
Data
Tipo de Evento
Local
Participantes

Nome e Signo
A Marca do meu país expressa aquilo que somos: ibéricos da parte da mãe, atlânticos do pai e universais por dever de alma.

Nome e Signo
Digital Branded Content Lead @ NOS Portugal
Com hiperfoco em construir marcas relevantes em ambientes digitais, Rúben Pardal combina estratégia, ativação e storytelling há mais de 10 anos. Formado em Publicidade e Marketing pela ESCS, passou por agência, como Creative Strategist, e pelo lado do cliente, liderando projetos na Worten e no Lidl Portugal. Representou Portugal duas vezes nos Young Lions, em Cannes, e esteve por trás de ativações como Rock in Rio Game City, Worten Game Ring — a marca de gaming da Worten — e o reposicionamento digital do Lidl Portugal, enquanto Head of Digital. Em 2024, foi reconhecido entre os 10 melhores marketeers para trabalhar, escolhidos pelas agências, segundo o SCOPEN.

Nome e Signo
Inês Nogueira Sousa tem uma experiência de mais de 10 anos em comunicação e criação conteúdo digital, sempre com um pé na cultura. Formada em escultura pela Faculdade de Belas Artes, diz que não serviu para nada mas sabe que traz um pensamento criativo ao que faz. Passou por várias agências, como copywriter, social media manager e estratega. Nos últimos anos, como Head of Digital d’o escritório, tem definido o papel digital de importantes marcas do mercado como Lidl e NOS. Confia no digital como quem sabe que boas ideias não escolhem meio.

Nome e Signo
Diretor de Estratégia @ HAVAS
Começou a carreira no Brasil durante o boom das redes sociais, acompanhando de perto o surgimento das primeiras estratégias de social para marcas como Fila, Toblerone, Volkswagen e O Boticário. Em Portugal, passou pela área de consultoria, colaborando em projetos para diversas marcas, entre as quais L'Oréal e Millennium BCP. Hoje, é Diretor de Estratégia na Havas, trabalhando com a EDP, NOS, Danone, CTT e outras marcas que fazem parte do dia a dia dos portugueses.

Nome e Signo
- Diretor Criativo Digital @ o’escritótio
Nascido nos anos 90 em São Paulo, iniciou a sua carreira na revista Vice e, posteriormente, passou por diversas agências paulistas de publicidade como criativo e diretor de arte para marcas como Puma, LG, Wacom, Microsoft, entre outras. Trabalha com digital desde os tempos em que o Facebook ainda não era monetizado, o Twitter não era o X e o futuro era a internet.
Foi diretor de comunicação do Centro Cultural São Paulo e trabalhou durante vários anos na comunicação do Museu de Arte de São Paulo (MASP), onde colaborou em projetos do Google Arts & Culture na digitalização de exposições, experiências em VR e AR, e em tecnologias que aproximam o público da arte.
Cruzou o Atlântico em 2018 até chegar a Portugal, onde é atualmente diretor criativo digital na agência O Escritório. Não menos importante, é tutor de uma Podenga portuguesa chamada Lina — que poderia ser uma bela homenagem à arquiteta do MASP, Lina Bo Bardi, mas é, na verdade, apenas uma redução de Catiolina.

Nome e Signo
Fernando Parreira - Diretor de Negócios SAPO e Presidente, IAB Portugal

Nome e Signo
Filipe Manuel Pereira é uma voz de referência em media intelligence, com um perfil marcadamente analítico e estratégico. Atualmente, é Diretor-Geral para a Ibéria, América Latina e África Subsariana.
Racional e pragmático, características que desenvolveu durante a sua formação no Instituto Superior Técnico, Filipe acredita no poder da análise como base para decisões estratégicas sólidas. Ao longo das últimas duas décadas, tem apoiado líderes organizacionais a atingirem os seus objetivos-chave, através de uma abordagem sustentada por dados e visão estratégica.
A sua experiência em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, acumulada em diversos setores, é complementada por um profundo conhecimento em Business Intelligence e Gestão de Informação. Este percurso foi moldado por passagens por empresas de renome como a Cision e a LCG Consulting, onde desempenhou funções de liderança e gestão de negócio.
É cofundador da Humanity of Things, uma associação sem fins lucrativos dedicada à capacitação da sociedade em literacia digital. Exerce também os cargos de Diretor do Inov@legal, Instituto de Inovação Legal e Tecnológico em Português, e de Vice-Presidente da CCINP, Câmara de Comércio Países Baixos Portugal.
Licenciado em Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social, possui ainda formação em Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico, bem como a certificação ECPC-B Data Protection pela Faculty of Law da Universidade de Maastricht.
Filipe gosta de aproveitar o tempo livre para se divertir e valoriza o tempo passado com a sua família.

