DESIGN
L. AUTOPROMOÇÃO

Studio Eduardo Aires

Studio Eduardo Aires, S.A.

Shortlist

L. AUTOPROMOÇÃO

Um vinho do Douro é engarrafado com um rótulo minimalista onde se lê apenas “Past” e “Future”. A embalagem branca cuidadosamente elaborada contém uma inscrição no interior: Marguerite Yourcenar escreveu sobre o tempo, o grande escultor, como capaz de uma transformação extraordinária nas obras de arte e na matéria de que são feitas. O vinho também deriva desta época transformadora, aquela que formou os solos e envelheceu as pipas. Como uma escultura, o vinho também se destaca como um breve episódio entre o passado e o futuro. O que resta no presente é o desenho de um contraponto, uma ação mecânica traduzida numa síntese gráfica, opondo os dois sentidos de uma direção. O presente reside nesta aceleração não uniforme, o movimento performativo em que o derramamos e celebramos.

No Studio Eduardo Aires elogiamos o conceito, o comprometimento e a habilidade. Esses são os valores subjacentes ao nosso trabalho e são mais bem visíveis em projetos in-house. A garrafa Past & Future explora ainda mais uma dicotomia com a qual brincamos anteriormente em calendários de formato especial.

Embora este projeto tenha começado a ser desenvolvido no início de 2020, a pandemia COVID 19 repentinamente o recontextualizou. O próprio tempo foi globalmente recontextualizado. Refletimos sobre isso, pesamos de novo, avaliamos o nosso passado e questionamos o nosso futuro individual e coletivo. Nunca, na nossa vida, almejámos tanto por isso. Quando enviamos a garrafa aos nossos atuais e futuros clientes no Ano Novo (2021), foi com a consciência de que a realidade havia desenhado um novo fundo contra ela, tornando-a mais retumbante e viva. Que possamos resgatar o presente e permitir que o tempo nos mude.

Eduardo Aires

Eduardo Aires