MEIOS

Havas Worldwide Portugal

Prata

I. CAUSAS SOCIAIS E BEM PÚBLICO. Causas Sociais e Serviço Público

Num país em que as pessoas são convidadas por diversas ONGs a doar 0,5% do IRS e não o fazem porque não sabem fazê-lo, surge uma oportunidade para atender aos dois objetivos do briefing. Foi o que fizemos, ao ensinar uma equipa de quatro utentes com paralisia cerebral a preencher o IRS e a ajudar os portugueses a preencher a sua declaração de IRS, sublinhando a mensagem de que “deficiência não é sinónimo de incapacidade”. Após aulas de capacitação, eles se disponibilizaram a ajudar no preenchimento do Modelo 3 do IRS de qualquer pessoa sem nenhum tipo de custo associado, sendo que, como gesto de agradecimento, era deixado o apelo aos portugueses para que efetuassem a consignação de 0,5% do IRS à respectiva associação.

A APCL é uma das ONGs mais antigas de Portugal. O briefing tinha dois objetivos: 1- ajudar a mudar a percepção em relação aos pacientes com paralisia cerebral, mostrando que eles são capazes. 2- conseguir aumentar as doações, principalmente a partir dos 0,5% que podem ser doados sem custos, a partir do IRS e que muitos portugueses não o fazem.

Logo na primeira semana, a equipa ajudou mais de 200 pessoas e conseguiram também atrair a atenção de atores, modelos, influencers e apresentadores de televisão. Como resultado desse trabalho a equipa conseguiu obter uma valor recorde de mais de 56 mil euros. A ideia alcançou 4 milhões de pessoas, obtendo 5 milhões de impressões e mais de 200 mil euros em media gratuita. Além de todos os resultados práticos que auxiliaram a APCL, a ideia ainda conquistou um leão de prata no Festival de Cannes.

José Vieira

Paulo Pinto