Nome e Signo
Ricardo Santos, Chief Brand Officer do Dr Finanças

Nome e Signo
Com mais de 25 anos de experiência em Inovação, Estratégia, Marca & Comunicação em sectores como Media, Telecomunicações, FMCG e Location Based Entertainment (LBE), a Andreia desempenhou várias funções em Marketing - Brand Manager a Marketing Director - e uma série de funções em Inovação - Senior Futures Innovation Manager, Global Senior Creative Director e Global Innovation Brands Director - tendo experimentado quase todas as frentes da inovação, principalmente em Londres onde esteve de 2010 a 2020.
A Andreia regressou a Portugal em 2020, onde se juntou à Nestlé Portugal para assumir o cargo de Head of CMI, Strategy & Innovation onde é promovida um ano depois a Innovation & Digital Transformation Diretor para Nestlé Iberia. Na sua extensa carreira, a Andreia lançou mais de 100 novos produtos e campanhas em todo o mundo e desenvolveu marcas local e globalmente, tais como Rádio Comercial, Optimus, Johnnie Walker, Tanqueray, Pampero, Pimm’s, Madame Tussaud’s, London Eye, Peppa Pig, Nespresso, entre outras, e agora, Worten.
A Andreia é frequentemente convidada a falar e participar em eventos de marketing e inovação. Foi um membro ativo de Lions Cannes & Eurobest de 2020 a 2022, tendo iniciado a sua participação no Eurobest 2020 como Juíza para a categoria de “Innovation & Creative Data”, seguindo-se o Júri de Lions Cannes para “Creative Data & Innovation” em 2021, e Júri para as “Young Lions Marketer Competitions” no mesmo ano. Em 2022, foi convidada para Presidente do Júri de “Creative Data & Innovation” para o Eurobest 2022, sendo o primeiro profissional português a presidir um Júri de uma categoria do Eurobest.
Atualmente, participa no “Growth Infusion Forum”, organizado pela APPM 2024; é oradora convidada no curso de Brand Management no “The Venue Barcelona” de set-dez de 2025; e recentemente foi convidada como oradora para a próxima Conferência da APAN, em maio de 2025. A Andreia tem sido uma Mentora ativa desde 2020 em vários programas e continua a ser Mentora individual de vários profissionais. Juntou-se à WORTEN como Head of Brand & CX em novembro de 2024 e é membro de Management Committees desde 2021.

Nome e Signo
Ruben Ferreira Duarte, Accessibility Lead na Bliss Applications

Nome e Signo
Cláudia Domingues, Country Communication Manager no IKEA

Nome e Signo
Liliana Costa, People Business Partner na Sonae MC

Nome e Signo
Inês Dias - Area Coordinator Brand Marketing na Sonae MC

Nome e Signo
Sara Sousa Pinto - Apresentadora na CNN Portugal

Nome e Signo
Judite Mota foi Redatora e Diretora Criativa a maior parte da sua vida profissional tendo acumulado prémios de criatividade em quase todos os Festivais nacionais e internacionais ao longo de mais de 20 anos. Recentemente juntou às suas funções de Chief Creative Officer da VMLY&R Lisboa, as de Diretora Geral sendo responsável por uma equipa multidisciplinar com o objetivo de ligar criatividade, tecnologia e cultura em benefício das marcas. Defende que o pensamento criativo deve estar presente em todos os passos da relação entre clientes e agências e que as ideias são a força que move o mundo – das marcas e não só. Foi Presidente do Clube de Criativos de Portugal durante 4 anos e jurada em Festivais nacionais e Internacionais incluindo Cannes, D&AD, Clio e One Show. Adora viajar e tanto gosta de fazê-lo fisicamente como simbolicamente nas páginas de um livro ou de qualquer outro suporte em que as histórias ganham vida. Descreve-se como uma leitora compulsiva.
ENG
Judite Mota has been a Copywriter and Creative Director for most of her professional life having accumulated creativity awards in almost all national and international Festivals for over 20 years. Recently she added to her duties as Chief Creative Officer of VMLY&R Lisboa, those of General Director being responsible for a multidisciplinary team with the aim of linking creativity, technology and culture for the benefit of brands. She believes that creative thinking should be present in every step of the relationship between clients and agencies and that ideas are the force that moves the world - of brands and beyond. She was President of Clube de Criativos de Portugal for 4 years and a jury in national and international festivals including Cannes, D&AD, Clio and One Show. She loves to travel and enjoys doing it physically as much as symbolically on the pages of a book or any other type of support where stories come to life. She describes herself as a compulsive reader.

