DESIGN

Solid Dogma

Prata

B. DESIGN GRÁFICO. Peça Pontual

Nasceu, assim, a garrafa Super Bock 1927 Edição Especial: uma edição limitada de 250 garrafas de 75cl em vidroescuro e serigrafadas com uma ilustração que incorpora o “olho”, sempre tão presente em tantas obras de Vhils. Uma Super Bock para beber e ser vista, do packaging ao rótulo que encapsulam uma obra de arte do artista urbano com maior projeção em Portugal. 100 destas garrafas foram disponibilizadas em exclusivo para o processo de venda solidária, procurando despertar ação e diálogo. "Este é o olho que nos identifica, que nos reflete e nos aproxima dos outros, que reflete e nos aproxima do mundo à nossa volta. A escolha deste elemento assenta na ideia de criar uma interação, um diálogo simbólico, humanizado, com quem vê e interage com a peça" — descreve Vhils.

Criámos uma cerveja para se ver. Coisa rara. Num momento pós-confinamento onde a partilha e a solidariedade tanto importam, a Super Bock desafiou-nos à criação de uma edição especial da sua Seleção 1927 — uma seleção premium de cervejas artesanais. Otimizando a relação entre a marca e Vhils, propusemos criar uma peça única de coleção, uma Edição Limitada de garrafas serigrafadas pelo artista. O valor das garrafas vendidas on-line seria (e foi) revertido na totalidade a favor da Fundação AFID Diferença, instituição de apoio às Pessoas com Deficiência e suas Famílias e que, entre outras, desenvolve atividades Arte-Terapêuticas e Culturais com fim à Inclusão.

Para a marca, o artista e a agência este foi um projeto de impacto: mais do que revertido, o valor das vendas foi duplicado pela Super Bock e entregue na totalidade à AFID. Cada garrafa custou 50 euros dando aos consumidores a oportunidade de ficar com uma peça de arte assinada por Vhils, em sua casa, sabendo que estão a contribuir para uma causa e numa ação com consequência- Por todo o contexto, trata-se de uma peça relevante e única que, com o apoio dos portugueses, rapidamente se viu esgotar após o lançamento.

Pedro Pires, Alexandre Farto

Alexandre Farto