DESIGN
C. DESIGN EDITORIAL. Livro

Município do Porto

Studio Eduardo Aires, S.A.

Shortlist

C. DESIGN EDITORIAL. Livro

Para desenhar este livro, adotamos o modelo racional de um atlas, mapeando a cidade por meio dos muitos olhares distintos dos concorrentes e das suas imagens, organizados por local. As paisagens e os horizontes, a passagem do tempo, a luz, os monumentos, a população local, os turistas, a face mutável de uma cidade em constante evolução foi cartografada em mais de 2.000 fotos. O livro materializa-se numa versão impressa de uma cidade navegada, com os múltiplos resultados de pesquisas de imagens de geolocalização.

Em abril de 2019, a Câmara Municipal do Porto lançou um concurso público a todos os cidadãos, locais e estrangeiros, amadores e profissionais, solicitando fotografias originais que retratassem a cidade sob perspectivas diferentes ou contemporâneas. O concurso distinguiu as três melhores contribuições, eleitas por um júri especializado. O resultado foi surpreendente, tanto em quantidade quanto em qualidade, e para tornar acessíveis todas as contribuições foram publicadas em um catálogo, para homenagear o conteúdo visual proveniente do público e celebrar a natureza participativa do projeto.

Eduardo Aires

Dário Cannatà