CRAFT

Slowstudio Lisbon

Prata

E. AUTOPROMOÇÃO

Céu chuvoso. A gota de água que cai carregada de nutrientes. Uma dádiva da natureza. É a aproveitar esta água que se enceta o processo de manufactura, cuidadosamente elaborado por Gabi Neves, que aplica a sua força para a moldagem da argila e lhe dá forma com as suas mãos e ferramentas. De seguida, fixando-nos no olhar concentrado de Alex, o vídeo mostra uma parte mais conceptual, onde a beleza do movimento das soluções aquosas nos transportam para o universo dos vidrados. Todo este trabalho tem uma propriedade fundamental: a cumplicidade entre Gabi e Alex, que através deste compromisso de sustentabilidade, apresentam a taça Slowstudio. Partindo desta ideia, a mente criativa de Nuno Correia propõe um filme intenso e ritmado que relata o processo de construção.

Terra, Fogo, Ar, Água. Os quatro elementos fazem parte do quotidiano da produção das peças do Studioneves, um atelier de cerâmica de autor, fundado por Gabi Neves e Alex Hell. O casal brasileiro sediado em Portugal há vários anos, que produz peças de alta qualidade para restaurantes de fine dinning em todo o mundo, tem a particularidade de fazer todo o processo de fabrico de forma totalmente sustentável. Água da chuva, painéis solares que alimentam fornos, 0% de plástico no fabrico de peças, mas também a promoção dos Direitos Humanos, fazem da Studioneves uma empresa com características únicas, nunca deixando de fazer sorrir chefs como Jordi Roca ou Joachim Koerper. Nuno Correia desafia Gabi e Alex a abrirem a porta do processo para a concepção de uma taça com a marca Slowstudio.

Este projecto funciona como autopromoção para a Slowstudio (que a cada final de ano se associa a uma pessoa ou empresa que esteja alinhada com a filosofia da produtora, para fazer um filme publicitário e oferecer aos seus clientes e amigos um presente de Natal), bem como para a Studioneves, que nunca teve um vídeo à altura das suas incríveis peças de cerâmica, nem enquanto empresa verdadeiramente excepcional e actual que é. O vídeo é a porta de entrada ao website da Studioneves.

Diretor Fotografia

Nuno Correia, Ricardo Magalhães