Conferências CCP_ alinhamento da tarde

Data

22 de Maio de 2025

Tipo de Evento

Conferências / Talks

Local

Fábrica de Pão - Beato Innovation District
Conferências CCP (tarde)

Participantes

Laura Visco, Amiga, Hablemos de Plata
Laura Visco, Amiga, Hablemos de Plata

Nome e Signo

Laura Visco é empreendedora criativa argentina, fundadora e oradora, que vive e trabalha em Barcelona. É a fundadora e a força motriz por trás de “Amiga, Hablemos de Plata”, um movimento que incentiva as mulheres a discutir o dinheiro de forma aberta. Com mais de 20 anos de experiência em publicidade, Laura acredita que as marcas podem ter um impacto positivo na sociedade, especialmente quando desafiam o status quo através da criatividade. Ao embarcar na próxima fase da sua carreira como empreendedora criativa, está determinada a trilhar o seu próprio caminho para o crescimento pessoal, afastando-se das normas da indústria.


ENG

Laura Visco is an Argentinian creative entrepreneur, founder, and speaker living and working in Barcelona. She’s the founder and driving force behind Amiga, Hablemos de Plata, a movement urging women to discuss money openly. In her 20+ years of experience in advertising, Laura believed that brands can have a positive impact on society, particularly when they challenge the status quo through creativity. Embarking on the next phase of her career as a creative entrepreneur, she's resolute in forging her own path to personal growth, diverging from industry norms.

Paula López-Nuño, Folch Studio
Paula López-Nuño, Folch Studio

Nome e Signo

Head of Education & Strategist na Folch, e com um Mestrado em Director & Professor na Elisava, com formação em comunicação visual e especialização em estudos de dados. Os seus interesses profissionais centram-se na experiência do utilizador nos domínios da educação, da saúde e dos espaços urbanos. Enquanto estudante, recebeu vários reconhecimentos, incluindo o Melhor Registo Académico na Licenciatura em Design (Elisava), Jovem Talento (ADG Laus), Estudante Europeia do Ano (ADCE) e High Potential (ADCE) a nível internacional. Atualmente, está a direcionar o seu percurso para a investigação e projetos de design focados na inovação.


ENG

Head of Education & Strategist at Folch, and Master’s Degree Director & Professor at Elisava, with a background in visual communication and a specialization in data studies. Her professional interests revolve around user experience in the fields of education, health, and urban spaces. As a student, she received multiple recognitions, including Highest Academic Record in her Bachelor's in Design (Elisava), Young Talent (ADG Laus), European Student of the Year (ADCE), and High Potential (ADCE) at an international level. She is now stepping into research-led tracks and innovation design projects.

Joana Barrios, Artista
Joana Barrios, Artista

Nome e Signo

Gabriela Barros, Atriz
Gabriela Barros, Atriz

Nome e Signo

Gabriela é atriz. Com dupla nacionalidade portuguesa e francesa, formou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema e soma, desde então, inúmeras participações em televisão, cinema e teatro. Em 2022, foi distinguida com o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Ficção. É hoje uma das caras mais conhecidas do público nacional. Em 2023, venceu a 3.ª edição do Taskmaster, onde se destacou como uma das concorrentes mais populares — programa que continua no ar e do qual continua a fazer parte. Integra ainda o elenco de Ruído, de Bruno Nogueira, e marca presença frequente no programa Cá Por Casa, de Herman José.

Steve Colmar, Publicis Groupe Portugal
Steve Colmar, Publicis Groupe Portugal

Nome e Signo

CCO Publicis Groupe Portugal

Steve esteve sempre à procura de equilibrar o aprender com o fazer. Desde o início da sua carreira, os seus interesses abrangeram áreas como engenharia, design, direito e comunicação, acabando por convergir no mundo eclético de uma agência criativa. Com uma mentalidade naturalmente curiosa, Steve cultivou uma vasta experiência em diversos setores, incluindo automóveis, mobilidade, energia, cultura, retalho, FMCG, fast food, finanças e telecomunicações. Defensor da colaboração, Steve teve a oportunidade de trabalhar ao lado de indivíduos extremamente talentosos. Juntos, conquistaram prémios prestigiados, como Cannes Lions, Effies, D&AD, One Show, LIA, NYF, Eurobest, ADCE, El Ojo, FIAP, Creative Club of Portugal, entre outros. Este espírito colaborativo também lhe garantiu múltiplas nomeações para Melhor Diretor Criativo no Ranking Nacional do Creative Club de Portugal. Adicionalmente, Steve integrou júris de prémios em eventos como Cannes Lions, D&AD, One Show, NYF, ADCE, Eurobest e El Ojo, contribuindo com a sua experiência e visão para a avaliação de trabalhos criativos a nível internacional. Atualmente, lidera as equipas criativas da Leo, Publicis e Digitas dentro do Publicis Groupe Portugal, onde lidera projetos inovadores e impulsiona a excelência criativa em múltiplas plataformas. Nascido no Brasil, Steve tem ascendência Japonesa e Alemã, e possui cidadania portuguesa.