Nome e Signo
Olá, o meu nome é Carlos Cipriano, mais conhecido por FOFI.
Se tivesse de me descrever, diria que sou uma mistura improvável entre Coco Chanel e o Rambo.
Sou uma espécie de faz-tudo artístico e director de arte freelancer.
O videoclip “Human Behaviour”, do Michel Gondry, traçou o caminho do meu crescimento artístico.
Voei até Inglaterra para estudar Cinema e Vídeo na University for the Creative Arts.
Gosto de inovar e experimentar.
Gosto de kung-fu voador. Gosto de entreter.
Expresso-me melhor com imagens do que com palavras.
Não encontro inspiração em prazos nem em concursos.
Gosto de brincar. Gosto de pensar em grande.
Persigo aqueles momentos inesperados em que o acaso se transforma em magia.

Nome e Signo
Frederico van Zeller é um fotógrafo português com uma carreira consolidada, particularmente reconhecido pelo seu trabalho na área da fotografia de publicidade. Colabora com agências nacionais e multinacionais, tendo desenvolvido campanhas para grandes marcas no mercado português, como EPD, PT, MEO, Vodafone, Millennium BPI, Peugeot e Mercedes, entre outras.
Com um percurso que se iniciou nos anos 90, Frederico van Zeller descobriu a sua paixão pela fotografia e pelo mundo da pós-produção cedo na sua carreira. A sua abordagem muitas vezes combina a técnica com um olhar mais "freestyle", procurando um resultado realista e fotográfico.
Além do seu extenso portfólio em trabalhos comerciais, disponível no seu website oficial, Frederico van Zeller também tem explorado outras formas de expressão criativa. Em 2020, foi distinguido com o prémio "Novos Talentos FNAC" na categoria de escrita, revelando uma outra faceta do seu talento criativo.
Ao longo da sua carreira, tem colaborado em diversos projetos, incluindo trabalhos de "still life" para espaços comerciais e outras produções que demonstram a sua versatilidade enquanto fotógrafo.

Nome e Signo
Lourenço formou-se em Arquitetura e, após três anos a trabalhar em casas e edifícios, mudou de carreira para se dedicar a outro tipo de ideias.
Iniciou a sua vida na Publicidade na Publicis e, em quatro anos, trocou três vezes de agência (Y&R, TBWA e novamente Y&R) como Diretor Criativo, até fundar a sua própria agência — a MSTF Partners, em Portugal — que atualmente faz parte da Dentsu Creative. Atualmente vive em Madrid, é CEO da Dentsu Creative Ibéria e supervisiona todo o trabalho da região EMEA.
Ganhou diversos prémios em festivais como Cannes Lions, Eurobest, D&AD, One Show, Clio, entre outros, e já foi jurado em muitos desses eventos.
As ideias de que Lourenço mais se orgulha são os seus cinco filhos.
Lourenco completed his degree in Architecture and after 3 years of working in houses and buildings changed his career to work on a different kind of ideas.
Started his Advertising life in Publicis and swapped 3 times between agencies in 4 years (Y&R, TBWA and Y&R again) as a Creative Director until founding his on agency MSTF Partners in Portugal, that now belongs to Dentsu Creative.
At the moment lives in Madrid and he's the CEO of Dentsu Creative Iberia and oversees all the work of EMEA.
Won many awards at Cannes Lions, Eurobest, DA&D, One Show, Clio, etc ... and has been jury in a lot of Festivals.
The ideas that Lourenço is more proud are the 5 kids he has.

