DESIGN

Village Underground Lisboa

Solid Dogma

A. BRANDING. Logótipo

Atualizámos os conceitos de escola de música e modelo de ensino, sistematizando novas expressões que aliam à carga racional valores aspiracionais, por se tratar de um movimento cultural atraente para os miúdos, que se quer credível para os pais. A identidade teria de embeber referentes urbanos/musicais/formativos, mas com uma corrupção que a tornasse mais apelativa: fosse gráfica, fonética ou significante. E, assim, nasceu a SKOOLA: nome com sonoridade, informal, com coolness e ritmo bem assentes em formas modulares, pautas irregulares (torcidas) e vibrantes. Onde o sentido de musicalidade e “beat” se apresentam como que em volume numa expressão gráfica sólida, impactante, quebrando os formalismos cristalizados na educação, corrompidos aqui por uma colorida Jam Session state-of-mind.

O Village Underground tem como missão promover a cultura e a criatividade e desde ‘14 que tem mantido uma ligação única à música urbana contemporânea e uma proximidade privilegiada com DJs e Produtores Musicais, fazendo deste um espaço de referência em Lx. Em ‘18, o VU começou a retribuir o amor que tem pela música à comunidade, criando atividades ocupacionais abertas a jovens de diferentes backgrounds sócio-económicos — com o projeto Acorde Maior. Confirmando-se que a música tem um papel fundamental na vida/desenvolvimento/ estruturação dos mais novos, o VU não podia ficar por ali, crescendo a vontade de criar uma escola de música urbana onde se ensine a música que os jovens gostam de ouvir, de forma modular, sem formalismos e com uma muito forte componente prática: uma escola fixe.

Pedro Pires

Diogo Potes