ENG
Steve has always been on a quest to balance learning with doing. From the outset of his career, his interests have spanned engineering and design to law and communication, eventually converging in the eclectic world of a creative agency. With a naturally curious mindset, Steve has cultivated extensive experience across various industries, including automobiles, mobility, energy, culture, retail, FMCG, fast food, finance, and telecommunications. An advocate for collaboration, Steve has had the opportunity to work alongside immensely talented individuals. Together, they have clinched prestigious awards such as Cannes Lions, Effies, D&AD, One Show, LIA, NYF, Eurobest, ADCE, El Ojo, FIAP, Creative Club of Portugal, among others. This collaborative spirit has also earned Steve multiple nominations for Best Creative Director in the Portuguese Creative Club’s National Ranking. Additionally, Steve has served as an award jury member at Cannes Lions, D&AD, One Show, NYF, ADCE, Eurobest and El Ojo, bringing his expertise and insight to the evaluation of creative works on an international scale. Currently, he leads the creative teams at Leo, Publicis and Digitas within Publicis Groupe Portugal, where he spearheads innovative projects and drive creative excellence across multiple platforms. Born in Brazil, Steve is of Japanese-German descent and holds Portuguese citizenship.

Madalena Abecasis, Criadora de Conteúdos
Madalena Abecasis, Criadora de Conteúdos

Nome e Signo

Madalena é influenciadora digital e criadora de conteúdo. Com mais de 639 mil seguidores entre Instagram e TikTok, é um autêntico fenómeno das redes sociais. Ficou conhecida pelas partilhas bem-humoradas durante a gravidez da sua filha Júlia, conquistando uma comunidade fiel que continua a crescer. Em 2023, expandiu a sua atividade para além das redes sociais — participou nas 3.ª e 4.ª temporadas de Taskmaster (RTP) e lançou O Lenço da Júlia, em parceria com a marca Cata Vassalo, que esgotou vendas. Foi ainda destacada no top 15 do relatório Brinfer, como uma das contas com maior interação em Portugal.

Wandson Lisboa, Criador de Conteúdos
Wandson Lisboa, Criador de Conteúdos

Nome e Signo

Wandson é criador de conteúdo, comunicador e apresentador. Vive no Porto, mas nasceu no Maranhão, onde se formou em Comunicação e Design Gráfico. Em 2010, mudou-se para Portugal e, desde então, tem vindo a conquistar o público português com a sua criatividade e versatilidade. A sua conta de Instagram foi distinguida pelo Huffington Post como uma das dez mais criativas do mundo. Artista completo e contador de histórias nato, é repórter digital do Festival da Canção e de vários festivais de música, foi concorrente do Taskmaster (RTP), e colabora regularmente com marcas como Disney, Netflix, Uber, IKEA e FNAC, levando sempre uma abordagem visual original e cuidadosa a cada projeto.

Alexandra Ribeiro, Krypton
Alexandra Ribeiro, Krypton

Nome e Signo

Alexandra Ribeiro, 55 anos, é diretora de produção na Krypton Films. Iniciou o seu percurso em produção publicitária em 1998, na Diamantino Filmes e na Elástica, colaborando em campanhas para marcas
como Olá e SuperBock.

Em 1999, integrou uma produtora de televisão, onde desenvolveu projetos de entretenimento e diversos documentários. Nessa altura, o seu caminho profissional e o fascínio pela produção tornaram-se claros, levando-a a aceitar o convite para liderar produções na Tangerina Azul Filmes.

Em 2003, recebeu o convite de Ricardo Estevão para, em conjunto, desenvolverem o departamento de produção da Krypton Films, desafio que considera o maior da sua carreira e que mantém até hoje.

No seu portfólio destacam-se campanhas para marcas como Vodafone, Super Bock, NOS, Worten, Continente, Betclic, Guaraná, BES, Optimus, Galp, CGD, Mercedes, Millennium BCP, Sagres, McDonald’s, entre outras.

