DESIGN

Sandeman

Solid Dogma

E. ILUSTRAÇÃO. Ilustração de Comunicação

Combinar craft e arte contemporânea, lado a lado, não poderia assentar melhor senão numa edição especial do produto estrela a exportar: Sandemand Founder's Reserve. Uma Edição Especial/Gift Box na qual de agora em diante, uma vez por ano, lançaremos uma colaboração com um artista português. Inicia-se o compromisso de um futuro mais próximo do universo artístico contemporâneo, com espaço para continuar o contexto de valorização nacional fora de portas, incorporando a arte que vem dessas colaborações nos produtos e comunicação da marca. Iniciámos com o Mário Belém. A peça especial “Barco” foi aplicada ao packaging e conta a história de um homem que relembra o seu passado, no contexto duriense e da rota do vinho do Porto, que sempre o fez prosperar aqui e lá fora também.

A relação de Sandeman com a arte é secular. Múltiplos artistas nacionais e internacionais foram chamados a contribuir para o universo visual da marca que, desde cedo, valoriza uma abordagem sofisticada à sua comunicação. Este ano, o projeto Sandeman Founder's Reserve era uma oportunidade de revisitar este património artístico extraordinário, num movimento de renovação do valor simbólico do universo Sandeman. Isto porque se esta relação é historicamente mais clara por cá, em Portugal e na Europa, é algo que está ainda por fortalecer e valorizar em mercados de crescimento exponencial, como os E.U.A. Surge assim o desafio de criarmos algo profundamente relevante, artisticamente, para o mercado estrangeiro. De cá para lá.

O resultado, conceptualmente falando, é um encontro de amigos, como descreve Mário Belém: o encontro de um homem e a sua memória de um bom vinho. O disco que observa e ouve em pleno rio relembra-o da emoção e experiência e provar de novo um bom Porto.

Pedro Pires

Mário Belém, Hugo Dias