Nome e Signo
Senior Copywriter na Uzina

Nome e Signo
COMMUNICATION STRATEGIST | WRITER | PSYCHOLOGIST | NEUROSCIENCE STUDENT - a 20-years career in Multinational Advertising Agencies as an Executive Creative Director, combined with a 20-years career in the freelance world. I am a natural storyteller, an advocate for women empowerment, a science avid consumer, a firm believer in the healing power of change, beauty and art.

Nome e Signo
CEO at Havas Worldwide Portugal

Nome e Signo
Ana Marquilhas é uma profissional da área da comunicação, com mais de 20 anos de trabalho dedicado aos media. Durante a sua carreira, Ana teve a oportunidade de trabalhar em diversos setores dentro deste campo, incluindo distribuição, telecomunicações, cosmética e mercado de luxo. Ao longo dos anos, participou ativamente em vários projetos e lançamentos nessas áreas, testemunhando de perto as mudanças e os avanços que ocorreram com o surgimento da internet. O seu percurso profissional foi marcado pela sua participação no primeiro painel de medição de audiências em televisão com audimetria, evidenciando o seu envolvimento desde os primórdios da análise de dados na indústria televisiva. Atualmente, dedica-se ao estudo da longevidade, especialmente no que diz respeito à sua relação com a comunicação e a publicidade, explorando como estes elementos moldam a perceção e o comportamento dos consumidores.

Nome e Signo
Co-founder and Creative Director of Coming Soon
Creative, copywriter and co-founder of the agency Coming Soon, Marcelo Lourenço is the author of “Despicable”, the anti-racism ad that became the most-watched Portuguese commercial in YouTube’s history.
After leading the creative direction of some of Portugal’s top agencies, he founded Coming Soon in 2018. Since then, the agency has ranked among the national top 20 and was twice named Portuguese Independent Agency of the Year by El Ojo de Iberoamérica.
His 2024 campaign “Surfing Through the Odds” was one of the most awarded Portuguese campaigns of the year, earning recognition from Clio, Cannes Lions, ADCE, One Show, and the Grand Prix from Journalists at the Clube da Criatividade de Portugal Festival.
Marcelo is also a columnist for Marketeer magazine, where he writes and illustrates the monthly comic column “Corta para Packshot”, a humorous take on creative life and the behind-the-scenes of the advertising industry.