Produziu videoclipes para os Madredeus e os Da Weasel, tendo vencido o Prémio Play de Melhor Videoclipe com “Hear From You”, de Branko.

O seu trabalho tem sido distinguido ao longo dos anos, liderando uma das equipas de realizadores mais premiadas e reconhecidas do panorama nacional.

Gaëtan du Peloux, Marcel
Gaëtan du Peloux, Marcel

Nome e Signo

Nascido e criado em Paris, Gaëtan é o mais velho de sete irmãos. Iniciou a sua carreira como copywriter na CLM/BBDO em 2004. Hoje, com 44 anos, trabalha na Marcel, a agência criativa da Publicis Groupe, como co-presidente e diretor criativo executivo. Juntamente com o seu parceiro criativo, Youri Guerassimov, Gaëtan criou trabalhos inovadores para uma vasta gama de marcas nacionais e internacionais. Conhecidos pela excelência criativa, algumas das suas campanhas tornaram-se verdadeiros ícones, como “os frutos e legumes feios” para o Intermarché, “o supermercado negro” para o Carrefour, “HackMarket” para a Back Market e “WoMen’s football” para a Orange. Com mais de 400 prémios, incluindo vários Grand Prix em Cannes Lions, D&AD Black Pencils e Best of Show no One Show, Gaëtan é um dos criativos franceses mais premiados da sua geração. Tendo tido o privilégio de presidir ou participar nos júris dos festivais criativos que mais admira (D&AD, Cannes Lions, One Show, Clio, LIA, Eurobest, Andy, NY Festival, ADC France, entre outros), Gaëtan acredita que a publicidade pode ser o pior trabalho do mundo… se fizermos apenas o que é esperado. Mas pode ser o melhor, se fizermos o contrário. Otimista e quase ingénuo, vive segundo a filosofia: “eles não sabiam que era impossível, por isso fizeram-no”. Gaëtan é um marido feliz e pai de três filhos. Tenta passar mais tempo com eles do que com o Youri. Sim, ele tenta.


ENG

Born and raised in Paris, Gaëtan is the eldest of seven children. He started his career as a copywriter at CLM/BBDO in 2004. He’s now 44 years old and works at Marcel, the creative hot shop of Publicis Groupe, as co-president & chief creative officer. Along with his creative partner, Youri Guerassimov, Gaëtan has produced groundbreaking works for a large span of national and international brands. Known for their creative excellence, some of their campaigns became iconic, like “the inglorious fruits & vegetables” for Intermarché, “the black supermarket” for Carrefour, “HackMarket” for Back Market or “WoMen’s football” for Orange. Gaëtan is one of the most awarded French creatives of his generation with more than 400 awards, including several Cannes Lions Grand Prix, D&AD Black Pencils and One show best of show. He has been honored to chair or take part in all the creative festivals he admires (D&AD, Cannes Lions, One Show, Clio, LIA, Eurobest, Andy, NY festival, French ADC, …). Gaëtan thinks that advertising can be the worst job on earth if you do what is expected, and the best one if you do the opposite. Optimistic, almost naïve, he lives under this philosophy: “they didn’t know it was impossible, so they did it”. Gaëtan is a happy husband and a father of three. He tries to spend more time with them than with Youri. Yes, he tries.

Patrícia Araújo, Publicis Groupe Portugal
Patrícia Araújo, Publicis Groupe Portugal

Nome e Signo

Patrícia é Chief Strategy Officer na Publicis Groupe Portugal, na qusl lidera com uma abordagem holística e integrada nas áreas de Media e Criatividade. Com mais de 20 anos de experiência na Publicis Groupe, Patrícia tem sido fundamental na definição de estratégias de marca e comunicação para uma vasta gama de clientes globais. Trabalhou em diversas categorias de indústria, tendo colaborado com marcas icónicas como Levi’s, Mondelez, Samsung, L’Oréal, Mercedes-Benz, Heineken, entre muitas outras. Baseada em Lisboa, Patrícia também assumiu responsabilidades globais de grande relevância. Como membro do Global Product Committee e, mais recentemente, do Group Strategy Council, contribuiu para o desenvolvimento de ferramentas e estruturas estratégicas, supervisionando a sua implementação na rede internacional. Adicionalmente, desempenhou um papel crucial na coordenação de estratégias para marcas globais em toda a região da Europa do Sul.


