DESIGN

VOLTA Brand Shaping Studio

Ouro

I. CRAFT. Acabamento e Impressão

O desafio que nos foi lançado foi o de criar o conceito por trás desta homenagem, materializando-o num nome, desenho de garrafa e de embalagem onde repousaria este precioso vinho. Pretendia-se uma imagem de mistério e classe, com materiais nobres como o cristal e madeira. Elementos que posicionassem este vinho no segmento de alto luxo, com detalhes que remetessem diretamente para o Don e a sua inconfundível silhueta. O conceito surgiu da interpretação do DON como um véu (VEIL) da marca: algo que encobre, camufla ou envolve, que sugere algo (neste caso os magníficos vinhos da marca). VEIL é no fundo a representação escrita do mistério eterno do Don: um personagem sem cara, enigmático, ele próprio um blend (entre as capas de estudantes portugueses e os chapéus de cavaleiro espanhol).

Criado em 1928 pelo artista George Massiot Brown, a icónica silhueta do Don, com a sua capa de estudante português, chapéu de cavaleiro espanhol e copo de Porto, rapidamente se tornou património central da Sandeman, levando-a a tornar-se uma das marcas mais reconhecidas do mundo das bebidas. Quase 100 anos depois da sua génese, surge a merecida homenagem a este personagem tão misterioso. Sendo a marca de Aged Tawnies mais premiada do mundo, Sandeman celebra o seu ícone com um raro e magnífico Very Old Aged Tawny com mais de 90 anos, cuja imagem representa tanto a excelência, aroma e sabor único deste vinho de luxo como o lado oculto, elegante e sedutor da silhueta do DON.

Todos os elementos deste projeto projeto refletem e celebram o Don: a garrafa, desenhada e produzida em cristal, é uma homenagem visual à sua enigmática silhueta: do seu topo prateado, encimado por uma cápsula inspirada no seu chapéu de cavaleiro andaluz, parte a linha que define a volumetria da capa de estudante de Coimbra, terminando numa base rodada que representa as suas camadas ondulantes. A garrafa, que se pretende tão elegante quanto depurada, é conservada numa caixa em madeira de pau ferro, cuja porta perfurada é o véu que nos oculta (ou sugere) a magia do vinho. Iluminada no interior, desvenda-nos apenas o brilhante recorte da luminosa silhueta da garrafa (ou do DON?), criando uma inevitável atração e curiosidade pelo vinho e sua história.

Lourenço Neves

Lourenço Neves