DESIGN

P 06 studio

Shortlist

G. DESIGN AMBIENTES. Exposição

Idealizámos um pavimento em areia, num ambiente escuro e azul. O percurso é feito por cinco grandes caixas de luz, onde estão as fotografias e informações de cada animal selecionado. À frente a fotografia selecionada em escala real e por trás outras imagens e informações complementares. A exposição é pontuada por citações do autor, sobre determinadas fotografias, que destacámos para podermos transmitir melhor as sensações do fotógrafo. No final, uma instalação composta por milhares de fios de nylon suspensos e lixo plástico no pavimento, pretendem alertar para os perigos da poluição dos plásticos nos oceanos, uma das grandes missões de Hussain. Reservou-se outra sala dedicada às fotografias de baleias, onde existia já uma reprodução de baleia ao tamanho real, suspensa no teto.

A exposição "O Mar Vivo" utiliza as extraordinárias fotografias de Hussain Aga Khan como ponto de partida para sensibilizar a sociedade para a beleza sublime, a complexidade e a fragilidade da vida nos oceanos. Fomos convidados pelo MUHNAC (Museu Nacional de História Natural e Ciência) para fazermos o projeto expositivo do ensaio fotográfico de Hussain Aga Khan e o respectivo catálogo. A exposição desenvolve-se em 2 salas do Museu. Quisemos que a solução museográfica tivesse a maior imersividade possível, uma simulação de um mergulho do Hussain Aga Khan, para que o visitante sentisse as imagens tal e qual elas foram feitas.

Nuno Gusmão

Jacinta Fialho