DIGITAL E SOCIAL

Solid Dogma

Bronze

E. SOCIAL AND CONTENT. Criação de Conteúdo [Melhor Conteúdo nativo Digital]

Fazer vinho é uma arte — metáfora que nos levou a criar este editorial a que chamámos "A Walk Through the Art of Sandeman" onde nos passeamos, literalmente, ora sobre o legado artístico Sandeman ora sobre a arte de fazer vinho do Porto. Funciona como um interlúdio para o contexto da marca e seu extenso património artístico, reencontrado através da arte urbana para novas audiências. A peça “Beco” é uma viagem ao passado que traça futuro: este beco imaginário é uma ilustração composta por releituras e alusões a elementos iconográficos da história Sandeman, através de uma linguagem de street art, trazendo essa mesma história para a contemporaneidade. Sob decomposição da ilustração, criámos um painel de conteúdo editorial original, cujo storytelling alimentou o feed IG e site da marca.

A relação de Sandeman com a arte é secular. Artistas nacionais e internacionais foram chamados a contribuir para o universo visual da marca que, desde cedo, valoriza uma abordagem sofisticada à sua comunicação. Em '20 o projeto Sandeman Founder's Reserve era uma oportunidade de revisitar este património artístico extraordinário e chegar a uma audiência jovem adulta internacional pelo lançamento uma Edição Especial ilustrada por um artista urbano nacional — sob o compromisso de a cada ano lançar uma nova arte e nov Gift Box. Começámos com Mário Belém, que criou uma peça aplicada ao packaging e comunicação. Mas explorada toda esta esfera, do craft artístico ao craft de produção por detrás de um Porto, agência e artista sentiram necessidade de contar uma história maior e percorrê-la juntos.

A decomposição editorial desta ilustração "Beco" originou 9 conteúdos motion video temáticos: 9 episódios que contam a História da Arte Sandeman, ora revelando um lado histórico da marca e da sua relação estreita com a arte, ora uma abordagem à mestria do seu ofício vinícola (uma arte em si mesma).

Pedro Pires

Paulo Oliveira