ENG

Patrícia is the Chief Strategy Officer at Publicis Groupe Portugal, where she leads with a holistic and integrated approach across both Media and Creative disciplines. With over 20 years of experience within Publicis Groupe, Patricia has been instrumental in shaping brand and communication strategies for a wide range of global clients. She has worked across diverse industry categories, partnering with iconic brands such as Levi’s, Mondelez, Samsung, L’Oréal, Mercedes-Benz, Heineken, and many others. Based in Lisbon, Patricia has also taken on key global responsibilities. As member of  Global Product Committee and recently in Group Stratgey Council, she has contributted to the development of strategic tools and frameworks and overseeing their rollout across the international network. Additionally, she has played a pivotal role in coordinating strategy for global brands across Southern Europe.

Vasco Pereira Coutinho, Ator
Vasco Pereira Coutinho, Ator

Nome e Signo

Vasco é ator e criador de conteúdo. Durante a pandemia, revelou o seu lado cómico no Instagram, através de personagens como a Dona Lurdes ou a Tia Bli, que já conquistaram mais de 100 mil seguidores. Apaixonado pelo palco desde os 8 anos, fez uma pausa para explorar outras áreas, mas rapidamente regressou ao seu “Plano A” — não só através da sua veia criativa nas redes sociais, mas também nos estudos e no palco. Concluiu o curso de Atores na ACT e está atualmente em cena com a peça “Escolhas”, no Teatro Villaret, além de integrar outros projetos na área da representação.

Martim Manoel, Central de Cervejas
Martim Manoel, Central de Cervejas

Nome e Signo

Martim is a Marketing Manager at the local subsidiary of Heineken in Portugal, Sociedade Central de Cervejas, where he leads the Future Brands. He is also the co-founder of ISTO., an up and coming Portuguese menswear brand shaking things up with a slow fashion and radical transparency approach.

 With a career of 15+ years in FMCG multinational companies, he started at Procter & Gamble having worked both in Lisbon and Madrid. From Hair Care to Feminine Care, he knows everything there is to know about the menstrual period, how women’s panties have evolved over time and how to insert a tampon. Sadly, his two kids are both boys.

He then moved to Beverages and worked at Nespresso where he questioned what the hell he was doing there given he didn’t like coffee (at the time) and knew absolutely nothing about the direct to consumer sales model Nespresso was and is based on.

For the past 5 years he’s been at Heineken Portugal having had the pleasure of working on a massive brand like Sagres (and boy what a joy it was to finally work on a category he actually enjoys), and more recently leading the Future Brands, from Cider to Sparkling Water, Craft Beer to Seltzers.

 He started as a typical FMCG businessman, but innovation and creativity really grew on him in recent years. With a hidden talent for copy writing and an ability to connect the dots, he believes the creative industry is a place we would be successful at, he just didn’t have the courage to make the move yet.  

Dia 22 de maio, realiza-se o ciclo de Conferências do 27º Festival.

A Direção convida a comunidade para um dia dedicado à inspiração e reflexão, com várias conferências com convidados especiais.


CONFERÊNCIAS:


14h30 _ “Beyond Advertising: Creating Real Impact (and Wealth)” com Laura Visco, Fundadora da Amiga Hablemos de Plata
Há vida depois da publicidade? E, mais importante ainda, podemos realmente gerar impacto — e não apenas vender ideias? Esta apresentação é sobre como usar as ferramentas que já temos ao nosso dispor para promover uma mudança real, e sobre como nasceu o projeto Amiga, Hablemos de Plata a partir dessa necessidade. Vamos explorar de que forma as mulheres foram sistematicamente afastadas das conversas sobre dinheiro — e porque é que a riqueza continua, até hoje, nas mesmas mãos.


15h30 _ “Beyond Branding” com Paula López-Nuño, Head of Education & Strategist na Folch Studio

Na Folch, estamos a abrir uma nova linha de trabalho que se afasta dos modelos tradicionais de design, moldando visões, métodos e resultados emergentes. Chamamos-lhe Beyond — uma vertente orientada pela investigação, na qual os projetos não respondem a necessidades convencionais, mas sim a necessidades negligenciadas que são igualmente relevantes. Esta abordagem experimental influencia — e é influenciada — pelo nosso programa de mestrado, Beyond Branding. Aquilo que prototipamos na sala de aula é aperfeiçoado no estúdio, e o que testamos no estúdio muitas vezes ganha nova vida no contexto académico. A Folch continua a ser um estúdio boutique focado em design estratégico, mas com um pé sempre assente no que está para vir.



