Briefing: Tínhamos um desafio. Lançar o rum Pampero em Portugal, um país onde o rum é para pessoas velhas e aborrecidas. Precisávamos de tornar Pampero cool. Com este objectivo, focámo-nos numa tribo urbana que se auto-intitulam de INDIES. Porquê eles? Porque eles são líderes de opinião e criadores de tendências. Eles dizem o que é cool e o que não é. Por isso, se eles dizem que Pampero é cool, toda a gente vai segui-los. O trabalho está feito. A publicidade tradicional simplesmente não chega até eles, a arte sim.
Ideia: Criámos o primeiro Museu Efémero do mundo, utilizando a Pampero Fundación, uma fundação que apoia artistas alternativos. 1º: Identificámos mais de 50 das melhores peças de arte de rua na zona do Bairro Alto, seleccionados por conhecedores de graffiti. 2º: Criámos o site WWW.MUSEUEFEMERO.COM onde é possível fazer o download do áudioguia e do mapa com a localização das obras. 3º: Depois disto, as pessoas podem sair com o seu leitor de mp3 e caminhar pelas ruas do primeiro Museu Efémero do mundo.
Resultados: Com um budget anual de apenas €30.000, gerámos visibilidade de mais de €240.000. Valor que continua a crescer. De acordo com Millward Brown (Brand Image Tracker) em poucos meses, Pampero alcançou os objectivos de venda do ano inteiro, duplicando a percentagem de experimentação, e triplicando a percentagem de top of mind. Antes de Pampero ter sido lançado, o líder de mercado era mais do que uma marca, era visto como uma categoria de produto. As pessoas apenas bebiam essa marca. Como dissemos, isso foi antes de Pampero ter sido lançado. Hoje em dia Pampero alcançou os seus níveis de vendas e notoriedade. O que é notável, tendo em conta que o seu concorrente está no mercado há 15 anos. Em pouco tempo, o Museu Efémero teve mais visitantes que qualquer outro museu da área. E foi assunto em vários meios nacionais e internacionais como o New York Times, Metro, Diário Económico, Meia Hora, El País, La Repubblica, BBC online, Guardian.co.uk, LeCool, Time Out, entre outros. Também se transformou numa atracção turística em Lisboa, aparecendo em vários guias turísticos, tais como Lonley Planet, Trip Advisor, entre outros. O Museu Efémero começou em Lisboa, vai-se espalhar por diferentes cidades, tais como Barcelona e Berlim. E deve transformar-se no maior museu do mundo. Porque as ruas não têm fronteiras.