DESIGN
C. DESIGN EDITORIAL. Livro

Companhia Olga Roriz

Desisto (Estrondo Cromático UNIP LDA)

Shortlist

C. DESIGN EDITORIAL. Livro

Este livro não reflete as memórias de momentos preciosos, cortados pelo disparo que se perpetuou. Inspirámo-nos nos cadernos de notas da Olga, não só a nível de formato (22,5x33cm) como de acabamento (capa dura com baixo relevo no texto e autocolante). Seleccionámos 2 tipografias que se cruzam e chocam o passado e o futuro, da herança do clássico que habita no contemporâneo (Suisse Works e Int'l). O livro foi impresso a 5 cores (CMYK + Silver877) para separar o texto das imagens criando duas camadas de informação diferentes. A presença de folhas negras no livro remete-nos às bocas de cena e black boxes ocupadas pela COR ao longo dos anos. Os desdobráveis nascem da interpretação do movimento e ritmo das peças. É um livro, é uma fotografia destes 25 anos, com três opções de capa diferentes.

Esta publicação nasce no âmbito da celebração dos 25 anos da Companhia Olga Roriz, um olhar atento sobre o seu percurso. O principal mote foi reunir todo o corpo de trabalho da Companhia e homenagear todos os intervenientes, incluindo toda a equipa que é invisível mas não por isso menos importante. O briefing nasceu de inúmeras visitas e conversas, de uma dissecação intensa do arquivo fotográfico e de mergulhar na história e percurso da Companhia e da Olga Roriz. Foram discutidos alguns conceitos estéticos, e foi claro para nós que era importante trabalhar um equilíbrio entre o clássico e o contemporâneo e termos especial atenção ao ritmo, detalhe e produção do livro.

José Mendes, Margarida Borges, Ricardo Martins

José Mendes, Margarida Borges, Ricardo Martins