Nome e Signo
Senior Copy Writer BBDO Portugal
Nascido no longínquo ano de 1964 de família com origens no Algarve mas já instalada em Lisboa, em Alvalade.
Tenho ideia de que na altura os semáforos ainda eram a preto e branco mas não tenho a certeza.
Fui logo com 2 anos para Lycée Français Charles Lepierre . Só me tiraram de lá com 11 anos.
Tenho boas memórias do sítio, embora tenha levado uns estalos pelo meio.
Parece que na altura era mais ou menos normal. Sem ressentimentos.
Depois fui para a Escola Preparatória Eugénio dos Santos e em seguida para o Liceu Raínha D. Leonor ( geração do Rodrigo Leão que por acaso conheci lá )
Daí segui para a António Arroio e depois fiz o 12º Ano na Cidade Universitária.
Como não tive média para entrar em Arquitetura logo a seguir, e ia ficar um ano parado, aproveitei e fiz logo o serviço militar, não fosse ter um azar e ser chamado depois a meio do curso.
Estive na Escola Prática de Artilharia e depois no famoso RALIS, aqui em Lisboa.
Posso dizer que não me custou muito. Sabendo que era provisório tentei aproveitar ao máximo e ainda me diverti pelo caminho. Conheci pessoas do “país real” de todas as origens, valeu muito por isso. Lá comandei uma secção de artilharia , a operar um “canhão” de sete toneladas.
Para garantir que a coisa corria bem, li os manuais americanos das peças de artilharia de uma ponta à outra. Correu bem. Saí de lá com um louvor ( achei muito fixe, nem sabia que existia isso. É tipo um diploma a dizer que me portei muito bem ).
Depois da tropa lá entrei em Arquitetura, onde estive até ao 3º ano. Mas não era a minha praia. No meio meti-me também no Hot Clube de Portugal no piano jazz. Estive 3 semestres intercalados.
Quando estava meio sem saber o que queria fazer mesmo, o meu irmão Paulo Condessa, que tinha acabado de sair da Young para a EPG ( era Diretor de Contas) , convenceu-me a ir fazer um estágio de copy com o Edson Athayde. Dizia que era mesmo a minha vocação, que ia gostar. Isto em 1994.
Lá fiz o estágio, correu muito bem e fiquei. Ainda ganhei alguns daqueles prémios nacionais que havia, os ovos estrelados da Marketing & Publicidade, acho eu. Fiquei entusiasmado, resolvi continuar e a partir daí foi sempre em frente.
Em 96 mudei-me para a BBDO a convite do Jorge Teixeira. Lá estive até 2000.
Foi onde ganhei um Leão de Bronze em parceria com o Marco Dias, com a imprensa Cães na Árvore para a Whiskas. Ganhou também Épica, London Festivals, Clio , New York Festivals, Eurobest e outros que não me lembro.
Em 2000 o Edson chamou-me para a recém criada EDSON FCB.
Em 2007, em paralelo, comecei a aventura com a banda The Soaked Lamb. Muitos concertos, 4 CDs editados, etc.
Estive até 2013 na FCB , que passou por várias fases. Saída do Edson, Luis Silva Dias como DC e depois presidente, mudança para DRAFT FCB, etc...
Em 2013 saí e estava a pensar ir para o Brasil (era casado com a Paola Maluf, produtora). Fiz uma espécie de ano sabático entre lá e cá.
Como o mercado no Brasil não estava grande coisa ( 2013 - crise lá como cá ) , e a conselho dos colegas brazucas, voltei a apostar na terra mãe.
A convite do João Roque, que era Diretor Criativo da Prime Advertising, lá voltei ao mercado, a minha primeira agência não multinacional..
Estive na Prime até 2016, depois fiz um breve período como freelancer, passando pela Euro M e Leo Burnett.
Em 2017 integrei a Euro M onde fiquei até o início de 2023.
Nesse ano, o Fabiano Bomfim que tinha sido meu colega na FCB e é agora Diretor Criativo na BBDO convidou-me para trabalhar com ele.
E lá voltei às origens onde ainda estou.
Numa nova BBDO e vizinho dos professores franceses que me deram uns estalos mas ainda me ensinaram bastante.
E é isso. That’s me. Perdão, c’est moi.
PS: Os projetos musicais continuam. The Soaked Lamb está em stand by, mas tenho agora o novo quinteto SYNCO de que faz parte o João Guimarães, DC aqui na BBDO.
Dia 20 de maio, no palco CCP decorrem as Conferências Alta Voz, um espaço de inspiração, partilha, divulgação e provocação para a criatividade portuguesa.
CONVERSAS:
10h15 _ “Best Agency To Work For”, com Alexandra Machás da Scopen
Alexandra Machás, Managing Director da Scopen, vai apresentar os resultados do questionário “Best Agency to Work For” analisou quais as agências mais apelativas para trabalhar e obteve insights sobre mercado de trabalho na área criativa.
11h30 _ "DIGITAL. O POSTO ISOLADO"
Uma celebração à morte do plano de posts tradicional, uma provocação sobre o papel isolado do digital na publicidade em Portugal, a tentativa de reinventar a relação agência-cliente e a luta pela criação de conteúdo que as pessoas realmente querem ver.
Rúben Pardal – Digital Branded Content Lead, NOS Portugal
Inês Nogueira de Sousa – Head of Digital, o escritório
Fábio Polido – Diretor Criativo Digital, o escritório
Gabriel Batista – Diretor de Estratégia, HAVAS
12h30 _ "Criatividade, Dados e Tecnologia para Redefinir o Impacto no Marketing"