16h30 _ “Os criadores de conteúdos são os novos criativos?”

Que papel têm os criadores de conteúdos na construção de marcas? Podem substituir as agências criativas? A Joana Barrios vai provocar estas e outras  discussões num mesa redonda que inclui Gabriela Barros, Madalena Abecasis, Vasco Pereira Coutinho e Wandson. O debate será, no mínimo, animado.



17h30 _ “Criatividade, de Hype a Trend." com Gaetan du Peloux, Co-President and CCO da Marcel AgencyPatricia Araújo, CSO da Publicis Groupe PortugalSteve Colmar, CCO da Publicis Groupe Portugal; Martim Manoel, Marketing Manager da Central de Cervejas; e Alexandra Ribeiro, Diretora de Produção da Krypton.

Inteligência artificial, tecnologia, temas sociais, comportamentos humanos. Os fenómenos que impactam a vida das pessoas, inevitavelmente influenciam o universo da comunicação. Mas o que é uma moda passageira e o que veio para ficar? Qual é o real impacto na indústria criativa? Nesta mesa redonda, vamos construir momentos de conversas e perspetivas.


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On May 22, the 27th Festival’s Conference Series kicks off. The Club invites the creative community to come together for a full day of inspiration, insight, and thought-provoking talks led by special guest speakers.


TALKS


14h30 _ “Beyond Advertising: Creating Real Impact (and Wealth)” with Laura Visco, Founder of Amiga Hablemos de Plata
Is there life after advertising? And more importantly, can we create real impact—not just sell ideas? This talk is about using the tools we already have to drive real change and how Amiga, Hablemos de Plata was born from that need. We’ll break down how women have been systematically kept out of financial conversations and why wealth remains concentrated in the same hands. 


15h30 _ “Beyond Branding” with Paula López-Nuño, Head of Education & Strategist at Folch Studio

At Folch, we're opening up a new line of work that diverges from the standard frameworks of design, shaping emerging visions, methods and outcomes. We’ve called it Beyond, a research-driven track where projects don’t respond to conventional needs, but rather to overlooked ones that are just as relevant. This experimental approach influences and is influenced by our master's program, Beyond Branding. What we prototype in the classroom gets refined in the studio, and what we test in the studio often finds new life in the academic context. Folch remains a boutique studio focused on strategic design, but with one foot always stepping into what’s next.


16h30 _ “Os criadores de conteúdos são os novos criativos?”

What role do content creators play in building brands? Can they replace creative agencies? Joana Barrios will spark these and other discussions in a roundtable featuring Gabriela Barros, Madalena Abecasis, Vasco Pereira Coutinho, and Wandson. One thing's for sure — it’s going to be a lively debate.


17h30 _ “Criatividade, de Hype a Trend.” with Gaetan du Peloux, Co-President and CCO da Marcel AgencyPatricia Araújo, CSO at Publicis Groupe PortugalSteve Colmar, CCO at Publicis Groupe Portugal; Martim Manoel, Marketing Manager of Central de Cervejas; e Alexandra Ribeiro, Diretor of Production of Krypton.

Artificial intelligence, technology, social issues, human behaviour — the phenomena that impact people’s lives inevitably influence the world of communication. But what’s just a passing trend, and what’s here to stay? What is the real impact on the creative industry? In this roundtable, we’ll create space for conversation and diverse perspectives.



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Horário | Schedule14h30 - 18h30 (abertura de portas 9h)

Local | Venue: Fábrica de Pão (Beato Innovation District, Lisboa)

Capacidade | Capacity: 300 pax


Bilhete manhã ou tarde | Morning or afternoon ticket40€ / Sócios CPP 20€ 

Bilhete diário | Daily ticket70€ / Sócios CCP (CPP member) 35€

Bilhete diário Estudantes | Student day ticket15€ 

Bilhetes limitados à capacidade da sala | Tickets limited to room capacity.

Sócios Empresa têm direito a 5 entradas com desconto.


Se ainda não és sócio, podes registar-te online | If you are not yet a member, you can register online.


O evento conta com o sponsor Betclic | The event is sponsored by Betclic

O Clube tem o apoio de coorganização da Câmara Municipal de Lisboa. | The Club has the co-organizing support of Lisbon City Council.


Evento acessível para mobilidade reduzida

Event accessible for reduced mobility


Alinhamento e bilhetes | Alignment and tickets:

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Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

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