DESIGN

Solid Dogma

Prata

A. BRANDING. Rebranding

Galeria, programadora de arte pública, editora: a UD tem sido uma força positiva nas carreiras de mais de 150 artistas desde 2010 e isso é bold. A marca embebe no próprio nome uma posição de subversão, força e estilo que indubitavelmente teria de ficar impressa nesta nova identidade: uma expressão tão forte dita que o cunho gráfico seja vincado desde a logomarca à tipografia própria, desenhada em capitais, de forma bem vincada na sua base — simbolicamente marcando o evento temporal do ponto de vista da solidez, mas também uma visão de sustentação urbana ou de afixação, como uma obra de arte, pelas linhas que lhe estão na base. O novo sistema visual UD estendeu-se a diversos materiais de comunicação, alinhados com os valores e história que o nome carrega por estes e mais 10 anos por vir.

Chegámos a uma década de Underdogs. A plataforma cultural comemora 10 anos de impulso e ativismo no panorama da arte pública e o desafio que nos foi lançado para o momento foi o de criar uma nova Identidade Gráfica, estendida a todas as expressões de comunicação da marca, com ela consolidando esta década de experiência e colaborações como uma publicação histórica de edição limitada — o Livro “Underdogs Artists – a decade [2010-2020]”. 2 objetivos distintos, mas umbilicalmente ligados pela intenção de consolidar graficamente uma década de atividade tão diversificada. A Underdogs é, na verdade, um verdadeiro fenómeno cultural que teve um efeito profundo no mundo da arte; não apenas dentro da cena artística portuguesa, mas também na formação do perceção global da arte urbana contemporânea.

N/A

Pedro Pires, Diogo Potes