Nos dias atuais, as áreas do marketing, comunicação e publicidade estão num momento de grande transformação. A digitalização acelerada e a fragmentação dos canais de divulgação trazem novos desafios para as marcas e empresas. As ferramentas tradicionais de avaliação de campanhas e impacto já não são suficientes para lidar com o dinamismo do mercado atual. Num cenário em que as plataformas digitais se multiplicam, os consumidores se tornam mais exigentes, entender o comportamento do público, otimizar investimentos e alinhar a criatividade às métricas corretas são tarefas complexas, mas imprescindíveis.
Esta talk pretende discutir como integrar dados, criatividade e tecnologia de forma a enfrentar estas dificuldades de forma inovadora e eficaz. A troca de ideias pretende perceber como as empresas estão a encontrar soluções de análise e avaliação, integrando plataformas avançadas de inteligência artificial, automação e machine learning para otimizar campanhas em tempo real. Como as técnicas criativas podem ser projetadas para gerar resultados tangíveis e mensuráveis.
Filipe Manuel Pereira - Diretor Geral, CARMA
Fernando Parreira - Diretor de Negócios SAPO e Presidente, IAB Portugal
Ricardo Santos - Chief Brand Officer, Dr Finanças
Andreia Vaz - Head of Brand & CX, Worten
14h30_ “Descomplicar a acessibilidade: exemplos reais”
O ano de 2025 marcará para muitas empresas em Portugal a data de entrada em vigor da nova lei sobre acessibilidade aplicada ao setor privado. Decorrente de uma iniciativa legislativa europeia, o European Accessibility Act, este será um desafio para produtos e serviços, tendo em vista a criação de uma realidade mais inclusiva. Em Portugal de algum tempo a esta parte existem algumas empresas que estão a fazer um caminho muito sustentado nesta área. Transformando produtos e serviços, criando novas formas de trabalhar em equipa e até mesmo redefinindo muitas das suas políticas internas. Nesta conversa, vamos procurar dar visibilidade a exemplos concretos de atividades e iniciativas de duas empresas completamente incontornáveis para a vida dos consumidores em Portugal: a Sonae MC (detentora do Continente) e o IKEA.
Inês Dias, Area Coordinator Brand Marketing na Sonae MC
Liliana Costa, People Business Partner na Sonae MC
Claudia Domingues, Country Communication Manager no IKEA
Moderação de Ruben Ferreira Duarte, Accessibility Lead na Bliss Applications
15h30_ TALK PITCH X CCP | “Há aí alguém: os criativos e as máquinas”
Mesa redonda que pretende explorar temas a crescente utilização de lA na produção criativa, como os LLMS estão a transformar e influenciar as industrias criativas, as implicações éticas da criatividade produzida por lA ou o que significa ser criativo num mundo de inteligência artificial generativa avançada.
Sara Sousa Pinto - Apresentadora da CNN (moderadora)
Judite Mota - Diretora Criativa Executiva
Frederico van Zeller - Fotógrafo
Lourenço Thomaz - CCO Dentsu Creative Iberia
Carlos FoFi Cipriano - Director, Art Director & Animation
16h30_ "SEREI DEMASIADO VELHO PARA SER CRIATIVO?"
De acordo com a American Psychological Association, o etarismo — o preconceito contra pessoas mais velhas — é o último tipo de preconceito socialmente aceite na nossa sociedade. Isso é ainda mais evidente na indústria criativa, onde um profissional que chega aos 50 anos enfrenta, na maioria das vezes, um dilema: ou ocupa um cargo de direção (que são poucos) ou é visto como velho e ultrapassado e, geralmente, posto de parte. Não estará na altura de o mercado publicitário — que faz campanhas a defender todo o tipo de causas — agir em causa própria e combater o etarismo dentro da sua própria indústria? O que podemos fazer para enfrentar este preconceito e manter no ativo os criativos mais seniores, com talento, experiência e provas dadas?
Alexandra Quadros, Co-Founder ARTS x MIND
Luís Jorge, Senior Copywriter na Uzina
Pedro Graça, CEO da Havas Worldwide Portugal
Vasco Condessa, Senior Copywriter na BBDO
Ana Marquilhas, Consultora de Meios na After50
Moderação de Marcelo Lourenço, Co-founder and Creative Director da Coming Soon.
____________
On May 20, the Alta Voz Conferences take place on CCP's stage — a space for inspiration, sharing, exposure, and provocation, dedicated to Portuguese creativity. (Talks in Portuguese.)
TALKS:
10h15 _ “Best Agency To Work For”, with Alexandra Machás from Scopen
Alexandra Machás, Managing Director at Scopen, will present the results of the 'Best Agency to Work For' survey, which analyzed the most attractive agencies to work for and provided insights into the job market in the creative industry.
11h30 _ "DIGITAL. O POSTO ISOLADO"
A celebration of the death of the traditional content calendar, a provocation about the isolated role of digital in advertising in Portugal, an attempt to reinvent the agency-client relationship, and the fight to create content that people actually want to see.
