DESIGN

VOLTA Brand Shaping Studio

Shortlist

D. PACKAGING. Rótulo

Desde cedo algo se tornou evidente na criação desta imagem: o palco central deste projecto pertencia aos animais únicos e incríveis do Vale do Côa. Porquê procurar mais longe quando toda a beleza, cor e vida que se pretendia para criar um produto chamativo estava já presente naqueles para quem o projecto era feito? Assim, criámos uma ilustração dinâmica e cheia de cor, onde 6 das mais icónicas espécies da região percorrem livres o espaço do rótulo e do Bag-in-Box: o lince ibérico, o lobo ibérico, o cavalo indígena Sorraia, o veado vermelho, a águia imperial e o abutre Britango. O traço bruto do pincel traz à ilustração um mood orgânico e selvagem, enquanto as cores vivas representam a incrível diversidade da fauna local.

Sendo uma empresa com um crescente foco na sustentabilidade, a Symington Family Estates iniciou uma parceria ambiental com a Rewilding Portugal, uma organização sem fins lucrativos que pretende reforçar um corredor de vida selvagem de 120.000 hectares no Grande Vale do Côa, no norte de Portugal, lutando para recuperar o habitat de espécies fundamentais, mas também apoiar o desenvolvimento de negócios locais sustentáveis. Cada venda desta Edição Altano Rewilding contribuirá com apoio financeiro para os esforços da Rewilding Portugal para proteger e restaurar paisagens naturais no interior do país. Assim, fomos desafiados a criar a imagem para um produto que fosse impactante e chamativo, sem deixar de respeitar o legado de marca da Symington.

O resultado deste processo fica evidente quando vemos o Altano Rewilding entre os muitos vinhos das prateleiras de uma superfície comercial: com a sua ilustração fluida e escolha de cores vivas, a imagem criada consegue ao mesmo tempo servir como cartão de visita chamativo e como uma celebração da diversidade da fauna do Vale do Côa. Outro ponto positivo está também no facto de, através da beleza e dinamismo da ilustração, conseguirmos tornar o Bag-in-Tube, formato relativamente recente no mercado, mais atraente e apetecível.

Pedro Vareta

Pedro Vareta