta in Spain.
With several recognitions including metals, shortlists and mentions in awards like Cannes Lions, The One Show, LIA Festival, Clio Awards, Effie e El Ojo, she has also served as a jury member at Cannes, The One Show, New York Festival and Effie Awards, D&AD for two times and in 2023 she was jury president for Media Category / Clube de Criação de SP.
Having worked at agencies such as Y&R, TBWA and Publicis, in August 2023 she took on the role of CCO at WMcCann.

Nome e Signo
Presidente de Júri_ Criatividade em Meios
Inês Fonseca é de Lisboa, onde estudou Marketing no ISCTE Business School. Começou a sua carreira em marketing há 15 anos, em Portugal. Passou pela Coca-Cola, pela Central de Cervejas e pela Nobre. Em 2012 mudou-se para Madrid para trabalhar na LEGO Iberia como Brand e PR manager, onde esteve 5 anos (incluindo um período de 6 meses em São Paulo, no Brasil). Depois da LEGO, juntou-se à McDonald’s como Marketing Manager de Food, McCafé e Experience. Posteriormente foi Head of Marketing dos 6 países do Mediterráneo na Subway até mudar para a Diageo, onde liderou o reposicionamento da marca J&B e depois passou à posição actual, como Head of Marketing da Johnnie Walker para Espanha, Itália, Grécia e Portugal.
Em 2023, Inês integrou o top10 dos profissionais mais admirados das empresas anunciantes em Espanha, no ranking da consultora Scopen.
Além da carreira em Marketing, a Inês é cantautora (actualmente no ativo), tem um livro publicado em Portugal e fez uma TEDx Talk com o tema “Life lessons I got from marketing”.
ENG
Inês is originally from Lisbon, where she studied Marketing in ISCTE Business School. She started her career in marketing 15 years ago, in Portugal, where she worked in Coca-Cola, Heineken and Campofrío. In 2012 she moved to Madrid to work for LEGO Iberia as Brand and PR manager, where she stayed for 5 years (including a period of 6 months in São Paulo, Brazil). After LEGO, she joined McDonald’s as Marketing Manager of Food, McCafé and Experience. After that, she was Head of Marketing for the Mediterranean countries in Subway, until she moved to Diageo, where she led the brand repositioning of J&B and then moved to her current role, as Head of Marketing of Johnnie Walker for Southern Europe.
In 2023, Inês was part of the top10 most admired marketeers in Spain, according to the ranking done by Scopen.
Besides her marketing career, Inês is a singer songwriter (currently active), has a published book in Portugal and did a TEDx Talk titled “Life lessons I got from marketing”.

Nome e Signo
Presidente de Júri_ Craft em Publicidade
Marco Martins nasceu em Lisboa em 1972. A sua extensa obra atravessa diversas áreas, do cinema, da publicidade, às artes visuais, passando pelo teatro.
Com formação na Escola Superior de Teatro e Cinema, na Tisch School of the Arts e na HFF – Universidade de Televisão e Cinema de Munique, os seus filmes têm sido apresentados nos principais festivais internacionais de cinema.
A sua primeira longa-metragem “Alice” (2005) ganhou o prémio de Melhor Filme na Quinzena de Realizadores de Cannes. Em 2006 realiza a curta-metragem “Um Ano Mais Longo”, em co-autoria com Tonino Guerra, selecionada para a competição do Festival Internacional de Cinema de Veneza. A sua longa-metragem São Jorge (2016) esteve a concurso no Festival Internacional de Cinema de Veneza, tendo o actor Nuno Lopes sido galardoado com o Leão de Ouro de Melhor Actor. Tal como “Alice”, “São Jorge” foi candidato à nomeação dos Óscares para Melhor Filme Estrangeiro, assim como para os Prémios Goya.
Em Portugal os seus filmes têm recebido inúmeras distinções, entre as quais cinco Globos de Ouro, cinco Prémios SPA e 9 Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema.
A sua mais recente longa, “Great Yarmouth - Provisional Figures”, uma co-produção luso-franco-britânica (BFI, CNC, ICAM), estreada na Competição Oficial do Festival Internacional de Cinema de San Sebastian, continua a ser apresentada no circuito de festivais e foi apresentada no circuito comercial, internacionalmente. O filme será ainda o candidato português aos prémios Goya deste ano.
Das variadas colaborações artísticas que caracterizam o seu trabalho, destacam-se a co-criação da instalação/documentário “Twenty-One-Twelve – The Day the World Didn’t End”, com Michelangelo Pistoletto, e a instalação “Natureza Fantasm”a, em parceria com Fernanda Fragateiro e Gonçalo M. Tavares.
Em 2009, criou “Insert” com Filipa César, vencendo o prémio BESPHOTO em 2010. Ainda em 2009, viajou até ao Japão com o fotógrafo André Príncipe para filmar o seu primeiro documentário, “Traces of a Diary”, sobre os famosos fotógrafos japoneses Takuma Nakahira, Hiromix, Daido Moriyama, Kajii Syoin, Kohei Yoshiyuki e Nobuyoshi Araki, recebendo o “Premio Honorífico del Jurado” na Documenta Madrid de 2011.