Rúben Pardal – Digital Branded Content Lead, NOS Portugal
Inês Nogueira de Sousa – Head of Digital, o’escritório
Fábio Polido – Diretor Criativo Digital, o’escritório
Gabriel Batista – Diretor de Estratégia, HAVAS
12h30 _ "Criatividade, Dados e Tecnologia para Redefinir o Impacto no Marketing"
Nowadays, the fields of marketing, communication, and advertising are undergoing a period of major transformation. Accelerated digitalization and the fragmentation of communication channels bring new challenges for brands and businesses. Traditional tools for evaluating campaigns and impact are no longer sufficient to cope with the current market dynamics. In a scenario where digital platforms are multiplying and consumers are becoming more demanding, understanding audience behavior, optimizing investments, and aligning creativity with the right metrics are complex yet essential tasks. This talk aims to discuss how to integrate data, creativity, and technology in order to address these challenges in an innovative and effective way. The exchange of ideas seeks to understand how companies are finding analytical and evaluative solutions by integrating advanced platforms using artificial intelligence, automation, and machine learning to optimize campaigns in real time — and how creative techniques can be designed to generate tangible and measurable results.
Filipe Manuel Pereira - Diretor Geral, CARMA
Fernando Parreira - Diretor de Negócios SAPO e Presidente, IAB Portugal
Ricardo Santos - Chief Brand Officer, Dr Finanças
Andreia Vaz - Head of Brand & CX, Worten
14h30_ “Descomplicar a acessibilidade, exemplos reais”
The year 2025 will mark, for many companies in Portugal, the beginning of the enforcement of the new accessibility law for the private sector. Stemming from a European legislative initiative — the European Accessibility Act — this will present a challenge for products and services aimed at creating a more inclusive reality. In Portugal, for some time now, there have been companies making steady progress in this area — transforming products and services, creating new ways of working as a team, and even redefining many of their internal policies. In this conversation, we will highlight concrete examples of activities and initiatives from two companies that are essential to the everyday lives of Portuguese consumers: Sonae MC (owner of Continente) and IKEA.
Inês Dias, Area Coordinator Brand Marketing na Sonae MC
Liliana Costa, People Business Partner na Sonae MC
Claudia Domingues, Country Communication Manager no IKEA
Moderation - Ruben Ferreira Duarte, Accessibility Lead na Bliss Applications
15h30_ TALK PITCH X CCP | “Há aí alguém: os criativos e as máquinas”
Roundtable discussion that aims to explore topics such as the growing use of AI in creative production, how LLMS are transforming and influencing the creative industries, the ethical implications of AI-driven creativity, and what it means to be creative in a world of advanced generative artificial intelligence.
Sara Sousa Pinto - Apresentadora da CNN (moderadora)
Judite Mota - Diretora Criativa Executiva
Frederico van Zeller - Fotógrafo
Lourenço Thomaz - CCO Dentsu Creative Iberia
Carlos FoFi Cipriano - Director, Art Director & Animation
16h30_ SEREI DEMASIADO VELHO PARA SER CRIATIVO?
According to the American Psychological Association, ageism — prejudice against older people — is the last socially accepted form of discrimination in our society. This is even more evident in the creative industry, where professionals reaching the age of 50 often face a dilemma: either they secure a leadership role (which are few), or they are seen as old and outdated and, more often than not, sidelined. Isn't it time for the advertising industry — which creates campaigns in support of all kinds of causes — to take action on its own behalf and fight ageism within its own ranks? What can we do to confront this prejudice and keep talented, experienced, and proven senior creatives active in the industry?
Alexandra Quadros, Co-Founder ARTS x MIND
Luís Jorge, Senior Copywriter at Uzina
Pedro Graça, CEO of Havas Worldwide Portugal
Vasco Condessa, Senior Copywriter at BBDO
Ana Marquilhas, Consultora de Meios at After50
Moderation - Marcelo Lourenço, Co-founder and Creative Director of Coming Soon.
____________
Horário | Schedule: 10h00 - 18h (abertura de portas 9h00)
Local | Venue: Fábrica de Pão (Beato Innovation District, Lisboa)
Capacidade | Capacity: 300 pax
Entrada Livre mediante inscrição | Free entry with registration (brevemente/ coming soon)
Bilhetes limitados à capacidade da sala. | Tickets limited to room capacity.
O evento conta com o sponsor Betclic | The event is sponsored by Betclic
O Clube tem o apoio de coorganização da Câmara Municipal de Lisboa. | The Club has the co-organizing support of Lisbon City Council.
Evento acessível para mobilidade reduzida | Reduced mobility access