A partir do convite da Fundação Calouste Gulbenkian para documentar o percurso da sua extinta companhia de dança, criou em 2022 o filme “Um Corpo que Dança”, tendo sido considerado unanimemente pela crítica nacional como um dos melhores filmes do ano.
A sua obra em teatro tem sido apresentada por toda a Europa, centrando-se cada vez mais no trabalho com não-atores oriundos de comunidades específicas. Fundou a companhia Arena Ensemble em 2007 com Beatriz Batarda, sendo desde então o seu diretor artístico. As criações para teatro neste e noutros contextos incluem trabalhos clássicos e projetos comunitários como “Baralha”, peça baseada em textos de Shakespeare e desenvolvida dentro e com uma comunidade cigana de Sanguedo; “Estaleiros”, a partir de textos de Samuel Beckett, trazendo para o palco trabalhadores dos estaleiros de Viana do Castelo; “Perfil Perdido”, estreado no Festival Internacional de Istambul; “Provisional Figures Great Yarmouth”, com estreia no Norfolk & Norwich Festival; ou “Selvagem”, com caretos transmontanos e sardos, galardoado com o Globo de Ouro para melhor peça de teatro em 2022.
No seu mais recente espectáculo “Pêndulo”, estreado em Junho de 2023, Marco Martins trabalhou com um grupo de mulheres imigrantes, cuidadoras e empregadas domésticas, na construção de um espectáculo com carreira nacional e internacional.
ENG
Marco Martins was born in Lisbon in 1972. His overarching body of work spans several fields, from cinema, commercials, visual arts and drama. A graduate of the Lisbon Theatre and Film School, also attending Tisch School of Arts and HFF Munich – University of Film and Television, his films have been presented at major international festivals.
The feature film “Alice” won him the Directors’ Fortnight Best Picture Award at Cannes in 2005. In 2006, he directed “Um Ano Mais Longo [A Longer Year]”, a short film co-authored with Tonino Guerra and selected for the Venice International Film Festival. “S. Jorge [Saint George]” was once again a contender at the Venice Film Festival, awarding actor Nuno Lopes a Golden Lion (Horizons Award). Just as previously with “Alice”, “Saint George” was one of the Academy Award nominees for Best Foreign Language Film and, among others, the Goya Award.
After its premiere at the San Sebastian Film Festival, Martins' most recent feature film, “Great Yarmouth”, a Portuguese-French-British co-production based on the play “Provisional Figures”, continues to be shown nationally and internationally on the cinema circuit, festivals and commercial.
A highlight of Martins’ many collaborations with visual artists includes co-directing “Twenty-One – The Day the World Didn't End” with Michelangelo Pistoletto, and the installation “Ghost Nature”, in partnership with Fernanda Fragateiro and Gonçalo M. Tavares.
In 2009, created “Insert” with Filipa César, which went on to win the BESPHOTO award in 2010. Still in 2009, he travelled to Japan with photographer André Príncipe in order to film his first documentary “Traces of a Diary”, which documents world-renowned Japanese photographers Takuma Nakahira, Hiromix, Daido Moriyama, Kajii Syoin, Kohei Yoshiyuki and Nobuyoshi Araki, that won the “Premio Honorífico del Jurado” at Documenta Madrid 2011.
Following an invitation from the Calouste Gulbenkian Foundation to document the journey of its extinct dance company, directed the film “Um Corpo que Dança (Ballet Gulbenkian 1965-2005)”, considered by national critics as one of the best films of 2022.
In Drama, he founded the Arena Ensemble in 2007, along with Beatriz Batarda and has been since then artistically directing it. His theater work with the Arena Ensemble has been progressively anchored in the crossing of different performative languages and in collaboration with non-actors and specific communities.
Marco Martins stage creations embrace both classical and community projects alike, such as “Baralha”, a Shakespeare inspired play developed inside and with a gypsy community; “Estaleiros”, bringing on stage shipyard workers from Viana do Castelo (Northern Portugal), with writings by Samuel Beckett; “Profil Perdu”, premiered at the Istanbul International Festival; “Provisional Figures Great Yarmouth”, premiered at the Norwich and Norfolk Festival; or “WILD”, with the protagonists of the traditional masquerades happening in Northern Portugal and Sardinia, awarded with the Golden Globe for Best Theatre Play in 2022 .
In his most recent show “Pendulum”, premiered in June 2023, Marco Martins worked with a group of immigrant women, caregivers and domestic workers, in building a show now on international tour.
CONFERÊNCIAS “PRESIDENTES AO PALCO”
Seis conferências curtas e ao mesmo tempo gigantes. Seis visões sobre o design e a publicidade.
Os presidentes do júri do 26º Festival do CCP ocupam o palco do Festival:
Diogo Anahory, co-fundador e diretor criativo da DJ, Filipe Mesquita, co-fundador e diretor criativo da This is Pacifica, Filipa Caldeira, partner da UZER Consulting, Dani Ribeiro, CCO da WMcCann, Inês Fonseca, Head of Marketing da Johnnie Walker, e Marco Martins, realizador, encenador e co-fundador da Ministério dos Filmes e Arena Ensemble
Moderação: Susana Albuquerque
Evento acessível para mobilidade reduzida
Outros horários




